Sumários

Universais (1)

26 Abril 2018, 18:00 Ricardo Santos

As noções de propriedade e de universal. Universais e particulares. Primeiros argumentos a favor da existência de universais: um sobre muitos; argumento modal; argumento da percepção; argumento do significado (de predicados e frases com estrutura sujeito-predicado). Razões para duvidar da existência de propriedades: o problema da localização dos universais; percepção e auto-predicação dos universais; multiplicação infinita de relações de instanciação.


Livre-arbítrio (3)

23 Abril 2018, 18:00 Ricardo Santos

Discussão do incompatibilismo libertário. Objecção 1: é insatisfatório fazer depender a nossa liberdade do que acontece no exótico mundo subatómico, e nem sequer é claro que a ciência actual postule indeterminismo onde se requereria para a liberdade. Objecção 2: o indeterminismo da física quântica simplesmente introduz eventos que acontecem por acaso, e não é claro que tal tipo de indeterminismo ajude a tornar possível a liberdade. Compatibilismo.  i) Apresentação do primeiro tipo de compatibilismo, que quer preservar também o poder de agir de outra maneira. ia) Antecedente histórico (Hobbes, Spinoza): s podia fazer que não P sse s faz que P sem coerções externas. Problema: exemplo do agorafóbico. ib) Versão contemporânea (Smith): s podia fazer que não P sse há situações possíveis (onde a “base causal” da acção de s fica a mesma mas o passado pode mudar em outros aspectos) onde s faz que não P. Problema: distinção entre “base causal” e outros aspectos é pouco clara (exemplo do fóbico que um dia é agorafóbico e outro dia claustrofóbico). ii) Apresentação do segundo tipo de compatibilismo, que recusa o poder de agir de outra maneira (Frankfurt). iia) Exemplos onde a necessidade de fazer algo e a liberdade parecem compatíveis. iib) Noção de liberdade como correspondência entre decisões de 1ª ordem com desejos de 2ª ordem. Problema: os desejos de 2ª ordem e de ordem superior poderiam ter sido “impostos” ao sujeito de maneira tal que intuitivamente o sujeito não é livre (exemplo do agorafóbico de 2ª ordem).


Livre-arbítrio (2)

19 Abril 2018, 18:00 Ricardo Santos

Posições possíveis diante dos argumentos vistos antes: definições de incompatibilismo (“se o determinismo está correcto, não há liberdade”) e compatibilismo (“o determinismo pode estar correcto e ao mesmo tempo pode haver liberdade”). Distinção entre incompatibilismo não-libertário (“o determinismo está correcto, não há liberdade”) e incompatibilismo libertário (“o determinismo não está correcto, há liberdade”). Discussão do incompatibilismo não-libertário (Pereboom). Objecção 1: contradiz sistematicamente a introspecção. Objecção 2: muitas áreas do nosso pensamento (por ex., moral e direito) parecem pressupor que haja acções livres. Apresentação do incompatibilismo libertário (Kane). 


Livre-arbítrio (1)

16 Abril 2018, 18:00 Ricardo Santos

Relação e diferenças entre o tema do determinismo e o tema do fatalismo. Definição de determinismo (todos os factos particulares num certo momento mais as leis da natureza implicam todos os factos particulares em qualquer outro momento). Apresentação intuitiva do problema que o determinismo põe para a liberdade. Refinamento do problema em duas versões. 1) Argumento da consequência (contra a liberdade que requer a ausência de necessidade e a possibilidade de fazer outra coisa) e 2) argumento da heteronomia (contra a liberdade que requer que a origem da ação esteja no sujeito). 


Deus (3)

12 Abril 2018, 18:00 Ricardo Santos

O Argumento Ontológico Modal de Charles Hartshorne. Justificação das suas duas premissas: (1) necessariamente, se Deus existe, então Deus existe necessariamente; e (2) possivelmente Deus existe. Explicação da validade do argumento, com base na semântica dos mundos possíveis. Discussão do argumento: (i) É circular? A conclusão está contida nas premissas? (ii) É verdade que se algo é concebível então não é impossível? A crítica de William Rowe, com o exemplo dos mágicos e dos magiadores.