Sumários
13 Novembro 2019, 18:00
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Ana Travassos Valdez
Apresentação e discussão dirigida pela aluna Dália Fernandes do texto sobre Weber in Pals, Daniel L. Nine Theories of Religion. Third edition. ed. New York: Oxford University Press, 2015, pp. 143-184.
Comentário do capítulo 8 do Livro de Daniel.
Faltaram à aula os alunos Isilda Mota, Kauê Sichinel e Vasco Henriques.
6 Novembro 2019, 18:00
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Ana Travassos Valdez
Apresentação e discussão liderada pelo aluno Kauê Sichinel do texto sobre Marx em "Pals, Daniel L. Nine Theories of Religion. Third edition. ed. New York: Oxford University Press, 2015, pp. 113-142. A discussão do texto levou a que os alunos comparassem o pensamento marxista com o de Durkheim analisado na semana anterior.
introdução à literatura apocalíptica através da leitura e comentário do texto de Daniel 7.
Faltou à aula a aluna Isilda Mota.
30 Outubro 2019, 18:00
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Ana Travassos Valdez
Discussão liderada pelo aluno Delfim Lopes do texto Pals, Daniel L. “Society as Sacred: Émile Durkheim.” In
Nine Theories of Religion, Third edition. New York: Oxford University Press, 2015, onde se discute a teorização do conceito de "religião" efectuado por Émile Durkheim.
Descrição exaustiva do que é um comentário, quais as partes que o compõem e como é que os alunos deverão seguir este modelo para a apresentação do trabalho final de seminário. Mais uma vez se explicou a diferença entre fonte primária e fonte secundária, sublinhando que os trabalhos finais devem ser feitos com base em fontes primárias e não em secundárias ou literatura sobre o tema.
Analisou-se de seguida o texto de Daniel 6, sublinhando-se a par e passo todas as diferentes componentes que fariam parte de um comentário se esta secção do Livro de Daniel estivesse a ser alvo de um comentário bíblico.
Faltaram à aula os alunos Isilda Mota e Gustavo Souza.
23 Outubro 2019, 18:00
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Ana Travassos Valdez
Análise e discussão liderada pela aluna Anabela Lima do texto: Lincoln, Bruce.
Holy Terrors: Thinking About Religion after September 11. 2nd ed. Chicago; London: University of Chicago Press, 2006, pp. 1-18, 51-76.
O texto identifica de forma clara o conceito de religião pré- e pós- 11/9/2001, ao mesmo tempo que sublinha as diferentes expectativas dos vários tipos de vivência religiosa. O autor nota como o Ocidente e o Médio Oriente têm concepções divergentes sobre o que significa "religião" e "praticar/ser religioso", bem como essas mesmas diferenças ao não serem previamente clarificadas servem para agudizar as diferenças entre as sociedades ocidentais e do médio oriente, especialmente, as de cariz muçulmano.
Na segunda parte da aula, continuou-se o comentário ao texto do Livro de Daniel, novamente notando a necessidade de identificar o contexto histórico para que se possa compreender a narrativa, bem como do género literário em presença. Além disso, retomou-se o processo de confronto entre a informação oferecida pelo texto e o correspondente contexto histórico e respectiva cronologia.
Foi também solicitado aos alunos que identificassem as passagens a serem objecto de comentários individuais segundo o modelo de exegese bíblica, a título de trabalho final de seminário. Mais uma vez se exortou os alunos a que passassem tempo nas bibliotecas do consórcio do programa de pós-graduação de modo a terem contacto directo com a literatura secundária disponível em Portugal.
Faltaram à aula os alunos Isilda Mota e Gustavo Souza.
16 Outubro 2019, 18:00
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Ana Travassos Valdez
Comentário e discussão liderada pelo aluno Gustavo Souza do texto: Collins, John J.
The Bible after Babel: Historical Criticism in a Postmodern Age. Grand Rapids; Cambridge: Wm. B. Eerdmans, 2005, pp. 27-51.
O texto de Collins aborda a questão da Bíblia enquanto fonte histórica, levantando questões sobre como/se pode ser utilizado enquanto tal. Consequentemente a discussão versou sobre o conceito de "história" e sobre como abordar as "fontes" da Antiguidade com vista à construção da narrativa histórica. A discussão sobre este texto influenciou a leitura e consequente comentário ao texto do Livro de Daniel (Dn 1-4), com os alunos a questionarem a veracidade histórica daquilo que o texto apresenta como "história".
Faltaram ao seminário os alunos Guilherme Lopes, Isilda Mota, Kauê Sichinel e Vasco Henriques.