Sumários
20 Fevereiro 2020, 16:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
A ´propósito de questões colocadas pelos alunos de Seminário pensar os problemas que se colocam á investigação temporal do Historiar com as transformações tecnológicas. As transformações tecnológicas e as implicações para o campo documental e também para as categorias de descrição e de explicação do Historiar.A invenção da impressão , século VIII na Ásia Oriental, e o surgimento na Europa do século XV.
Lógicas de impresso e manuscrito e o problema das fontes que sinalizam realidade.A escrita da História e a prova testada e fundamentada .O Arquivo e a natureza do manuscrito.Jogos de poder e de saber em torno das ocultações manuscritas e das exposições impressas.
Tecnologias militares modernas da pólvora ou do navio a vapor e as consequências nas relações transculturais e internacionais.A implicação com a investigação em História.História e imagens em suporte tecnológico como o Cinema ou a Fotografia.
Alguma Bibliografia mencionada:
Burke,Peter -
Eyewitnessing.The Uses of Images as Historical Evidence ,Londres, Reaktion Books,2000
Kracauer , Siegried-
History : The Last Things Before the Last ,
N.York,Oxford University Press,1969
13 Fevereiro 2020, 16:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
Questões em torno de temas e de problemas de investigação.A necessidade de precisão na escolha a operar o a incluir e a excluir .Escolha , antes de mais , situada no objecto e no objectivo do problema a tratar. A obrigação de pleno domínio da língua da documentação-traço fenomenal de provas.A utilidade e o limite da tradução.Manuscritos, impressos, censuras e poderes de coerção e de difusão. Os dados da investigação estão para além do textual.Objectos, técnicas, imagens, etc.ou seja tudo o que possa ser útil á investigação como prova factual.
Problemas, avanços e limites presentes de prova - traço e do questionário com as novas tecnologias para a investigação em Historia. Em torno da tradução como também transformação de enunciados e sentido.Instituições e formação de quadros e de tipos - funções que se desviam dos objectivos originários .
6 Fevereiro 2020, 16:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
O fazer de investigação em História do Historiar implica, antes de mais, a elucidação e fundamentação do fazer História-Historiar.O que é hoje no século XXI fazer Conhecimento CRÍTICO e Fundamentado acerca da Lógica Temporal ?
As categorias de Tempo e de Espaço como Fundamentos-Universais do Historiar.O Espaço como coordenada de posição e relação e o Tempo como coordenada de sucessão e duração em mútua implicação.As quatro categorias operatórias chave de Espaço e as quatro categorias operatórias de Tempo.Elucidação da sua emergência e funcionamento na historiografia grega dos séculos V e IV a.c..
O Historiar não possui objecto preciso e único pois sempre teve uma pluralidade oscilante e imprecisa de temas e de problemas.O que unifica a pluralidade do Historiar é a pergunta pela Lógica Temporal da vida - acção humanas .A pluralidade temporal na tensão transformativa de presente,passado,futuro. O Historiar de Heródoto e Tucídides como inquirição racional empírica-factual acerca de Pontos de Viragem chave da existência contemporânea do seu mundo . Presente, passado instante e passados próximo e presente .
Bibliografia mencionada :
Watsuji Tetsurô
-Fûdo.Ningengaguteki Kôsatsu.Tóquio ,Shoten,1935 ( trad. francesa ,
Fûdo: le milieu humain, Humain,Paris,CNRS,2011. )
Zerubavel, Eviatar-
The Seven - Day Circle:The History and Meaning of the Week.Chicago,Chicago U. Press,1985.
30 Janeiro 2020, 16:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
Fundamentos da História do Historiar.A Historiografia como epistemologia histórica e ao mesmo tempo lógica temporal de um macro-campo de saber.A investigação deste universo de conhecimentos necessita de posições e perspectivas interna e externa porque as fronteiras disciplinares unem tanto quanto separam , são porosas e transformativas , geram proximidades,afastamentos,cruzamentos,metamorfoses.
Alguns enunciados , comparativos e conectivos , sobre Historiografias europeias e asiáticas. Diálogo com os alunos sobre interesses e prioridades em Historiografia.