Sumários

O construtivismo russo

5 Dezembro 2018, 10:00 Pedro Lapa

Tatlin e a emergência da construção. A verdade dos materiais.

O Construtivismo e a noção de  faktura. Rodchenko e o primado da matéria sobre a concepção. 

Bibliografia:
Hal Foster et al., "1914", "1921" in  Art Since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2012
Aaron Scharf, "Construtivismo" in  Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1981 


O Cubofuturismo e o Suprematismo de Malévitch

30 Novembro 2018, 10:00 Pedro Lapa

As primeira vanguardas na Rússia, no século xx. A pintura neoprimitivista de Malevitch. A influência do futurismo e a fase cubofuturista. 
O alogismo como leitura particular do cubismo sintético. 

A invenção do Suprematismo: a exposição 0.10 de 1915, em Petrogrado, e o quadrado preto como o "grau zero" da pintura. 
A intuição geométrica da pintura suprematista e a cor não composicional. O branco como espacialidade pura e infinita da pintura.


Bibliografia: 
Hal Foster et al., "1915" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012                     
Aaron Scharf, "Suprematismo" in Conceitos de Arte Moderna, Nikos Stangos ed.. São Paulo: Zahar, 1991


Kandinsky e o Der Blaue Reitter. O expressionismo de Munique.

28 Novembro 2018, 10:00 Pedro Lapa

A herança simbolista em Kandinsky. A relação entre as vanguardas e a arte folclórica. A descoberta da abstração. 
O movimento expressionista de Munique "Der Blaue Reitter". 
O papel da "necessidade interior" como fundamento da expressão artística. O valor da expressão espontânea e a construção de uma gramática de formas. A relação entre a empatia e a abstração.

Bibliografia: 
Hal Foster et al., "1908" e "1913" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.                      
Norbert Lynton "Expressionismo" in Nikos Stangos (ed.) Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991.        


A emergência da abstração na Europa

23 Novembro 2018, 10:00 Pedro Lapa

A Abstração enquanto fenómeno generalizado na pintura europeia da segunda década do século XX. 

Os diversos posicionamentos relativamente à abstração e ao seu entendimento. A dicotomia materialismo/ idealismo nos diferentes entendimentos da abstração. A reclamação da especificidade disciplinar e sua relação com a abstração.



Bibliografia: Hal Foster et al.,"1913" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.   


Conclusão da análise da escultura de Brancusi. O simultaneísmo de Robert Delaunay

21 Novembro 2018, 10:00 Pedro Lapa

A dialetica entre a produção artesanal e a industrial na escultura de Brancusi. A posição do objeto na convenção escultórica.

O Simultaneísmo /Orfismo. Robert Delaunay e a dissolução da pintura na visualidade pura. Os antecedentes cubistas e futuristas. 


Bibliografia: 
Hal Foster et al, "1927b" in  Art since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2012  
Virginia Spate, "Orfismo" in Nikos Stangos (ed. ),  Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991