Sumários

Pirandello, Assim É (Se Lhe Parece)

5 Março 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI


Análise do primeiro e do segundo actos de Assim É (Se Lhe Parece). A representação da burguesia da província. O gossip e a burocracia: a necessidade social de uma verdade absoluta. A parodia de uma história policial. Laudisi como porta-voz das ideias do autor. Verdade e ponto de vista. O relativismo extremo de Pirandello: da lanterninosofia aos discursos de Laudisi. O teatro no teatro: as personagens organizam o encontro entre a senhora Frola e o senhor Ponza.

Pirandello, O Humorismo

1 Março 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI


Análise de “Essência, caracteres e matéria do humorismo”, secções 5-6. A vida humana como fluxo imparável e a personalidade como construção. A influência de Binet. Crítica à concepção do ser humano como animal racional. Lógica, sentimentos e linguagem. A linguagem por Freud. Copérnico como humorista. Arte épica ou dramática vs arte humorística.

Pirandello, O Humorismo

27 Fevereiro 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI


Análise de “Essência, caracteres e matéria do humorismo”, secções 1-4. A essência do humor e o programa literário de Pirandello. A dedicatória “à boa alma de Mattia Pascal”. Cómico vs humorístico. “O sentimento do oposto” e o riso amargo. As digressões do humorista. A obra de destruição continua das ilusões da reflexão. O mal de viver e a influência de Leopardi.

Pirandello, O Falecido Mattia Pascal

23 Fevereiro 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI


Análise da Advertência sobre os escrúpulos da imaginação adicionada ao romance em 1921. Crítica ao princípio de verosimilhança. Vida como autoengano. O ser humano como mascara ou personagem. A “máscara nua” dolorosamente consciente dos seus próprios autoenganos e dos enganos dos outros. Observar a vida por fora: o distanciamento amargo do humorista.

Pirandello, O Falecido Mattia Pascal

20 Fevereiro 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI


Análise dos capítulos 17-18. Croce e a interpretação do romance como “o triunfo do estado civil”. A escolha da vida póstuma e a ideia de observar a vida por fora. Reflexões sobre a estrutura do romance.