Sumários

Marcel Duchamp: o acaso e o índice

22 Novembro 2017, 10:00 Pedro Lapa

O acaso e o índice. A recorrência indexativa do trabalho de Duchamp e sua relação com o acontecer e a convenção dos códigos.

Análise do Large Glass e suas relações com a pintura anterior de Duchamp. Uma alegoria da mecânica do erotismo.


Bibliografia: 
Hal Foster et al., "1918", in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.


Marcel Duchamp e o readymade

17 Novembro 2017, 10:00 Pedro Lapa

O dadaísmo e a crítica à instituição autónoma da arte.  
O caso específico de Marcel Duchamp: primeiros desenvolvimentos da sua pintura em torno das vanguardas emergentes. O valor do simbolismo como arte da ideia. A participação no movimento cubista e as suas divergências. 
A invenção de uma pintura diagramática. 
O readymade e o episódio de apresentação de Fountain na Exposição da American Society of Independent Artists, em 1917. As implicações ontológicas, epistemológicas e institucionais do readymade.

Bibliografia:
Hal Foster et al. "1914", in Art since 1900. London: Thames & Hudson, 2012


A escultura moderna de Brancusi.

15 Novembro 2017, 10:00 Pedro Lapa

Brancusi e a tradição rodineana.

A talha direta na pedra e na madeira e o primado da síntese. A relação com a escultura de outras culturas. Uma dialética entre o objeto único e a produção industrial. A posição do objeto na convenção escultórica.

Bibliografia: 
Hal Foster et al, "1927b" in Art since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2012 


O simultaneísmo de Robert Delaunay. Introdução à escultura de Brancusi.

10 Novembro 2017, 10:00 Pedro Lapa

O Simultaneísmo /Orfismo. Robert Delaunay e a dissolução da pintura na visualidade pura. Os antecedentes cubistas e futuristas. As primeiras experiências abstratas. 

A escultura de Brancusi. Os primeiros desenvolvimentos e a transição do século XIX para o XX.


Bibliografia: 
Virginia Spate, "Orfismo" in Nikos Stangos (ed. ), Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991     


Revisão do cubismo sintético. O Futurismo

8 Novembro 2017, 10:00 Pedro Lapa

Revisão das principais características do cubismo sintético. O período neoclassicista de Picasso e os retornos à ordem.

A emergência do Futurismo. A valorização da tecnologia, da velocidade, da cinestesia e da sinestesia. A assimilação parcial do cubismo e a relação com as novas tecnologias da imagem. A condenação do passado. A relação entre a cultura erudita e a cultura de massas. As construção das estratégias características das vanguardas: o choque, a propaganda e a radicalização da diferença.



Bibliografia: Norbert Lynton "Futurismo" in Nikos Stangos (ed. ) Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991.                     
Hal Foster et al., "1909" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012