Sumários

Teatro “épico” ou “rapsódico” (J.-P. Sarrazac).

13 Novembro 2019, 12:00 Margarida Madureira

Teatro “épico” ou “rapsódico” (J.-P. Sarrazac). A teoria brechtiena do teatro. Recusa do teatro dramático. Erosão da fonteira entre épico e dramático. Noção de "gestus". Função do teatro e atitude do espectador: o efeito de "distanciação" ou "estranhamento".
CORPUS DE ANÁLISE:

  • BRECHT, Bertolt, O Círculo de giz caucasiano, in Teatro (Ilse Losa, trad.). Lisboa: Portugália, II, 1963, pp.7-159.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
  • PAVIS, Patrice, “Dramático e épico”, Épico (teatro…)”, “Epicização do teatro” e “Narrador (1) e (2)”, Dicionário de Teatro, op. cit., pp.110-112, 130, 131 e 257-259.
  • REIS, Carlos e LOPES, Ana Cristina M., “Descrição” e “Intrusão do narrador”, in Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 1996 (5ª ed.), pp.93-97 e 207-210.
  • SARRAZAC, Jean-Pierre (ed.), entradas “Épico/Epicização”, trad. de Lexique du drame contemporain. S.l. : Circé, 2010, pp.73-77.


Conclusão do estudo de R. del Valle Inclán

11 Novembro 2019, 12:00 Margarida Madureira

Apresentação de 4 trabalhos:

  1. J. Racine, Phèdre (em atraso)
  2. A. Tchékov, A Gaivota
  3. H. Ibsen, Hedda Gabler
  4. R. del Valle-Inclán, "A Rosa de Papel" (Retábulo de Avareza, Luxúria e Morte)
Conclusão do estudo de R. del Valle Inclán. A construção do trágico em "O Embruxado" ( Retábulo de Avareza, Luxúria e Morte): leitura poética e encenação.


O romance “didascálico”

6 Novembro 2019, 12:00 Margarida Madureira

O romance “didascálico”. Amplificação descritiva das didascálias a partir de finais do século XIX. Introdução de elementos narrativos e subjectivos. Poeticidade, ironia, sátira. Leituras do texto teatral.
CORPUS DE ANÁLISE:
  • IBSEN, Henrik, “Hedda Gabler”, in Peças escolhidas 2. Lisboa: Cotovia, 2008, pp.13-117.
  • VALLE-INCLÁN, Ramón del, Retábulo da Avareza, Luxúria e Morte (Jorge Silva Melo e Norberto Ávila, trad.). Lisboa : Artistas Unidos/Cotovia, 2013.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
  • REIS, Carlos e LOPES, Ana Cristina M., “Descrição”, in Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 1996 (5ª ed.), pp.93-97.
  • SARRAZAC, Jean-Pierre (ed.), entrada “Romance didascálico", trad. de Lexique du drame contemporain. S.l.: Circé, 2010, pp.160-165.


A Gaivota, o texto de A. Tchékhov e a encenação de Stanislavski: conclusão do estudo

4 Novembro 2019, 12:00 Margarida Madureira

A Gaivota, o texto de A. Tchékhov e a encenação de Stanislavski: conclusão do estudo.
Apresentação de trabalhos.


Encenação de A Gaivota: Tchékhov e Stanislavski (1898)

30 Outubro 2019, 12:00 Margarida Madureira

Encenação de A Gaivota: Tchékhov e Stanislavski (1898)
CORPUS DE ANÁLISE:

  • STANISLAVSKI, Constantin, “Stanislavski: a formação do actor (1926)”, ibid., pp.370-385.
  • TCHÉKHOV, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78.