Sumários
"Parnasos sísmicos". Conferência do Professor Gilberto Araújo
19 Maio 2017, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
14h: Análise da intertextualidade shakespeariana (materializada nas referências à peça Otelo) presente em Dom Casmurro.
Not Taught.
17 Maio 2017, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Devido à ausência da professora (que, no dia 17 de maio, se encontrava na Universidade de Coimbra), no dia 17 de maio não houve aulas.
Reposição de aulas: a data das aulas de reposição será marcada com os alunos após o regresso da professora.
Not Taught.
12 Maio 2017, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Devido à tolerância de ponto – visita a Portugal do Papa Francisco – a faculdade esteve encerrada no dia 12 e, consequentemente, não houve aulas.
O relativismo abrangente em Dom Casmurro
10 Maio 2017, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Devido à ausência da professora (que, no dia 17 de maio, se encontrará na Universidade de Coimbra), no dia 17 de maio não haverá aulas.
Reposição de aulas: a data das aulas de reposição será marcada com os alunos após o regresso da professora.
O relativismo abrangente em Dom Casmurro. As relações problemáticas entre aparência, verdade e verosimilhança no romance.
Breve análise dos capítulos CXXVIII, CXXIX, CXXXVIII e CXXXIX.
A continuidade e a subversão dos princípios do Realismo na obra machadiana.
A modernidade avant la lettre da ficção machadiana: o narrador não-confiável, o relativismo, a preocupação com o tempo e a memória, a consciência (meta)ficcional, a ironia e as digressões.
A complexa e multifacetada construção de Dom Casmurro, narrador do romance: a mistura de erudição, sofisticação e inocência (relativamente à escrita).
Bibliografia:
AA.VV. (2009): Lembrar Machado de Assis. Org. V. Pinheiro Chaves, L. Moreira, S. Cardoso (Lisboa: CLEPUL).
BAPTISTA, Abel Barros (1991): Em nome do apelo do nome (Lisboa: Litoral).
GLEDSON, John (1991): Machado de Assis: impostura e realismo (São Paulo: Companhia das Letras)
Análise comparatista: Dom Casmurro e Capitu
5 Maio 2017, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise comparatista do primeiro capítulo de Capitu, adaptação realizada pelo diretor Luiz Fernando Carvalho a partir do romance Dom Casmurro. A adaptação foi escrita por Euclydes Marinho com a colaboração de Daniel Piza, Luis Alberto de Abreu e Edna Palatnik.
Análise comparatista do simbolismo do universo cenográfico. A visão de Luiz Fernando Carvalho sobre a obra machadiana. A importância e caraterização, baseada na técnica do claro-escuro, do narrador, Dom Casmurro.
https://www.youtube.com/watch?v=k1V-gIWZwgQ
Bibliografia:
AA.VV. (2008): Capitu (Rio de Janeiro: Casa da Palavra).