Sumários

O leitor alencariano como leitor histórico

7 Abril 2017, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Iracema e a complexa literaturização da conquista como encontro de culturas através da temática amorosa e saudosista.

A construção do retrato simbólico de Martim no romance. Análise do segundo capítulo.

A superação da identificação de Iracema como anagrama de América através da sua integração numa leitura mais vasta e problematizadora do encontro de culturas.

Leitura e comentário de fragmentos do romance exemplificadores desses aspetos.

 

 

Bibliografia:

FREITAS, Maria Eurides Pitombeira (1984): As idéias literárias de Alencar: um programa nacionalista [Tese de Doutoramento apresentada na Universidade Federal do Rio de Janeiro].


Paisagismo, nacionalismo e idealismo no romance alencariano

5 Abril 2017, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Indianismo e paisagismo. O naturismo alencariano: o luso-tropicalismo estético-literário, o idealismo social romântico e a implícita crítica às convenções da Corte.


Análise da importância e funções da natureza no prólogo da primeira edição de Iracema.
Análise da dimensão alegórica do romance.
Análise dos mecanismos literários e retóricos presentes no retrato da protagonista do romance (Capítulo II).


Bibliografia:
AA.VV. (1998): A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Org. Sidney Chalhoub, Leonardo Affonso de Miranda Pereira (Rio de Janeiro: Nova Fronteira). 
AA.VV. (2003): Corpo e paisagem românticos. Orgs. Helena Carvalhão Buescu, João Ferreira Duarte, Fátima Fernandes Silva (Lisboa: Colibri).


O romance histórico e o indianismo na narrativa alencariana

31 Março 2017, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A nacionalidade como produto cultural e a relevância do romance histórico na recriação amena e identitária da história. A escolha estratégica e idealizadora do índio como mecanismo ideológico-literário para ultrapassar os 'traumas' da conquista e dar a um país de história curta a profundidade de um tempo mítico, próximo do passado absoluto de Schiller e Goethe.

 

ANDERSON, Benedict (205): Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo (Lisboa: Ed. 70).

ALENCAR, José de (1965): "Como e por que sou romancista" in Obra completa (Rio de Janeiro: Comp. José Aguilar Editora, vol. I).


Nas margens: periferia e intervenção na Literatura Brasileira

30 Março 2017, 17:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Aula aberta dos escritores Rodrigo Ciríaco e Paulo Emílio Azevedo sobre a intervenção na literatura brasileira, realizada no âmbito da quarta edição do Printemps Litteráire Brésilien, que decorrerá entre os dias 20 de março e 5 de abril de 2017, em quatro países europeus.


O romance alencariano e a importância da recepção

29 Março 2017, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A proposta de classificação da obra romanesca de Alencar, presente em “Bênção paterna”, prefácio de Sonhos d’ouro.

A importância da recepção na obra de Alencar: breve análise das funções do prólogo, do epílogo e das notas de rodapé (linguísticas) no romance.

A polémica sobre a linguagem literária de Iracema

O estranhamento provocado pela linguagem literária do romance: a proposta de uma linguagem de ficção e, ao mesmo tempo, de uma ficção da língua.

As notas de rodapé: o reforço do vínculo entre ficção e história nacional.

 

Bibliografia:

LEAL, Tito Barros (2014): Poetizando a história nacional: ficcionalização da história e método historiográfico em José de Alencar. (Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). [Tese de Doutoramento em História (História e Cultura do Brasil) disponível em:

http://aleph18.sibul.ul.pt/F/8LKHCENLVS9F7DEDJC7HHQMKYYP4GL74ILN8NF4JHSYQ49QNU5-44814?func=item-global&doc_library=ULB01&doc_number=000736531&year=&volume=&sub_library=ULB53]

 

BOCCALINI, Giulia (2010): Iracema: la prosa poética di José de Alencar (Roma: Facoltà di Lettere e Filosofia, Sapienza Università di Roma) [Tese disponível na biblioteca da FLUL]