Sumários

Mondrian e a abstração

21 Dezembro 2018, 10:00 Pedro Lapa

O trajeto inicial de Mondrian, do simbolismo para o cubismo analítico. A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura. 

Mondrian e a destruição da dicotomia forma vs fundo e as suas diversas tentativas.
A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e consequentemente de assimetria e a exclusão da prevalência do particular sobre o geral. A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano nas pinturas finais.



Bibliografia: 

"1917" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.

"De Stjil" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991 

 "1944" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012


O Surrealismo

19 Dezembro 2018, 10:00 Pedro Lapa

A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. As teorizações de André Breton e a procura do maravilhoso. 
O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente freudiano. 
O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí.

Bibliografia: 
"1924" in  Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012                      
Dawn Ades, "Dada e o Surrealismo" in Nikos Stangos (ed.)  Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991


Exercício escrito

14 Dezembro 2018, 10:00 Pedro Lapa

Realização de um exercício escrito sobre alguns aspetos abordados no programa do semestre.


Marcel Duchamp: o acaso e a indexação do acontecimento

12 Dezembro 2018, 10:00 Pedro Lapa

O acaso e o índice. A recorrência indexativa do trabalho de Duchamp e sua relação com o acontecer como sabotagem da convenção dos códigos.

Análise do  Large Glass: suas relações com a pintura anterior; uma alegoria da mecânica do erotismo.


Bibliografia: 
Hal Foster et al., "1918", in  Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.


O Construtivismo russo na fase produtivista. Marcel Duchamp e o readymade.

7 Dezembro 2018, 10:00 Pedro Lapa

A superação da pintura e da arte no quadro de uma arte utilitária. O produtivismo e a Revolução de Outubro: arte, utopia e sociedade.


O dadaísmo e a crítica à instituição autónoma da arte. Marcel Duchamp: primeiros desenvolvimentos da sua pintura em torno das vanguardas emergentes. O valor do simbolismo como arte da ideia. A participação no movimento cubista e as suas divergências. A invenção de uma pintura diagramática. 

O readymade e o episódio de apresentação de Fountain na Exposição da American Society of Independent Artists, em 1917. As implicações ontológicas, epistemológicas e institucionais do readymade.

Bibliografia: 
Hal Foster et al. "1914","1921" in  Art since 1900. London: Thames & Hudson, 2012
Aaron Scharf, "Construtivismo" in  Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1981