Sumários

A semiótica. Os conceitos de signo em Saussure e em Pierce.

31 Outubro 2018, 10:00 Pedro Lapa

Revisão das características do cubismo analítico.

Alguns conceitos da semiótica de C. S. Pierce e de F. Saussure. O signo e a sua relação com o referente. A tripartição dos signos em Pierce: símbolo, ícone e índice. A arbitrariedade do signo.


Bibliografia: 
John Golding, "Cubismo" in Conceitos da Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991.                                         
Hal Foster et al. ,"1911", "1913" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.


O cubismo analítico

26 Outubro 2018, 10:00 Pedro Lapa

A emergência do cubismo analítico. A grisaille, a fragmentação e a grelha como processos da conquista do espaço bidimensional da pintura. A tese de Kanweiller sobre o cubismo analítico.

Bibliografia: 

John Golding, "Cubismo" in Conceitos da Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991 

Hal Foster et al, "1911" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012


Picasso e Braque: o cubismo cezanneano

24 Outubro 2018, 10:00 Pedro Lapa

As consequências da interpretação de Cézanne na pintura de Picasso e de Braque. O cubismo cezanneano.


Bibliografia:
John Golding, "Cubismo" in Conceitos da Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991   
"1911" in Hal Foster et al.,   Art since 1900. London: Thames & Hudson, 2012


Modernismo e 'Primitivismo'. Les demoiselles d'Avignon e o anúncio do cubismo

19 Outubro 2018, 10:00 Pedro Lapa

A relação da arte modernista com a arte de outras culturas. Os seus antecedentes e a afinidades plausíveis. 

A descoberta da arte africana e suas consequências na pintura de Picasso. 

As Demoiselles d'Avignon uma pintura de viragem e anúncio do cubismo. 


Bibliografia:  
 Charles Harrison, Francis Frascina, Gill Perry, Primitivism, Cubism, Abstraction, The Early Twentieth Century. New Haven, London: Yale University Press, 1993.
"1907" in Hal Foster et al.,  Art since 1900. London: Thames & Hudson, 2012


A pintura de Picasso no início do séc XX.

17 Outubro 2018, 10:00 Pedro Lapa

Revisão dos principais tópicos estudados sobre a pintura de Cézanne. 

O período azul e o período rosa de Picasso. O retrato de Gertrude Stein e a emergência da máscara.