Sumários

Pirandello, O Falecido Mattia Pascal

16 Fevereiro 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI


Análise dos capítulos 13-15. A lanterninosofia e o relativismo extremo de Pirandello: a verdade e a realidade como projecções da consciência. Lanternazinhas e lampiões: consciência individual e sistemas ideológicos. Os períodos de crise das ideologias colectivas. A religião e a ciência. A crise do projeto de reescrever a vida: Adriano Meis e a sua sombra.

Pirandello, O Falecido Mattia Pascal

9 Fevereiro 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI


Análise dos capítulos 10-12. A personagem de Anselmo Paleari e o “rasgão no céu de papel”: Orestes vs Hamlet e tragédia antiga vs tragédia moderna; a vida como “espectáculo de marionetas” e o mundo como construção. As marionetas automáticas e a vida contemporânea como falsa e convencional. Comparação com Não nos peças a palavra que esquadrie de cada lado de Montale. Adriano Meis contra a democracia.

Pirandello, O Falecido Mattia Pascal

6 Fevereiro 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI


Análise dos capítulos 6 e 9. O casino: ligação entre enriquecimento e acaso. Crítica à ideologia do mérito. A nota obituária para Mattia Pascal: a retorica pomposa dos literatos italianos. A construção de um novo Eu: O Falecido Mattia Pascal como paródia do Bildungsroman. Crítica à ideologia do homo faber ipsius fortunae. Nas ruas de Milão: crítica ao progresso (cfr. Leopardi).

Pirandello, O Falecido Mattia Pascal

2 Fevereiro 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI


A importância do enredo do romance. Análise dos capítulos 3-5. A educação de Mattia Pascal: crítica à retorica da literatura italiana (confronto com as opiniões de Gramsci sobre a questão). A ineptitude do protagonista no contexto europeu (Svevo, Tozzi, Musil). A meta-literariedade d’O Falecido Mattia Pascal: interrupções e reflexões sobre as técnicas narrativas. A personagem de Malagna: ligação entre enriquecimento e fraude no romance. A relação entre Mattia e a sua mãe: um modelo familiar em dissolução. A nova família de Mattia. A briga entre Zia Scolastica e a viúva Pescatore.

Pirandello, O Falecido Mattia Pascal

30 Janeiro 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI


Introdução ao romance. As leituras autobiográficas. Análise dos dois prefácios (capítulos 1 e 2). A impossibilidade de escrever romances depois de Copérnico. A crítica ao antropocentrismo e a representação dos seres humanos como vermes. A influência de Leopardi. A ideia de observar a vida por fora. A carta de Pirandello para Maria Antonietta Portulano do Dezembro de 1883. Comparação com Descansar pálido e absorto de Montale.