Sumários
Inventário do Património Religioso
21 Abril 2020, 10:00 • Clara Moura Soares
Foi enviado pelo Fénix, através do link https://we.tl/t-VeGvcN4HYk Powerpoint com nova matéria relativa ao Inventário do Património Religioso móvel e à
Circular da Santa Sé (1999), onde foram estabelecidas orientações para o inventário dos bens da Igreja Católica por todo o mundo. Daqui resultarem os inventários das dioceses e arquidioceses que então se iniciaram.
Envio, igualmente, de um documento do Getty Institute sobre vocabulário controlado, tema fundamental no domínio do inventário, e destinado a apoiar a realização dos trabalhos finais.
Inventário do Património Móvel - revisão
16 Abril 2020, 10:00 • Clara Moura Soares
Foram enviados pelo Fénix, através do link https://we.tl/t-v61eZZGgKq três Powerpoints sobre o Inventário do Património Móvel.
Estrutura dos trabalhos finais - revisão
7 Abril 2020, 10:00 • Clara Moura Soares
Foi enviado pelo Fénix, através do link https://we.tl/t-cSAHTMTPq5 o Powerpoint apresentado na primeira semana de aulas sobre a estrutura do trabalho.
Inventário de Património Integrado
2 Abril 2020, 10:00 • Clara Moura Soares
Envio pelo Fénix, através do link https://we.tl/t-ow5HuUWGWL, do PowerPoint com a nova matéria.
Apresentação de exemplos de inventário de Património integrado:
- Definição de Património integrado;
- O inventário de azulejo in situ da Rede para estudo do Azulejo (ARTIS/FLUL-UL)
- Apresentação da plataforma Az infinitum - Sistema de referência & indexação de azulejo;
- Guia de inventário de azulejo in situ: http://redeazulejo.fl.ul.pt/multimedia/File/guia_inventario_v1.pdf
- O Projeto Fonte da Vila: inventário do património móvel, imóvel, imaterial e integrado de Castelo de Vide;
- Inventário Rota do Fresco;
- Inventário da Diocese do Porto: Projeto Viagens com Alma.
- The Getty Conservation Institute: ULAN (The Union Listo os Artist Names).
Não houve contacto presencial com os alunos.
Exercício para avaliação - entrega até 15 abril
31 Março 2020, 10:00 • Clara Moura Soares
Envio do enunciado do elemento de avaliação que substituirá o teste e que terá um peso na avaliação correspondente a 50%.
Este consiste em dois pequenos textos, retirados do blog Gerir Coleções e que versam sobre questões específicas do inventário.
O primeiro, procura responder à questão "O que é o inventário", apresentando alguma bibliografia de suporte; o segundo fala sobre a questão da normalização no inventário e sobre o vocabulário controlado, questões que referimos múltiplas vezes nas nossas aulas presenciais.
Os textos encontram-se disponíveis no seguinte link de WeTransfer (apenas acessível durante 7 dias!!!!):
https://we.tl/t-m8CVfGZ6YR
Objetivos:
- analisar os 2 textos;
- extrair ideias fundamentais;
- fazer leituras complementares;
- elaborar comentário crítico, relacionando os conteúdos dos dois textos.
O que se pretende avaliar com este trabalho:
- capacidade de identificar principais problemáticas da disciplina presentes nos textos;
- capacidade de relacionar conteúdos;
- capacidade de realizar e selecionar pesquisas complementares;
- capacidade de redação;
- capacidade crítica;
- capacidade argumentativa;
- capacidade de síntese.
Extensão do trabalho: máximo 3 páginas A4, incluindo bibliografia.
Envio de ficheiros com o trabalho: PDF com indicação do nome do aluno e da disciplina na designação do ficheiro.