Sumários
A semiótica. Os conceitos de signo em Saussure e em Pierce.
31 Outubro 2018, 10:00 • Pedro Lapa
Revisão das características do cubismo analítico.
Alguns conceitos da semiótica de C. S. Pierce e de F. Saussure. O signo e a sua relação com o referente. A tripartição dos signos em Pierce: símbolo, ícone e índice. A arbitrariedade do signo.
Bibliografia:
O cubismo analítico
26 Outubro 2018, 10:00 • Pedro Lapa
A emergência do cubismo analítico. A grisaille, a fragmentação e a grelha como processos da conquista do espaço bidimensional da pintura. A tese de Kanweiller sobre o cubismo analítico.
Bibliografia:
John Golding, "Cubismo" in Conceitos da Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991
Hal Foster et al, "1911" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012Picasso e Braque: o cubismo cezanneano
24 Outubro 2018, 10:00 • Pedro Lapa
As consequências da interpretação de Cézanne na pintura de Picasso e de Braque. O cubismo cezanneano.
John Golding, "Cubismo" in Conceitos da Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991
Modernismo e 'Primitivismo'. Les demoiselles d'Avignon e o anúncio do cubismo
19 Outubro 2018, 10:00 • Pedro Lapa
A relação da arte modernista com a arte de outras culturas. Os seus antecedentes e a afinidades plausíveis.
A descoberta da arte africana e suas consequências na pintura de Picasso.
As Demoiselles d'Avignon uma pintura de viragem e anúncio do cubismo.
Bibliografia:
"1907" in Hal Foster et al., Art since 1900. London: Thames & Hudson, 2012
A pintura de Picasso no início do séc XX.
17 Outubro 2018, 10:00 • Pedro Lapa
Revisão dos principais tópicos estudados sobre a pintura de Cézanne.
O período azul e o período rosa de Picasso. O retrato de Gertrude Stein e a emergência da máscara.