Sumários

O indianismo de Alencar e o mito sacrificial (Bosi)

28 Fevereiro 2024, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Análise do sentido alegórico do capítulo XVIII e da representação da guerra entre os índios.
A imagem sentimental e idealizada da colonização do Brasil: o destino de Iracema.

O indianismo de Alencar e o mito sacrificial (Bosi): o destino de Iracema e a conversão de Poti.

A análise de David Treece: a alegoria e a integração da culpa no romance. O entrecruzamento do plano alegórico e do simbolismo religioso em Iracema.

Bibliografia:

BOSI, Alfredo (1992): Dialética da colonização (São Paulo: Companhia das Letras).

FRANCHETTI, Paulo (2007): Estudos de Literatura Brasileira e Portuguesa (Ateliê Editorial).

FREITAS, Maria Eurides Pitombeira (1984): As idéias literárias de Alencar: um programa nacionalista [Tese de Doutoramento apresentada na Universidade Federal do Rio de Janeiro].

O leitor alencariano como leitor histórico

26 Fevereiro 2024, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Iracema e a complexa literaturização da conquista como encontro de culturas através da temática amorosa e saudosista.

A construção do retrato simbólico de Martim no romance. Análise do segundo capítulo.

A identificação de Iracema como anagrama de América e a sua integração numa leitura mais vasta e problematizadora do encontro de culturas.

Leitura e comentário de fragmentos do romance exemplificadores desses aspetos.

 

 

Bibliografia:

FREITAS, Maria Eurides Pitombeira (1984): As idéias literárias de Alencar: um programa nacionalista [Tese de Doutoramento apresentada na Universidade Federal do Rio de Janeiro].

A dimensão alegórica de Iracema

21 Fevereiro 2024, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO



Análise (resumo) da importância e funções da natureza no prólogo e do epílogo da primeira edição de Iracema.

Indianismo e paisagismo. O ambientalismo alencarino: o luso-tropicalismo estético-literário e cultural.

Análise da dimensão alegórica do romance.

Análise dos mecanismos literários e retóricos presentes no retrato da protagonista do romance (Capítulo II).

 

 

Bibliografia:

AA.VV. (1998): A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Org. Sidney Chalhoub, Leonardo Affonso de Miranda Pereira (Rio de Janeiro: Nova Fronteira). 

AA.VV. (2003): Corpo e paisagem românticos. Orgs. Helena Carvalhão Buescu, João Ferreira Duarte, Fátima Fernandes Silva (Lisboa: Colibri).

A proposta de classificação da obra romanesca de Alencar, presente em “Bênção paterna”, prefácio de Sonhos d’ouro

19 Fevereiro 2024, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A importância da recepção na obra de Alencar: breve análise das funções do prólogo, do epílogo e das notas de rodapé (linguísticas) no romance.

A polémica sobre a linguagem literária de Iracema. 

O estranhamento provocado pela linguagem literária do romance: a proposta de uma linguagem de ficção e, ao mesmo tempo, de uma ficção da língua.

As notas de rodapé: o reforço do vínculo entre ficção e história nacional.

 

Bibliografia:

BOCCALINI, Giulia (2010): Iracema: la prosa poética di José de Alencar (Roma: Facoltà di Lettere e Filosofia, Sapienza Università di Roma) [Tese disponível na biblioteca da FLUL].

LEAL, Tito Barros (2014): Poetizando a história nacional: ficcionalização da história e método historiográfico em José de Alencar. (Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). [Tese de Doutoramento em História (História e Cultura do Brasil) disponível em:

http://aleph18.sibul.ul.pt/F/8LKHCENLVS9F7DEDJC7HHQMKYYP4GL74ILN8NF4JHSYQ49QNU5-44814?func=item-global&doc_library=ULB01&doc_number=000736531&year=&volume=&sub_library=ULB53]

O romance brasileiro oitocentista: o nascimento e formação do romance brasileiro

14 Fevereiro 2024, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A ascensão do romance no Brasil a partir da década de 1840. Caraterísticas das obras pioneiras e qualidades atraentes para o público leitor. Linhas de força no romance brasileiro do século XIX. A consolidação definitiva do género com as obras de José de Alencar e a sua preocupação com questões fundamentais como a definição de um novo género eficaz para sondar e divulgar a imagem do país, os problemas linguísticos ou a experimentação com as diferentes possibilidades e perspetivas temáticas.


Bibliografia:

 

 

CANDIDO, António (s/d.): Formação da Literatura Brasileira (Momentos Decisivos) (São Paulo: Martins [4ª ed.], 2 vol.).

MARCO, Valéria de (1993): A perda das ilusões: o romance histórico de José de Alencar (São Paulo: FTD).