Sumários

Les demoiselles d'Avignon e o anúncio do cubismo.

13 Outubro 2017, 10:00 Pedro Lapa

A descoberta da arte africana e suas consequências na pintura de Picasso. 
As Demoiselles d'Avignon uma pintura de viragem e anúncio do cubismo. 


Bibliografia: Charles Harrison, Francis Frascina, Gill Perry — Primitivism, Cubism, Abstraction, The Early Twentieth Century. New Haven, London: Yale University Press, 1993.
"1907" in Hal Foster et al., Art since 1900. London: Thames & Hudson, 2012


A pintura de Picasso no início do séc XX. Modernismo e "Primitivismo"

11 Outubro 2017, 10:00 Pedro Lapa

O período azul e o período rosa de Picasso. 

O retrato de Gertrude Stein e a emergência da máscara.
A relação da arte modernista com a arte de outras culturas.Os seus antecedentes e a afinidades plausíveis. 



Bibliografia: 
Charles Harrison, Francis Frascina, Gill Perry, Primitivism, Cubism, Abstraction, The Early Twentieth Century. New Haven, London: Yale University Press, 1993.


O Pós-impressionismo. Cézanne.

6 Outubro 2017, 10:00 Pedro Lapa

Cézanne e a reconstrução do espaço pictórico. A forma e a cor. A pincelada como sensação percetiva. A passagem e a organização do espaço tridimensional no plano pictórico.

Bibliografia:
Robert Rosenblum, "Paul Cézanne" in Nineteenth Century Art. New York: Abrams, 1984

Stephen F. Eisenman, "The Failure and Success of Cézanne" in Nineteenth Century Art, A Critical History. London: Thames & Hudson, 2011. 


As teorias da cor e o impressionismo. Monet.

4 Outubro 2017, 10:00 Pedro Lapa

As teorias da cor no século XIX observadas pelos pintores impressionistas.


Bibliografia:

David Bomford et al "Impressionist Use of Colour" in Art in the Making, Impressionism. London & New Haven: The National Gallery/Yale University Press, 1990.


A pintura impressionista

29 Setembro 2017, 10:00 Pedro Lapa

A pintura de ar-livre naturalista e a especificidade impressionista. A captação da fugacidade do instante.
As teorias da cor no século XIX e as suas repercussões na pintura impressionista. A cor como pigmento e como luz. A mistura aditiva e subtrativa. Os contrastes complementares.


Bibliografia:
Robert Rosenblum, "The 1870's: From Realism to Aestheticism" in Nineteenth Century Art. New York: Abrams, 1984.
Stephen F. Eisenman, "Impressionism and the Commodity" in Nineteenth Century Art, A Critical History. London: Thames & Hudson, 2011.