Sumários

Análise da adaptação de Dom Casmurro

10 Abril 2024, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Análise comparatista do primeiro capítulo de Capitu, adaptação realizada pelo diretor Luiz Fernando Carvalho a partir do romance Dom Casmurro. A adaptação foi escrita por Euclydes Marinho com a colaboração de Daniel Piza, Luis Alberto de Abreu e Edna Palatnik.

Análise comparatista do simbolismo do universo cenográfico. A visão de Luiz Fernando Carvalho sobre a obra machadiana. A importância e caraterização, baseada na técnica do claro-escuro, do narrador, Dom Casmurro.

 

https://www.youtube.com/watch?v=k1V-gIWZwgQ

 

Bibliografia:

 

AA.VV. (2008): Capitu (Rio de Janeiro: Casa da Palavra).

A teoria da ópera

8 Abril 2024, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Análise do capítulo IX (continuação). As complexas relações intertextuais estabelecidas no referido capítulo. A reescrita machadiana do tópico do Theatrum Mundi. O pessimismo imperante na conceção do mundo como ópera. A possível influência do pessimismo de Schopenhauer (J. Gledson) As consequências, no plano da diegese, da aceitação de Bento dessa conceção do mundo, trágica e hiperbólica. A composição 'operística' das memórias de Dom Casmurro.

Leitura (inicial) do capítulo «Otelo».

 

Bibliografia: GLEDSON, John (1984): The Deceptive Realism of Machado de Assis. A Dissenting Interpretation of Dom Casmurro (Liverpool: Francis Cairns)

NUNES, Benedito: "Machado de Assis e a filosofia". Artigo disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/travessia/article/download/17324/15894/53410

A importância das digressões na obra machadiana: a aparente ingenuidade como escritor de Dom Casmurro

3 Abril 2024, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Análise do capítulo IX. 
As complexas relações intertextuais estabelecidas no referido capítulo. 
A reescrita machadiana do tópico do Theatrum Mundi
O pessimismo imperante na conceção do mundo como ópera.

Bibliografia: 

GLEDSON, John (1984): The Deceptive Realism of Machado de Assis. A Dissenting Interpretation of Dom Casmurro (Liverpool: Francis Cairns)

NUNES, Benedito: "Machado de Assis e a filosofia". Artigo disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/travessia/article/download/17324/15894/53410

A modernidade avant la lettre da ficção machadiana

1 Abril 2024, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A modernidade avant la lettre da ficção machadiana: o narrador não-confiável, o relativismo, a preocupação com o tempo e a memória, a consciência (meta)ficcional, a ironia e as digressões.

A complexa e multifacetada construção de Dom Casmurro, narrador do romance: a mistura de erudição, sofisticação e inocência (relativamente à escrita).

A aparente inocência e ingenuidade do narrador Dom Casmurro

A erudição de Dom Casmurro e a ausência de referências à ficção contemporânea nas suas memórias. O estatuto da ficção entre os homens da ‘boa sociedade’ carioca do século XIX. A função das memórias em Dom Casmurro.


Bibliografia: 

GLEDSON, John (1984): The Deceptive Realism of Machado de Assis. A Dissenting Interpretation of Dom Casmurro (Liverpool: Francis Cairns).

 

O relativismo abrangente em Dom Casmurro

20 Março 2024, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


O relativismo abrangente em Dom Casmurro. As relações problemáticas entre aparência, verdade e verosimilhança no romance.

A continuidade e a subversão dos princípios do Realismo na obra machadiana.


 

Bibliografia:

Bibliografia: AA.VV. (2009): Lembrar Machado de Assis. Org. V. Pinheiro Chaves, L. Moreira, S. Cardoso (Lisboa: CLEPUL).

BAPTISTA, Abel Barros (1991): Em nome do apelo do nome (Lisboa: Litoral).