Sumários

A romancização do texto dramático: Ibsen e Tchékhov

28 Outubro 2019, 12:00 Margarida Madureira

A romancização do texto dramático: Ibsen e Tchékhov
CORPUS DE REFERÊNCIA:

  • IBSEN, Henrik, “Hedda Gabler”, in Peças escolhidas 2. Lisboa: Cotovia, 2008, pp.13-117.
  • TCHÉKHOV, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78.


Nas margens dos géneros/das artes: a “romancização” do teatro

23 Outubro 2019, 12:00 Margarida Madureira

Nas margens dos géneros/das artes: a “romancização” do teatro.
CORPUS DE REFERÊNCIA:

  • BRECHT, Bertolt, O Círculo de giz caucasiano, in Teatro (Ilse Losa, trad.). Lisboa: Portugália, II, 1963, pp.7-159.
  • IBSEN, Henrik, “Hedda Gabler”, in Peças escolhidas 2. Lisboa: Cotovia, 2008, pp.13-117.
  • TCHÉKHOV, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78
  • VALLE-INCLÁN, Ramón del, Retábulo da Avareza, Luxúria e Morte (Jorge Silva Melo e Norberto Ávila, trad.). Lisboa : Artistas Unidos/Cotovia, 2013.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
  • FERNANDES, Isabel, “Dialogismo”, in C. Ceia (ed.), E-dicionário de termos literários. URL:  http://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/dialogismo/ (consultado no dia 14/09/2019).
  • SARRAZAC, Jean-Pierre (ed.), entradas “Épico/Epicização”, “Romance didascálico" e “Romancização”, trad. de Lexique du drame contemporain. S.l.: Circé, 2010, pp.73-77, 160-165 e 186-193.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTAR:
  • SARRAZAC, Jean-Pierre, “O autor-rapsodo do futuro” in O Futuro do drama. Porto: Campo das Letras, 2002, pp.29-56.


Estéticas literárias/dramatúrgicas/cénicas: séculos XVII-XIX

21 Outubro 2019, 12:00 Margarida Madureira

J. Racine, Fedra: apresentação e discussão de trabalhos.
Estéticas literárias/dramatúrgicas/cénicas: séculos XVII-XIX.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:

  • D’AUBIGNAC, Hedelin, “A prática do teatro” in M. Borie et al. (ed.), Estética teatral. Textos de Platão a Brecht. Lisboa: FCG, 2011, pp.93-106.
  • DIDEROT, Denis, “Diderot: Conversas sobre o filho natural e outras obras (1757)”, ibid., pp.153-184.
  • PAVIS, Patrice, “O Texto impostado”, in A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003, pp.189-209.
  • STANISLAVSKI, Constantin, “Stanislavski: a formação do actor (1926)”, in M. Borie et al. (ed.), op. cit., pp.370-385.
  • ZOLA, Émile, “Zola: o naturalismo no teatro (1881)”, ibid., pp.351-355.


Encenar a Fedra de Racine: Patrice Chéreau, 2004

16 Outubro 2019, 12:00 Margarida Madureira

Comentário do texto de Patrice Pavis "Texto e encenação" ( in L’analyse des spectacles. Paris, Armand Colin, 2012, 2ª ed., pp.212-216).
Visionamento e análise das 3 primeiras cenas do Acto I da encenação de Phèdre, de Patrice Chéreau (2004).
CORPUS DE ANÁLISE:
  • RACINE, Jean, Fedra (Vasco Graça Moura, trad.). Lisboa: Bertrand, 2005.
  • RACINE, Jean e CHÉREAU, Patrice, Phèdre. Arte éditions, 2004.


Racine, Fedra: análise literária do texto dramático

14 Outubro 2019, 12:00 Margarida Madureira

Racine, Fedra: construção poética do trágico. Estrutura versificatória e prosódica. Figuras de estilo: luz e sombra, dimensão poética e significante. Espaço e tempo trágicos. Falsa peripécia: a negação da acção.
CORPUS DE ANÁLISE:

  • RACINE, Jean, Fedra (Vasco Graça Moura, trad.). Lisboa: Bertrand, 2005.