Sumários
Mondrian e a abstração
21 Dezembro 2018, 10:00 • Pedro Lapa
O trajeto inicial de Mondrian, do simbolismo para o cubismo analítico. A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura.
Mondrian e a destruição da dicotomia forma vs fundo e as suas diversas tentativas.
A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e consequentemente de assimetria e a exclusão da prevalência do particular sobre o geral. A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano nas pinturas finais.
Bibliografia:
"1917" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.
"De Stjil" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991
"1944" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012O Surrealismo
19 Dezembro 2018, 10:00 • Pedro Lapa
A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. As teorizações de André Breton e a procura do maravilhoso.
O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente freudiano.
O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí.
Exercício escrito
14 Dezembro 2018, 10:00 • Pedro Lapa
Realização de um exercício escrito sobre alguns aspetos abordados no programa do semestre.
Marcel Duchamp: o acaso e a indexação do acontecimento
12 Dezembro 2018, 10:00 • Pedro Lapa
O acaso e o índice. A recorrência indexativa do trabalho de Duchamp e sua relação com o acontecer como sabotagem da convenção dos códigos.
Bibliografia:
O Construtivismo russo na fase produtivista. Marcel Duchamp e o readymade.
7 Dezembro 2018, 10:00 • Pedro Lapa
A superação da pintura e da arte no quadro de uma arte utilitária. O produtivismo e a Revolução de Outubro: arte, utopia e sociedade.
O readymade e o episódio de apresentação de Fountain na Exposição da American Society of Independent Artists, em 1917. As implicações ontológicas, epistemológicas e institucionais do readymade.
Aaron Scharf, "Construtivismo" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1981