Sumários
Marcel Duchamp: o acaso e o índice
22 Novembro 2017, 10:00 • Pedro Lapa
O acaso e o índice. A recorrência indexativa do trabalho de Duchamp e sua relação com o acontecer e a convenção dos códigos.
Análise do Large Glass e suas relações com a pintura anterior de Duchamp. Uma alegoria da mecânica do erotismo.Bibliografia:
Marcel Duchamp e o readymade
17 Novembro 2017, 10:00 • Pedro Lapa
O dadaísmo e a crítica à instituição autónoma da arte.
O caso específico de Marcel Duchamp: primeiros desenvolvimentos da sua pintura em torno das vanguardas emergentes. O valor do simbolismo como arte da ideia. A participação no movimento cubista e as suas divergências.
A invenção de uma pintura diagramática.
O readymade e o episódio de apresentação de Fountain na Exposição da American Society of Independent Artists, em 1917. As implicações ontológicas, epistemológicas e institucionais do readymade.
A escultura moderna de Brancusi.
15 Novembro 2017, 10:00 • Pedro Lapa
Brancusi e a tradição rodineana.
A talha direta na pedra e na madeira e o primado da síntese. A relação com a escultura de outras culturas. Uma dialética entre o objeto único e a produção industrial. A posição do objeto na convenção escultórica.Bibliografia:
O simultaneísmo de Robert Delaunay. Introdução à escultura de Brancusi.
10 Novembro 2017, 10:00 • Pedro Lapa
O Simultaneísmo /Orfismo. Robert Delaunay e a dissolução da pintura na visualidade pura. Os antecedentes cubistas e futuristas. As primeiras experiências abstratas.
A escultura de Brancusi. Os primeiros desenvolvimentos e a transição do século XIX para o XX.
Bibliografia:
Revisão do cubismo sintético. O Futurismo
8 Novembro 2017, 10:00 • Pedro Lapa
Revisão das principais características do cubismo sintético. O período neoclassicista de Picasso e os retornos à ordem.
Bibliografia: Norbert Lynton "Futurismo" in Nikos Stangos (ed. ) Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991.