Sumários

Noção de ficção

26 Outubro 2015, 14:00 Margarida Madureira

Noção de ficção. Representação dramática e representação literária. Conceitos de mimese e diegese: mostrar e contar. Ficção e ilusão.

BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:

  • ARISTÓTELES, Poética, 1447a-1456a (capítulos 1-18).
  • GENETTE, Gérard, « Introdução », in Discurso da narrativa. Ensaio de método. Lisboa : Arcádia, 1979.
  • PLATÃO, República (Maria Helena da Rocha Pereira, trad.). Lisboa: FCG, 1993, 392a-395e.
  • UBERSFELD, Anne, « Les conditions du discours théâtral », in Lire le théâtre I. Paris : Belon, 1996, pp.185-190.

BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTAR:
  • PAVIS, Patrice, « Diégèse », « Fable », « Discours », « Illusion », « Mimésis » e « Récit », in Dictionnaire du théâtre. Paris : Armand Colin, 2009, pp.92-93, 95-98, 131-135, 167-169, 206-207 e 294-295.


Análise do espectáculo: Fedra de Patrice Chéreau (2004), Acto I, cena 3.

21 Outubro 2015, 14:00 Margarida Madureira

A encenação contemporânea dos clássicos. Texto dramático, encenação e teoria dos actos de fala. Análise do espectáculo: Fedra de Patrice Chéreau (2004),  Acto I, cena 3.


TEXTO/ESPECTÁCULO:

  • RAPPENEAU, Jean-Paul, Cyrano de Bergerac (1990).
  • RACINE, Jean, Fedra (Vasco Graça Moura, trad.). Lisboa: Bertrand, 2005.
  • RACINE, Jean e CHÉREAU, Patrice, Phèdre. Arte éditions, 2004.


Dialéctica entre texto e encenação (1)

19 Outubro 2015, 14:00 Margarida Madureira

Dialéctica entre texto e encenação. A encenação dramática no século XVII e a sua representação contemporânea. Visualização e comentário da sequência inicial do filme Cyrano de Bergerac, de Jean-Paul, Rappeneau.

FILME:

  • RAPPENEAU, Jean-Paul, Cyrano de Bergerac (1990).
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
  • PAVIS, Patrice, « Texte et représentation », in L’Analyse des spectacles. Paris, Armand Colin, 2012 (2ª ed.), pp.212-216.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTAR:
  • KOWZAN, Tadeusz, « Texte écrit et représentation théâtrale », Poétique, 75, 1988, pp.363-372.
  • UBERSFELD, Anne, « Texte-représentation », in Lire le théâtre I. Paris : Belin, 1996, pp.11-42.


Análise literária do texto dramático

14 Outubro 2015, 14:00 Margarida Madureira

EM ACORDO COM OS ALUNOS, A DATA DO 1º EXERCÍCIO ESCRITO FOI ALTERADA PARA DIA 9 DE NOVEMBRO

Análise literária do texto dramático: Sófocles, Rei Édipo; e Racine, Fedra. Importância que o carácter literário de um texto é susceptível de ter para a sua encenação.

TEXTOS:
RACINE, Jean, Fedra (Vasco Graça Moura, trad.). Lisboa: Bertrand, 2005.
SÓFOCLES, Rei Édipo (Maria do Céu Zambujo Fialho, trad.). Lisboa: Edições 70, 2012.


O que é a literatura?

12 Outubro 2015, 14:00 Margarida Madureira

O que é a literatura? A literatura como linguagem. Noções de “estranhamento” e de “literariedade”. Crítica de uma especificidade ontológica da literatura. Texto literário e texto dramático.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
REIS, Carlos, « A linguagem literária », in O Conhecimento da literatura. Introdução aos estudos literários. Coimbra: Almedina, 1995, pp.101-165.
SILVESTRE, Osvaldo, “Estranhamento”, in J. C. Bernardes (ed.), Biblos: Enciclopédia Verbo das literaturas de língua portuguesa. Lisboa: Verbo, 1995, II, cols. 414-415.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTAR:
CHKLOVSKI, Viktor, “A arte como processo”, in Tzvetan Todorov (ed.), Teoria da Literatura. Textos dos formalistas russos. Lisboa: Edições 70, 1978, vol. I.