Sumários

Inventário do Património Religioso

21 Abril 2020, 10:00 Clara Moura Soares

Foi enviado pelo Fénix, através do link https://we.tl/t-VeGvcN4HYk Powerpoint com nova matéria relativa ao Inventário do Património Religioso  móvel e à 
Circular da Santa Sé (1999), onde foram estabelecidas orientações para o inventário dos bens da Igreja Católica por todo o mundo. Daqui resultarem os inventários das dioceses e arquidioceses que então se iniciaram. 

Procedeu-se, juntamente, ao envio de um documento sobre o inventário da diocese do Porto, e sugeriu-se, complementarmente, a consulta dos inventários da Arquidiocese de Évora, acessíveis através do seguinte link: http://inventarioaevora.com.pt/
Envio, igualmente, de um documento do Getty Institute sobre vocabulário controlado, tema fundamental no domínio do inventário, e destinado a apoiar a realização dos trabalhos finais.
Não houve contacto presencial com os alunos.


Inventário do Património Móvel - revisão

16 Abril 2020, 10:00 Clara Moura Soares

Foram enviados pelo Fénix, através do link https://we.tl/t-v61eZZGgKq três Powerpoints sobre o Inventário do Património Móvel.

O envio destinou-se a suprir a falta deste materiais, manifestada por alguns alunos, e a proporcionar a revisão dos seus conteúdos.

Assinala-se neste sumário a receção e registo dos comentários escritos, com envio solicitado até dia 15 de abril.

Não houve contacto presencial com os alunos.


Estrutura dos trabalhos finais - revisão

7 Abril 2020, 10:00 Clara Moura Soares

Foi enviado pelo Fénix, através do link https://we.tl/t-cSAHTMTPq5 o Powerpoint apresentado na primeira semana de aulas sobre a estrutura do trabalho.

Adicionalmente, prestamos o seguinte esclarecimento:
"Para os alunos que ainda continuam à espera de respostas de Câmaras Municipais ou de outras instituições para avançarem com os seus trabalhos, reitero que não devem ficar bloqueados com a falta dessa resposta. Conforme pude indicar nos comentários aos vários planos de trabalho e em resposta a alguns emails vossos, mesmo que não tenham informação concreta para o preenchimento de todos os campos das vossas fichas, devem elaborar a sua estrutura, fundamentar as várias opções e estabelecer os critérios para o seu preenchimento, ou seja, indicar que tipo de informação deverá constar nesses campos, porquê e com que critérios. Toda a componente teórica do vosso trabalho não ficará comprometida com a ausência de resposta desta ou daquela instituição. Além disso, sugeri e sugiro que anexem ao vosso trabalho todos os contactos estabelecidos por email".

Não houve contacto presencial com os alunos.


Inventário de Património Integrado

2 Abril 2020, 10:00 Clara Moura Soares

Envio pelo Fénix, através do link   https://we.tl/t-ow5HuUWGWL, do PowerPoint com a nova matéria.

Apresentação de exemplos de inventário de Património integrado: 
- Definição de Património integrado; 
- O inventário de azulejo in situ da Rede para estudo do Azulejo (ARTIS/FLUL-UL) 
- Apresentação da plataforma Az infinitum - Sistema de referência & indexação de azulejo; 

- Guia de inventário de azulejo in situ: http://redeazulejo.fl.ul.pt/multimedia/File/guia_inventario_v1.pdf

- O Projeto Fonte da Vila: inventário do património móvel, imóvel, imaterial e integrado de Castelo de Vide; 
- Inventário Rota do Fresco; 
- Inventário da Diocese do Porto: Projeto Viagens com Alma. 

- The Getty Conservation Institute: ULAN (The Union Listo os Artist Names).


Não houve contacto presencial com os alunos.



Exercício para avaliação - entrega até 15 abril

31 Março 2020, 10:00 Clara Moura Soares

Envio do enunciado do elemento de avaliação que substituirá o teste e que terá um peso na avaliação correspondente a 50%.
Este consiste em dois pequenos textos, retirados do blog Gerir Coleções e que versam sobre questões específicas do inventário.
O primeiro, procura responder à questão "O que é o inventário", apresentando alguma bibliografia de suporte; o segundo fala sobre a questão da normalização no inventário e sobre o vocabulário controlado, questões que referimos múltiplas vezes nas nossas aulas presenciais.
Os textos encontram-se disponíveis no seguinte link de WeTransfer (apenas acessível durante 7 dias!!!!):

https://we.tl/t-m8CVfGZ6YR

Objetivos:
- analisar os 2 textos;
- extrair ideias fundamentais;
- fazer leituras complementares;
- elaborar comentário crítico, relacionando os conteúdos dos dois textos.

O que se pretende avaliar com este trabalho:

- capacidade de identificar principais problemáticas da disciplina presentes nos textos;
- capacidade de relacionar conteúdos;
- capacidade de realizar e selecionar pesquisas complementares;
- capacidade de redação;
- capacidade crítica;
- capacidade argumentativa;
- capacidade de síntese.


Extensão do trabalho: máximo 3 páginas A4, incluindo bibliografia.

Envio de ficheiros com o trabalho: PDF com indicação do nome do aluno e da disciplina na designação do ficheiro.


Não houve contacto presencial com os alunos.