Sumários
O espectáculo dramático no século XVII.
9 Outubro 2019, 12:00 • Margarida Madureira
O espectáculo dramático no século XVII.
Visionamento e comentário do filme Cyrano de Bergerac, de Jean-Paul Rappeneau
Cruzamento de fronteiras: o texto de teatro no século XX.
7 Outubro 2019, 12:00 • Margarida Madureira
Cruzamento de fronteiras: o texto de teatro no século XX.
Continuação do sumário da aula anterior
2 Outubro 2019, 12:00 • Margarida Madureira
Continuação do sumário da aula anterior
Especificidade do texto dramático
30 Setembro 2019, 12:00 • Margarida Madureira
O texto dramático. Mimese e diegese. A dupla enunciação teatral. Texto principal e texto secundário (R. Ingarden). Estatuto textual e funções das didascálias.
CORPUS DE ANÁLISE:
- MAUPASSANT, Guy de, “A Casa Tellier”, in Contos escolhidos (Pedro Tamen, trad.). Alfragide: Dom Quixote, 2011, pp.13-42.
- RACINE, Jean, Fedra (Vasco Graça Moura, trad.). Lisboa: Bertrand, 2005.
- TCHÉKHOV, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78.
- GENETTE, Gérard, “Introdução”, in Discurso da narrativa. Ensaio de método. Lisboa: Arcádia, sd/, pp.23-30.
- MATEUS, Osório, “Especificidade do texto dramático”, in De teatro e outras escritas. Lisboa: Quimera, 2002, pp.105-115.
- UBERSFELD, Anne, “Diálogo”, “Didascálias” e “Enunciação” in Termos-chave da análise teatral. Évora: Licorne, 2012, pp.32-34, 36-37 e 43.
A literatura como linguagem
25 Setembro 2019, 12:00 • Margarida Madureira
O que é a literatura? Algumas tentativas de resposta. A literatura como linguagem