Sumários
Teatro “épico” ou “rapsódico” (J.-P. Sarrazac).
13 Novembro 2019, 12:00 • Margarida Madureira
Teatro “épico” ou “rapsódico” (J.-P. Sarrazac). A teoria brechtiena do teatro. Recusa do teatro dramático. Erosão da fonteira entre épico e dramático. Noção de "gestus". Função do teatro e atitude do espectador: o efeito de "distanciação" ou "estranhamento".
CORPUS DE ANÁLISE:
- BRECHT, Bertolt, O Círculo de giz caucasiano, in Teatro (Ilse Losa, trad.). Lisboa: Portugália, II, 1963, pp.7-159.
- PAVIS, Patrice, “Dramático e épico”, Épico (teatro…)”, “Epicização do teatro” e “Narrador (1) e (2)”, Dicionário de Teatro, op. cit., pp.110-112, 130, 131 e 257-259.
- REIS, Carlos e LOPES, Ana Cristina M., “Descrição” e “Intrusão do narrador”, in Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 1996 (5ª ed.), pp.93-97 e 207-210.
- SARRAZAC, Jean-Pierre (ed.), entradas “Épico/Epicização”, trad. de Lexique du drame contemporain. S.l. : Circé, 2010, pp.73-77.
Conclusão do estudo de R. del Valle Inclán
11 Novembro 2019, 12:00 • Margarida Madureira
Apresentação de 4 trabalhos:
- J. Racine, Phèdre (em atraso)
- A. Tchékov, A Gaivota
- H. Ibsen, Hedda Gabler
- R. del Valle-Inclán, "A Rosa de Papel" (Retábulo de Avareza, Luxúria e Morte)
O romance “didascálico”
6 Novembro 2019, 12:00 • Margarida Madureira
- IBSEN, Henrik, “Hedda Gabler”, in Peças escolhidas 2. Lisboa: Cotovia, 2008, pp.13-117.
- VALLE-INCLÁN, Ramón del, Retábulo da Avareza, Luxúria e Morte (Jorge Silva Melo e Norberto Ávila, trad.). Lisboa : Artistas Unidos/Cotovia, 2013.
- REIS, Carlos e LOPES, Ana Cristina M., “Descrição”, in Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 1996 (5ª ed.), pp.93-97.
- SARRAZAC, Jean-Pierre (ed.), entrada “Romance didascálico", trad. de Lexique du drame contemporain. S.l.: Circé, 2010, pp.160-165.
A Gaivota, o texto de A. Tchékhov e a encenação de Stanislavski: conclusão do estudo
4 Novembro 2019, 12:00 • Margarida Madureira
Encenação de A Gaivota: Tchékhov e Stanislavski (1898)
30 Outubro 2019, 12:00 • Margarida Madureira
Encenação de
A Gaivota: Tchékhov e Stanislavski (1898)
CORPUS DE ANÁLISE:
- STANISLAVSKI, Constantin, “Stanislavski: a formação do actor (1926)”, ibid., pp.370-385.
- TCHÉKHOV, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78.