Sumários

A primeira geração modernista

20 Abril 2020, 10:00 Pedro Lapa

Aula em videocoferência.

A 1ª geração modernista, sua definição, protagonistas (Eduardo Viana, Abel Manta, Jorge Barradas, António Soares, Dórdio Gomes, Milly Possoz) e as possibilidades da arte moderna em Portugal. O cezannismo e a estilização gráfica na pintura dos anos de 1920. O contexto artístico da época: a exposição dos 5 independentes, o Salão de Outono de 1925 e 1926 e o Bristol Club e a Brasileira do Chiado.

Indicações para a realização do exercício escrito na aula de 22 de abril.


Bibliografia: 

José-Augusto França, "A Primeira Geração Modernista" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.



A obra de Amadeo de Souza-Cardoso entre 1916 e 1918

15 Abril 2020, 10:00 Pedro Lapa

Aula em videoconferência.

Os Delaunay em Vila do Conde e os projetos da Corporation Nouvelle. A integração de elementos da cultura popular. A rutura com os Delaunay. A revisão crítica das vanguardas e a hibridação da obra de Amadeo. O papel da colagem. 
A sua posição específica no quadro dos movimentos vanguardistas anteriores à 1ª guerra mundial.

Bibliografia: 

José-Augusto França, "Amadeo" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.

Pedro Lapa, " Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.

Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.

Joana Cunha Leal, “Apropriação, Deslizamento, Deslocação” in Revista de História da Arte. Lisboa: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Nº 10, 2012, pp. 110-127


Amadeo de Souza-Cardoso e o simultaneísmo

6 Abril 2020, 10:00 Pedro Lapa

Aula em videoconferência.

O ano de 1913 e os profundos desenvolvimentos da pintura de Amadeo de Souza-Cardoso. O valor da cor na dinâmica da construção da pintura. A abstração.  

A sua participação no Armory Show de Nova York, 1913 e o Herbstsalon de Berlim em 1913. O seu posicionamento entre as diferentes vanguardas de Paris em 1913. 

O regresso a Portugal e a I Guerra Mundial. Os Delaunay em Vila do Conde e os projetos da Corporation Nouvelle. A rutura com os Delaunay.


Bibliografia: 

José-Augusto França, "Amadeo" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.

Pedro Lapa, " Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.

Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.

Joana Cunha Leal, “Apropriação, Deslizamento, Deslocação” in Revista de História da Arte. Lisboa: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Nº 10, 2012, pp. 110-127


Os desenvolvimentos cubistas na pintura de Amadeo de Souza-Cardoso

1 Abril 2020, 10:00 Pedro Lapa

Aula em videoconferência.

Os desenvolvimentos cubistas na pintura de Amadeo de Souza-Cardoso até 1913. A sua presença nos Salon des Indépendants de 1911 e 1912, no Salon d'Automne de 1912.



Bibliografia: 

José-Augusto França, "Amadeo" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.

Pedro Lapa,"Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.

Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.


Amadeo de Souza-Cardoso. Início e desenvolvimento da sua obra em Paris.

30 Março 2020, 10:00 Pedro Lapa

Aula em videoconferência.

Introdução à obra de Amadeo de Souza Cardoso. A chegada a Paris em 1906. A situação da arte moderna internacional à data. 

As primeiras pinturas e a influência da arte nova e de Amedeo Modigliani. 


Bibliografia: 

José-Augusto França, "Amadeo" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.

Pedro Lapa,"Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.