Sumários

Ramón Gómez de la Serna: "Falsas novelas" e nacionalidades literárias

10 Outubro 2017, 15:00 Ângela Fernandes

Comentário da obra Seis Falsas Novelas, de Ramón Gómez de la Serna, a partir de exposições orais preparadas pelos estudantes. Análise das estruturas narrativas e das intrigas das novelas e discussão dos elementos que, em cada uma, visam construir a respectiva identificação “nacional”; comentário do jogo com referências geográficas e antropónimos, com cenários campestres ou urbanos investidos de simbolismos reconhecíveis, e com intrigas que tendem a sublinhar a causalidade da arte face à casualidade da vida humana.


“Pierre Menard, autor del Quijote”, de Jorge Luis Borges, e Seis Falsas Novelas, de Ramón Gómez de la Serna

3 Outubro 2017, 15:00 Ângela Fernandes

Ainda a ficção narrativa de Jorge Luis Borges e o questionamento radical da “localização” de uma obra literária num tempo e num espaço. Leitura e comentário do conto “Pierre Menard, autor del Quijote” (in Ficciones, 1944), e discussão da proposta de entendimento do discurso histórico - ou poético - como “origem” da realidade.

Introdução ao estudo de Seis Falsas Novelas (1927), de Ramón Gómez de la Serna: a obra de Gómez de la Serna no âmbito das Vanguardas hispânicas e europeias, e o seu sistemático desafio aos modelos de representação tradicionais; a questão da “falsidade” associada à identificação de nacionalidades literárias.

Início das exposições orais preparadas pelos estudantes: apresentação de “María Yarsilovna. Falsa novela rusa”. 


Jorge Luis Borges: “Del rigor en la ciencia” e “Tema del traidor y del heroe”

26 Setembro 2017, 15:00 Ângela Fernandes

A exploração dos conceitos de geografia, cartografia, historia nacional e identidade colectiva no âmbito da reflexão sobre modelos e processos de representação. Leitura e comentário de dois textos de Jorge Luis Borges: o poema “Del rigor en la ciencia” (in El Hacedor, 1960) e o conto “Tema del traidor y del heroe” (in Ficciones, 1944).

Breve recapitulação e consideração crítica de noções centrais dos estudos literários: a relação entre ficção e verdade; os modos de representação literária, os géneros literários, o discurso versificado ou em prosa, e os elementos estruturadores de uma narrativa; as estratégias de persuasão retórica e o papel do leitor.

 


Apresentação

19 Setembro 2017, 15:00 Ângela Fernandes

Apresentação do programa do seminário “Geografias Literárias”: explicitação dos objectivos e das hipóteses teóricas a explorar; comentário das leituras propostas e breve referência às edições disponíveis; indicação da página “moodle” da disciplina (elearning.ulisboa.pt), em que os estudantes se devem registar e em que estão disponíveis textos e recursos de pesquisa;  calendarização das sessões, e indicação das datas das apresentações orais preparadas e dos prazos de entrega dos dois ensaios obrigatórios  (7 de Novembro de 2017 e 23 de Janeiro de 2018).

Breves considerações sobre o uso das noções de geografia e cartografia no âmbito dos Estudos Literários. Proposta de leitura do poema “Del rigor en la ciencia”, de Jorge Luis Borges.