Sumários

Continuação da leitura comentada do texto de Luiz Francisco Rebello

29 Setembro 2016, 10:00 Maria João Monteiro Brilhante

A primeira parte da aula foi dedicada ainda à discussão em torno da existência de teatro antes do século XVI e dos autos de Gil Vicente, a partir da obra O primitivo teatro português de Luiz Francisco Rebello.


A segunda parte da aula foi ocupada com a apresentação aos alunos, pela Profª Rosa Sanz-Hermida, dos cursos de teatro da Escuela de Arte Dramático de Castilla y Léon.


Um teatro em Portugal antes do teatro de que falam os historiadores

26 Setembro 2016, 10:00 Maria João Monteiro Brilhante

Alargamento da ideia de teatro para inclusão de práticas parateatrais que remontam à Idade média, antes da existência dos autos de Gil Vicente. Porque se atribui a GV a paternidade do teatro que se fez em Portugal? A responsabilidade dos românticos na busca de uma genealogia, o predomínio de uma ideia de teatro assente no modelo aristotélico, a primeira edição moderna da obra completa de GV no século XIX, a informação indirecta a acções de carácter espectacular em documentos oficiais.


A historiografia do teatro: contingências e metodologias

22 Setembro 2016, 10:00 Maria João Monteiro Brilhante

Fazer e estudar a história de uma arte efémera. Teatro em Portugal ou teatro português; teatro nacional ou teatro global; história ou histórias do teatro. Da história positivista à necessária e inevitável abertura do discurso histórico à perspectiva global e de circulação dos modelos. 

A importância do estudo das fontes e das perspectivas adoptadas pelo historiador: teatro e economia, teatro e sociedade, teatro e outras artes, teatro e tecnologia etc.
Algumas limitações ao estudo do teatro: a efemeridade do espectáculo, a persistência do logocentrismo, a subalternização do espectáculo e suas linguagens a favor da literatura dramática, a diversidade dos materiais a estudar (imagens, objectos de cena, livros de encenação, contas, imagens etc.). 

Leitura recomendada do texto Historiography de Christopher Balme na plataforma Moodle.



Apresentação

19 Setembro 2016, 10:00 Maria João Monteiro Brilhante

Aula de apresentação do programa, da bibliografia e dos elementos de avaliação: um teste (50%), uma recensão de obra seleccionada da bibliografia OU apresentação oral do resultado de uma pesquisa a partir de um tema proposto pela professora (40%), assiduidade e participação (10%).Leitura do calendário dos trabalhos a realizar em cada aula e dos materiais necessários para tal. Visita á plataforma Moodle para conhecer os materiais já disponíveis e o seu funcionamento.