Sumários
O indianismo de Alencar e o mito sacrificial (Bosi)
28 Fevereiro 2024, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O indianismo de Alencar e o mito sacrificial (Bosi): o destino de Iracema e a conversão de Poti.
Bibliografia:
BOSI, Alfredo (1992): Dialética da colonização (São Paulo: Companhia das Letras).
FRANCHETTI, Paulo (2007): Estudos de Literatura Brasileira e Portuguesa (Ateliê Editorial).
FREITAS, Maria Eurides Pitombeira (1984): As idéias literárias de Alencar: um programa nacionalista [Tese de Doutoramento apresentada na Universidade Federal do Rio de Janeiro].
O leitor alencariano como leitor histórico
26 Fevereiro 2024, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Iracema e a complexa literaturização da conquista como encontro de culturas através da temática amorosa e saudosista.
A construção do retrato simbólico de Martim no romance. Análise do segundo capítulo.
A identificação de Iracema como anagrama de América e a sua integração numa leitura mais vasta e problematizadora do encontro de culturas.
Leitura e comentário de fragmentos do romance exemplificadores desses aspetos.
Bibliografia:
FREITAS, Maria Eurides Pitombeira (1984): As idéias literárias de Alencar: um programa nacionalista [Tese de Doutoramento apresentada na Universidade Federal do Rio de Janeiro].
A dimensão alegórica de Iracema
21 Fevereiro 2024, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Indianismo e paisagismo. O ambientalismo alencarino: o luso-tropicalismo estético-literário e cultural.
Análise da dimensão alegórica do romance.
Análise dos mecanismos literários e retóricos presentes no retrato da protagonista do romance (Capítulo II).
Bibliografia:
AA.VV. (1998): A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Org. Sidney Chalhoub, Leonardo Affonso de Miranda Pereira (Rio de Janeiro: Nova Fronteira).
AA.VV. (2003): Corpo e paisagem românticos. Orgs. Helena Carvalhão Buescu, João Ferreira Duarte, Fátima Fernandes Silva (Lisboa: Colibri).
A proposta de classificação da obra romanesca de Alencar, presente em “Bênção paterna”, prefácio de Sonhos d’ouro
19 Fevereiro 2024, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A importância da recepção na obra de Alencar: breve análise das funções do prólogo, do epílogo e das notas de rodapé (linguísticas) no romance.
A polémica sobre a linguagem literária de Iracema.
O estranhamento provocado pela linguagem literária do romance: a proposta de uma linguagem de ficção e, ao mesmo tempo, de uma ficção da língua.
As notas de rodapé: o reforço do vínculo entre ficção e história nacional.
Bibliografia:
BOCCALINI, Giulia (2010): Iracema: la prosa poética di José de Alencar (Roma: Facoltà di Lettere e Filosofia, Sapienza Università di Roma) [Tese disponível na biblioteca da FLUL].
LEAL, Tito Barros (2014): Poetizando a história nacional: ficcionalização da história e método historiográfico em José de Alencar. (Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). [Tese de Doutoramento em História (História e Cultura do Brasil) disponível em:
O romance brasileiro oitocentista: o nascimento e formação do romance brasileiro
14 Fevereiro 2024, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A ascensão do romance no Brasil a partir da década de 1840. Caraterísticas das obras pioneiras e qualidades atraentes para o público leitor. Linhas de força no romance brasileiro do século XIX. A consolidação definitiva do género com as obras de José de Alencar e a sua preocupação com questões fundamentais como a definição de um novo género eficaz para sondar e divulgar a imagem do país, os problemas linguísticos ou a experimentação com as diferentes possibilidades e perspetivas temáticas.
Bibliografia:
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CANDIDO, António (s/d.): Formação da Literatura Brasileira (Momentos Decisivos) (São Paulo: Martins [4ª ed.], 2 vol.). MARCO, Valéria de (1993): A perda das ilusões: o romance histórico de José de Alencar (São Paulo: FTD). |