Sumários

A reescrita dramática da Bíblia na Idade Média (3)

30 Novembro 2015, 14:00 Margarida Madureira

A reescrita dramática da Bíblia na Idade Média (2). Da liturgia ao teatro: A Cena de Abraão e Isaac. A escrita do texto dramático medieval: A Cena de Abraão e Isaace a sua fonte (Gen. 22, 1-14).

Contributo da iconografia para o estudo do teatro e do espectáculo na Idade Média.

TEXTOS:

Bíblia: Génesis 22, 1-14.

A Cena de Abraãoe Isaac(Júlio César de Freitas Borja, trad.). Lisboa: Centro de Estudos Anglísticos-Universidade de Lisboa, 2005. URL : http://hdl.handle.net/10451/8080.

BIBLIOGRAFIA PASSIVA:

AUERBACH, Eric, “A Cicatriz de Ulisses”, in Mimesis. A representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2013 (6ª ed.), pp.1-20. https://fr.scribd.com/doc/87858387/erich-auerbach-a-cicatriz-de-ulisses-mimesis


A reescrita dramática da Bíblia na Idade Média (2)

25 Novembro 2015, 14:00 Margarida Madureira

A reescrita dramática da Bíblia na Idade Média (2). Da liturgia ao teatro: A Cena de Abraão e Isaac. A escrita do texto dramático medieval: A Cena de Abraão e Isaace a sua fonte (Gen. 22, 1-14).

Contributo da iconografia para o estudo do teatro e do espectáculo na Idade Média.

TEXTOS:

Bíblia: Génesis 22, 1-14.

A Cena de Abraãoe Isaac(Júlio César de Freitas Borja, trad.). Lisboa: Centro de Estudos Anglísticos-Universidade de Lisboa, 2005. URL : http://hdl.handle.net/10451/8080.

BIBLIOGRAFIA PASSIVA:

AUERBACH, Eric, “A Cicatriz de Ulisses”, in Mimesis. A representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2013 (6ª ed.), pp.1-20. https://fr.scribd.com/doc/87858387/erich-auerbach-a-cicatriz-de-ulisses-mimesis


Reutilização, contaminação, interferência entre texto dramático e texto literário: a reescrita dramática da Bíblia na Idade Média

23 Novembro 2015, 14:00 Margarida Madureira

Relações de reutilização, contaminação, interferência entre texto dramático e texto literário: questões teóricas.

A reescrita dramática da Bíblia na Idade Média. O drama litúrgico. Representação simbólica e imitação.

Contributo da iconografia para o estudo do teatro e do espectáculo na Idade Média.


TEXTOS:

  • Drama litúrgico dos Peregrinos de Emaús (Rouen, BM, ms.222) [texto facultado pela docente].
  • Evangelho de S. Lucas 24, 13-31 [texto facultado pela docente].


Especificidade do modo de narração dramático

18 Novembro 2015, 14:00 Margarida Madureira

Mimese e diegese. Especificidade do modo de narração dramático. Teatro e ponto de vista. Narrativa, história e narração. Tempo da história e tempo da narrativa (G. Genette). Temporalidade do teatro: tempo cénico, tempo dramático e tempo teatral (P. Pavis).


BIBLIOGRAFIA PASSIVA:

  • PAVIS, Patrice, « Temps », in Dictionnaire du théâtre. Paris : Armand Colin, 2009, pp.349-352.
  • UBERSFELD, Anne, « Le théâtre et le temps », in Lire le théâtre I. Paris : Belon, 1996, pp.151-184.
LEITURAS COMPLEMENTARES:
  • GENETTE, Gérard, Discurso da narrativa. Ensaio de método. Lisboa : Arcádia, 1979.


Escrita dramática e escrita cénica: Tchékhov e Stanislavski.

16 Novembro 2015, 14:00 Margarida Madureira

Escrita dramática e escrita cénica: Tchékhov e Stanislavski.

TEXTOS:

  •  TCHÉKHOV, Anton, A Gaivota in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78..
BIBLIOGRAFIA PASSIVA:
  • DIDEROT, Denis, « Diderot: Conversas sobre o filho natural e outras obras (1757) », in M. Borie et al. (ed.), Estética teatral. Textos de Platão a Brecht. Lisboa: FCG, 2011, pp.153-184.
  • PAVIS, Patrice, « Écriture scénique » e « Texte et scène », in Dictionnaire du théâtre. Paris : Armand Colin, 2009, pp.112 e 354-356.
LEITURAS COMPLEMENTARES:
  • ZOLA, Émile, « Zola: o naturalismo no teatro (1881) », in M. Borie et al. (ed.), Estética teatral. Textos de Platão a Brecht. Lisboa: FCG, 2011, pp.351-355.