Sumários

Apresentação do programa

22 Janeiro 2024, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Início do curso. Apresentação do programa a lecionar e do processo de avaliação.

 

Objetivos de aprendizagem

Pretende-se a aquisição de uma visão de conjunto da Literatura Brasileira do século XIX, através da reflexão a respeito de temas, problemas e conceitos inerentes à escrita de certas obras e autores medulares. Por outro lado, estes tópicos são focados também desde uma perspetiva de sintonia ou desencontro com os períodos artísticos e sociais em que se inscreveram. Nesta ordem de ideias, procura-se a compreensão do desenvolvimento dos processos literários oitocentistas no Brasil e o aperfeiçoamento das capacidades de interpretação, de análise e de síntese.  

 

Conteúdos programáticos

O programa pretende determinar um percurso aprofundado e uma reavaliação e revisão da Literatura Brasileira do século XIX, a partir da reflexão a respeito de três tópicos críticos basilares, assim como através da leitura e da análise de certos textos, linhas temáticas e autores representativos.

1) Pensar o Brasil moderno: Independência, Nacionalismo, Primitivismo, Indianismo e Condoreirismo. A influência do Romantismo europeu nos escritores brasileiros.

2) Repensar as potencialidades da literatura: uma renovação do conto e do romance brasileiros. O estilo literário e a natureza da escrita de Machado de Assis: um estilo narrativo considerado ‘moderno’, uma prosa formalmente próxima do Realismo, mas sem o caráter objetivo da mesma, e uma crítica social mordaz da burguesia do Rio de Janeiro.

3) Parnasianismo e Simbolismo: uma reação às formas menos disciplinadas da poesia romântica mais livre e uma reação contra o Naturalismo e o Realismo, respetivamente.

 

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.

Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), breves trabalhos individuais e escritos (20%), uma primeira prova escrita e presencial (30%) e uma prova final, escrita e presencial (40%).  

 

O trabalho individual e escrito é um trabalho de análise e interpretação crítica de uma obra – ou conjunto de textos – da literatura brasileira do século XIX.

Os alunos devem acordar com a professora, durante o primeiro mês de aulas, o tema do trabalho individual e escrito.

Data de entrega do trabalho: 29 de abril de 2024.

Extensão do trabalho: 5 páginas, excluindo a bibliografia (Times New Roman, 12, espaçamento 1,5).

O trabalho deverá incluir uma seção final designada “Bibliografia” que incluirá, por sua vez, quatro referências, de obras – monografias científicas, artigos académicos ou histórias da literatura brasileira ou dicionários de termos literários, entre outros – que devem ser selecionadas ad hoc, consultadas e citadas ao longo do trabalho.

 

A primeira prova escrita e presencial foi marcada para o dia 6 de março de 2024  e a prova final, escrita e presencial para o dia 24 de abril de 2024.

 

Bibliografia

AA. VV. (2005): As aves que aqui gorjeiam: a poesia do romantismo ao simbolismo. Antologia organizada por Paulo Franchetti (Lisboa: Cotovia).

ALENCAR, José de (1994): Iracema (Lisboa: Vega).

ASSIS, Machado de (2007): Dom Casmurro (Mem-Martins: Europa-América).

BATISTA, Abel Barros (1998): Autobibliografias – Solicitação do livro na ficção e na ficção de Machado de Assis (Lisboa: Relógio D’Água).

BOSI, Alfredo (1997): História concisa da Literatura Brasileira (São Paulo: Cultrix).

CANDIDO, Antonio (2004): O romantismo no Brasil (São Paulo: Humanitas [2ª ed.]).

RAMOS, Péricles Eugénio da Silva (1967): Do Barroco ao Modernismo (São Paulo: Conselho Estadual de Cultura).

SCHWARZ, Roberto (1998): Um mestre na periferia do capitalismo (São Paulo: Duas Cidades [3ª ed.]).

SOUZA, Roberto Acízelo de (Org.) (2014): Historiografia da Literatura Brasileira – Textos fundadores (1825-1888) (Rio de Janeiro: Caetés).

STEGAGNO, Luciana (1997): História da Literatura Brasileira (Rio de Janeiro: Nova Aguilar).

 

 

Será fornecida (na Plataforma Moodle) aos alunos uma pequena antologia de textos críticos e ensaísticos destinada a ilustrar e problematizar as questões teóricas estudadas.

 

 

Horário de atendimento aos alunos:

Acompanhamento por e-mail. Sessões de atendimento/acompanhamento em horário fixo – todas as quartas-feiras das 16 às 17.30h. – ou marcadas individualmente com os alunos.

 

Observações:

Os estudantes-trabalhadores e quaisquer outros que, por uma razão justificada e devidamente documentada, não possam assistir regularmente às aulas deverão contactar a professora durante a primeira ou a segunda semana de aulas para planificação conjunta das actividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.

O número de alunos inscritos pode levar a pequenas modificações do programa.

 

Avaliação prévia de conhecimentos dos alunos da turma.