Sumários

O inventário de património arquitetónico

26 Março 2020, 10:00 Clara Moura Soares

Durante a presente semana foram reenviados aos alunos todos os Planos de Trabalho devidamente comentados, com indicações para melhoria ou reorientação das estruturas e abordagens dos mesmos. Foi solicitada a boa receção dos documentos.


Envio pelo Fénix, através do link  https://we.tl/t-k8ikbvOpz9 de Powerpoint sobre o inventário de arquitetura realizado pela DGEMN/DGPC (SIPA - Sistema de Inventário do Património Arquitetónico).Procedemos, igualmente, ao envio do volume das normas de inventário Kit01, relativas ao Património Arquitetónico Geral (orientações para o inventário). Estas e outras normas temáticas relativas à arquitetura encontram-se disponíveis online no seguinte endereço  http://www.monumentos.gov.pt/Site/DATA_SYS/STUDYandDOCUMENTS/NORMAL/KIT01.pdf
Inúmeras fichas preenchidas encontram-se disponíveis para consulta, através do site www.monumentos.gov.pt ( http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPASearch.aspx?id=0c69a68c-2a18-4788-9300-11ff2619a4d2 . Estas permitirão compreender a aplicação dos critérios no preenchimento dos respetivos campos das fichas disponibilizadas.

Não houve contacto presencial com os alunos.


Plano de Trabalho. Ajuste dos critérios de avaliação

24 Março 2020, 10:00 Clara Moura Soares

Receção dos Planos de Trabalho. Os mesmos serão reenviados aos alunos, devidamente comentados, nos próximos dias de modo a orientar a realização dos trabalhos finais.

Nesta data foi enviado um email a todos os alunos da UC, através do Fénix, transmitindo informações relativas ao reajuste dos elementos, critérios de avaliação e prazos, em virtude das circunstâncias de quarentena em que nos encontramos.

O email apresenta a seguinte redação:

Caros alunos,

O contexto em que nos encontramos, obriga-me a rever os elementos de avaliação e critérios estabelecidos no início do semestre e inscritos no primeiro sumário da UC.
Depois da reunião que tive ontem com os meus colegas de História da Arte, venho comunicar-vos que a UC de Técnicas de Inventário do Património Artístico, passará a ter 2 elementos de avaliação não presenciais:

1 - o trabalho escrito final, cujo plano solicitei envio até ao dia de hoje (24/3);
  - trabalho individual ou em grupo (máximo 3 elementos);
  - a entrega do trabalho será realizada até ao final do dia 15 de maio, por WeTransfer, para o meu endereço de email da faculdade claramourasoares@letras.ulisboa.pt;
  - mantém-se o número de páginas estabelecido inicialmente: 15 páginas + 1 destinada a resumo até 300 palavras e até 5 palavras-chave (o resumo não substitui a
 introdução);
  - este trabalho deterá o peso de 50% na avaliação final.

2 - Um comentário crítico a um pequeno texto (em breve receberão esse texto através de link enviado aqui no Fénix):
   - trabalho individual;
  - a entrega deste elemento de avaliação, a realizar-se também por WeTransfer para o mesmo endereço eletrónico referido supra, terá que ser enviado até ao final do dia 15 de abril;
  - terá como limite máximo 3 páginas A4;
  - deterá o peso de 50% da avaliação final.

Não houve contacto presencial com os alunos.


Norma SPECTRUM - matéria nova

19 Março 2020, 10:00 Clara Moura Soares

Envio através do Fénix, com o link https://we.tl/t-HebiT1z0hx, do PowerPoint sobre as normas Spectrum - The UK Museum Collections Management Standard criado pela associação Collections Trust.

O que é o SPECTRUM? É o SPECTRUM um software? 
Principais objetivos do SPECTRUM:- documentar e gerir coleções;criar e utilizar normas relativas à estrutura de dados, procedimentos e terminologias a usar pelos profissionais dos museus. 
Da versão 1.0 (1991) à versão 5.0 (set. 2017) do SPECTRUM.
Os 9 procedimentos principais do SPECTRUM:
1- Aquisição e admissão (entrada de objetos);
2- Empréstimos (de fora para dentro da instituição);
3- Empréstimos (de dentro para fora);
4- Conservação e preservação de coleções;
5- Avaliação (avaliação financeira para fins de seguro/indemnizações);
6- Seguro e indemnização;
7- Plano de emergência para coleções;
8 - Perdas e danos;
9 - Desincorporação e alienação.

Envio pela mesma via do volume das normas SPECTRUM e de link com a tese de Doutoramento do Alexandre Matos: SPECTRUM: uma norma de gestão de coleções para os Museus Portugueses, Faculdade de Letras, Universidade do Porto, 2012. Disponível em:  https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/67304

Não houve contacto presencial com os alunos.


Envio de PowerPoint da matérias dada. Ajustamentos aos temas de trabalho

17 Março 2020, 10:00 Clara Moura Soares

Envio de PowerPoint, através do Fénix, com o link https://we.tl/t-6DqiKOqNuP sobre o projeto Orion - Coleções e Colecionadores de Arte em Portugal.

Através de comunicação via email, no decurso dos últimos dias, foram sendo ajustados os diversos temas de trabalho de modo a torná-los exequíveis exclusivamente a partir de casa. Dadas as contingências foi suprimida da avaliação do trabalho final a obrigatoriedade de contacto direto com os objetos ou edifícios a estudar.

Não houve contacto presencial com os alunos.


Suspensão de atividades letivas presenciais

12 Março 2020, 10:00 Clara Moura Soares

Suspensão das atividades letivas presenciais na Universidade de Lisboa como medida de contenção face ao COVID-19.

Envio de email aos alunos, através do Fénix, a informar que em breve receberão notícias sobre o modo de funcionamento da UC. 

Pedido de revisão das matérias dadas a fim de possam ser esclarecidas dúvidas existentes.

Pedido de comunicação, até dia 17/3, do tema de trabalho final, a fim de se realizarem os ajustes necessários face às circunstâncias de quarentena em que o país se encontra.

Pedido de envio, até dia 24/3, dos planos de trabalho final.