Sumários
Teoria dos actos de fala de Austin e Searle.
11 Novembro 2015, 14:00 • Margarida Madureira
Teoria dos actos de fala de Austin e Searle. Aplicação à literatura e ao teatro. Texto dramático, encenação e teoria dos actos de fala.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
- PAVIS, Patrice, « Langage dramatique », in Dictionnaire du théâtre. Paris : Armand Colin, 2009, p. 190.
- UBERSFELD, Anne, « Diálogo », in Termos-chave da análise teatral. Évora : Licorne, 2010, pp.32-34.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTAR:
- AUSTIN, J. L., How to do things with words. Oxford : Oxford University, 1980.
- SEARLE, John R., Os actos de fala. Um ensaio de filosofia da linguagem. Coimbra: Almedina, 1981.
- UBERSFELD, Anne, « Le dialogue et sa représentation », in Lire le théâtre III. Paris : Belin, 1996, pp.141-152.
A dupla enunciação teatral
4 Novembro 2015, 14:00 • Margarida Madureira
A dupla enunciação teatral. Texto principal e texto secundário (R. Ingarden). Estatuto textual e funções das didascálias: análise do texto dramático (A. Tchékhov, A Gaivota, e R. del Valle-Inclán,
Retábulo
de avareza, luxúria e morte).
TEXTOS:
- TCHÉKHOV, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78.
- VALLE-INCLÁN, Ramón del, Retábulo de avareza, luxúria e morte. Lisboa: Cotovia-Artistas Unidos, 2013..
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
- MATEUS, Osório, « Especificidade do texto dramático », in De teatro e outras escritas. Lisboa: Quimera, 2002, pp.105-115.
- UBERSFELD, Anne, « Didascálias », in Termos-chave da análise teatral. Évora : Licorne, 2010, pp.36-37.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTAR:
- INGARDEN, Roman, « Les fonctions du langage au théâtre », Poétique, 8, 1971, pp.531- 538.
- ISSACHAROFF, Michael, “Voix, autorité, didascalies”, Poétique, 96, 1993, pp.463-474.
- LARTHOMAS, Pierre, Le Langage dramatique. Paris : PUF, 2012.
Especificidade do texto dramático
2 Novembro 2015, 14:00 • Margarida Madureira
Especificidade do texto dramático. A dupla enunciação. Texto principal e texto secundário (R. Ingarden). Estatuto textual e funções das didascálias. Escrita dramática e teatro contemporâneo.
TEXTOS:
- RACINE, Jean, Fedra (Vasco Graça Moura, trad.). Lisboa: Bertrand, 2005.
- TCHÉKHOV, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78.
- VALLE-INCLÁN, Ramón del, Retábulo de avareza, luxúria e morte. Lisboa: Cotovia-Artistas Unidos, 2013..
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
- MATEUS, Osório, « Especificidade do texto dramático », in De teatro e outras escritas. Lisboa: Quimera, 2002, pp.105-115.
- UBERSFELD, Anne, « Didascálias », in Termos-chave da análise teatral. Évora : Licorne, 2010, pp.36-37.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTAR:
- INGARDEN, Roman, « Les fonctions du langage au théâtre », Poétique, 8, 1971, pp.531- 538.
- ISSACHAROFF, Michael, “Voix, autorité, didascalies”, Poétique, 96, 1993, pp.463-474.
- LARTHOMAS, Pierre, Le Langage dramatique. Paris : PUF, 2012.
Noção de ficção
28 Outubro 2015, 14:00 • Margarida Madureira
Noção de ficção. Representação dramática e representação literária. Conceitos de mimese e diegese: mostrar e contar. Ficção e ilusão.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
- ARISTÓTELES, Poética, 1447a-1456a (capítulos 1-18).
- GENETTE, Gérard, « Introdução », in Discurso da narrativa. Ensaio de método. Lisboa : Arcádia, 1979.
- PLATÃO, República (Maria Helena da Rocha Pereira, trad.). Lisboa: FCG, 1993, 392a-395e.
- UBERSFELD, Anne, « Les conditions du discours théâtral », in Lire le théâtre I. Paris : Belon, 1996, pp.185-190.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTAR:
- PAVIS, Patrice, « Diégèse », « Fable », « Discours », « Illusion », « Mimésis » e « Récit », in Dictionnaire du théâtre. Paris : Armand Colin, 2009, pp.92-93, 95-98, 131-135, 167-169, 206-207 e 294-295.