Sumários
Mundos possíveis (1)
12 Maio 2016, 18:00 • Ricardo Santos
As noções modais: o necessário, o possível e o actual (ou efectivo). Distinções entre actualidade, ser presente e realidade. Exemplos de proposições (verdadeiras ou falsas) necessárias, possíveis e actuais. A interdefinibilidade do possível e do necessário. Algumas noções de lógica modal proposicional. Os operadores ð e à não são verofuncionais. As verdades necessárias concebidas como proposições verdadeiras em todos os mundos possíveis. Exemplos de relações de consequência entre proposições modalizadas.
Se não podemos observar (outras) possibilidades, serão elas reais? O cepticismo modal antigo dos megáricos: a identificação do possível com o actual. Consequências fatalistas. A crítica de Aristóteles ao actualismo radical dos megáricos, e a defesa da possibilidade (ou capacidade, ou poder). A definição do possível de Diodoro Crono como aquilo que é ou que irá ser. O cepticismo modal contemporâneo de Carnap – convencionalismo: as verdades necessárias como verdades analíticas (‘verdadeiras por definição’) –, e de Quine – a obscuridade do idioma modal.
Apresentações orais (4)
9 Maio 2016, 18:00 • Ricardo Santos
Apresentação oral de António Ribeiro sobre o tempo, a teoria da relatividade e o determinismo.
Apresentação oral de Débora Pereira sobre o problema da identidade pessoal.
Apresentação oral de Margarida Malheiros sobre o problema das viagens no tempo.
Apresentação oral de André Ferreira sobre o problema da identidade pessoal.
Universais (3)
5 Maio 2016, 18:00 • Ricardo Santos
(i) Teses e problemas centrais do realismo metafísico a respeito dos universais. (1) O problema da localização dos universais. O realismo transcendente e o realismo imanente. (2) O problema da exemplificação dos universais. O realismo platónico e o realismo aristotélico. (3) O problema do modo de ser dos universais. O realismo necessitarista e o realismo contingentista. (ii) O realismo naturalista de David Armstrong. Universais e poderes causais. Dificuldades para a perspectiva de Armstrong. (iii) Uma alternativa: o nominalismo de classes de David Lewis. Objecções e réplicas.
Apresentações orais (3)
2 Maio 2016, 18:00 • Ricardo Santos
Apresentação oral de Hugo Luzio sobre persistência pessoal e continuidade corpórea. Apresentação oral de Marta Esteves sobre o argumento de McTaggart e as teorias A e B do tempo. Apresentação oral de Alexandre sobre a hipótese de Deus como motor do universo.
Universais (2)
28 Abril 2016, 18:00 • Ricardo Santos
O paradoxo de Russell aplicado a propriedades (que leva à conclusão de que não existe a propriedade de não se auto-instanciar) levanta dúvidas generalizadas sobre a solidez dos argumentos habituais a favor da existência de universais. A tese nominalista de que só há particulares. Nominalismo eliminativista e nominalismos reducionistas. (i) O nominalismo de tropos. Caracterização dos tropos como propriedades particulares. Problemas para a explicação da semelhança entre tropos. (ii) O nominalismo de predicados. As palavras como tokens (inscrições, sons) e como tipos: o que faz “vermelho” e “vermelho” serem duas inscrições da mesma palavra? O défice explicativo do nominalismo de predicados: porque razão a palavra “vermelha” se aplica às coisas a que se aplica?