Sumários

Cézanne e a reconstrução do espaço pictórico

12 Outubro 2018, 10:00 Pedro Lapa

Cézanne e a reconstrução do espaço pictórico. A forma e a cor. A pincelada como sensação percetiva. A passagem e a organização do espaço tridimensional no plano pictórico.

Bibliografia:
Robert Rosenblum, "Paul Cézanne" in Nineteenth Century Art. New York: Abrams, 1984

Stephen F. Eisenman, "The Failure and Success of Cézanne" in  Nineteenth Century Art, A Critical History. London: Thames & Hudson, 2011. 


As teorias da cor e o impressionismo de Monet. A diluição da forma. Os primeiros desenvolvimentos de Cézanne.

10 Outubro 2018, 10:00 Pedro Lapa

As teorias da cor no século XIX observadas pelos pintores impressionistas. Monet e a diluição da forma.

Os primeiros desenvolvimentos de Cézanne, do naturalismo para o impressionismo. A reconstrução da forma.


Bibliografia:
Robert Rosenblum, "Paul Cézanne" in Nineteenth Century Art. New York: Abrams, 1984

Stephen F. Eisenman, "The Failure and Success of Cézanne" in  Nineteenth Century Art, A Critical History. London: Thames & Hudson, 2011. 




O Impressionismo e a cor

3 Outubro 2018, 10:00 Pedro Lapa

A pintura de ar-livre naturalista e a especificidade impressionista. Claude Monet e a captação da fugacidade do instante. A diluição da forma.
As teorias da cor no século XIX e as suas repercussões na pintura impressionista. A cor como pigmento e como luz. A mistura aditiva e subtrativa. Os contrastes complementares.


Bibliografia:
Robert Rosenblum, "The 1870's: From Realism to Aestheticism" in  Nineteenth Century Art. New York: Abrams, 1984. 
Stephen F. Eisenman, "Impressionism and the Commodity" in  Nineteenth Century Art, A Critical History. London: Thames & Hudson, 2011. 
David Bomford et al "Impressionist Use of Colour" in  Art in the Making, Impressionism. London & New Haven: The National Gallery/Yale University Press, 1990.


A emergência do Impressionismo em 1874

28 Setembro 2018, 10:00 Pedro Lapa

A emergência da pintura impressionista em 1874. O desafio da fotografia e a recondução da pintura aos seus meios específicos. A pintura de ar-livre naturalista e a especificidade impressionista.

Bibliografia:

Robert Rosenblum,  "1874: The First Impressionist Exhibition" in  Nineteenth Century Art. New York: Abrams, 1984


A pintura de Manet

26 Setembro 2018, 10:00 Pedro Lapa

L'Olympie em 1863. Realismo e pintura moderna. Rearticulçao dos géneros clássicos pela pintura moderna. O primado da mancha pictórica e a rutura com a espacialidade naturalista da renascença. A pintura da vida moderna. 


Bibliografia: 
Robert Rosenblum, "The 1860's: Manet and Painting in Paris" in  Nineteenth Century Art. New York: Abrams, 1984