Sumários
O inventário de património arquitetónico
26 Março 2020, 10:00 • Clara Moura Soares
Durante a presente semana foram reenviados aos alunos todos os Planos de Trabalho devidamente comentados, com indicações para melhoria ou reorientação das estruturas e abordagens dos mesmos. Foi solicitada a boa receção dos documentos.
Envio pelo Fénix, através do link https://we.tl/t-k8ikbvOpz9 de Powerpoint sobre o inventário de arquitetura realizado pela DGEMN/DGPC (SIPA - Sistema de Inventário do Património Arquitetónico).Procedemos, igualmente, ao envio do volume das normas de inventário Kit01, relativas ao Património Arquitetónico Geral (orientações para o inventário). Estas e outras normas temáticas relativas à arquitetura encontram-se disponíveis online no seguinte endereço http://www.monumentos.gov.pt/Site/DATA_SYS/STUDYandDOCUMENTS/NORMAL/KIT01.pdf
Inúmeras fichas preenchidas encontram-se disponíveis para consulta, através do site www.monumentos.gov.pt ( http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPASearch.aspx?id=0c69a68c-2a18-4788-9300-11ff2619a4d2 . Estas permitirão compreender a aplicação dos critérios no preenchimento dos respetivos campos das fichas disponibilizadas.
Plano de Trabalho. Ajuste dos critérios de avaliação
24 Março 2020, 10:00 • Clara Moura Soares
Receção dos Planos de Trabalho. Os mesmos serão reenviados aos alunos, devidamente comentados, nos próximos dias de modo a orientar a realização dos trabalhos finais.
O contexto em que nos encontramos, obriga-me a rever os elementos de avaliação e critérios estabelecidos no início do semestre e inscritos no primeiro sumário da UC.
Depois da reunião que tive ontem com os meus colegas de História da Arte, venho comunicar-vos que a UC de Técnicas de Inventário do Património Artístico, passará a ter 2 elementos de avaliação não presenciais:
1 - o trabalho escrito final, cujo plano solicitei envio até ao dia de hoje (24/3);
- trabalho individual ou em grupo (máximo 3 elementos);
- a entrega do trabalho será realizada até ao final do dia 15 de maio, por WeTransfer, para o meu endereço de email da faculdade claramourasoares@letras.ulisboa.pt;
- mantém-se o número de páginas estabelecido inicialmente: 15 páginas + 1 destinada a resumo até 300 palavras e até 5 palavras-chave (o resumo não substitui a
introdução);
- este trabalho deterá o peso de 50% na avaliação final.
2 - Um comentário crítico a um pequeno texto (em breve receberão esse texto através de link enviado aqui no Fénix):
- trabalho individual;
- a entrega deste elemento de avaliação, a realizar-se também por WeTransfer para o mesmo endereço eletrónico referido supra, terá que ser enviado até ao final do dia 15 de abril;
- terá como limite máximo 3 páginas A4;
- deterá o peso de 50% da avaliação final.
Norma SPECTRUM - matéria nova
19 Março 2020, 10:00 • Clara Moura Soares
Envio através do Fénix, com o link https://we.tl/t-HebiT1z0hx, do PowerPoint sobre as normas Spectrum - The UK Museum Collections Management Standard criado pela associação Collections Trust.
Não houve contacto presencial com os alunos.
Envio de PowerPoint da matérias dada. Ajustamentos aos temas de trabalho
17 Março 2020, 10:00 • Clara Moura Soares
Envio de PowerPoint, através do Fénix, com o link https://we.tl/t-6DqiKOqNuP sobre o projeto Orion - Coleções e Colecionadores de Arte em Portugal.
Através de comunicação via email, no decurso dos últimos dias, foram sendo ajustados os diversos temas de trabalho de modo a torná-los exequíveis exclusivamente a partir de casa. Dadas as contingências foi suprimida da avaliação do trabalho final a obrigatoriedade de contacto direto com os objetos ou edifícios a estudar.Não houve contacto presencial com os alunos.
Suspensão de atividades letivas presenciais
12 Março 2020, 10:00 • Clara Moura Soares
Suspensão das atividades letivas presenciais na Universidade de Lisboa como medida de contenção face ao COVID-19.
Envio de email aos alunos, através do Fénix, a informar que em breve receberão notícias sobre o modo de funcionamento da UC.
Pedido de revisão das matérias dadas a fim de possam ser esclarecidas dúvidas existentes.
Pedido de comunicação, até dia 17/3, do tema de trabalho final, a fim de se realizarem os ajustes necessários face às circunstâncias de quarentena em que o país se encontra.
Pedido de envio, até dia 24/3, dos planos de trabalho final.