Sumários

A Pintura de História. Malhoa e o tardo-naturalismo. A escultura naturalista.

9 Março 2020, 10:00 Pedro Lapa

O conflito entre o naturalismo e a Pintura de História. A pintura de José Malhoa no século XIX e XX. A escultura naturalista: Soares dos Reis e Teixeira Lopes.

A academização do naturalismo e a sua expansão pelo século XX. As sucessivas gerações de pintores tardo-naturalistas e o legado do naturalismo.

Bibliografia:
José-Augusto França, "Malhoa", "Teixeira Lopes e a Escultura Naturalista", "Carlos Reis, Salgado, António Carneiro e a Geração Fim do Século" in A Arte em Portugal no século XIX. Lisboa: Bertrand, 1998

Nuno Saldanha, "José Malhoa (1855 - 1933) Mito, luminismo e modernidade" in Pedro Lapa, Maria de Aires Silveira, Arte Portuguesa do Século XIX (1850 - 1910). Lisboa: Leya, 2010.

Paulo Henriques, José Malhoa. Lisboa: Edições Inapa, 1996


A Pintura de Columbano Bordalo Pinheiro: modernidade e antiguidade

4 Março 2020, 10:00 Pedro Lapa

A pintura de Columbano Bordalo Pinheiro na década de 1880. Uma aproximação ao realismo. A dialética entre modernidade e antiguidade.

A viragem simbolista: um retrato coletivo da intelectualidade portuguesa no fim do século XIX.
A pintura de Columbano no século XX: expressão e intimismo.

Bibliografia:

José-Augusto França, "Columbano" in A Arte em Portugal no Século XIX. Vol. II. Lisboa: Bertrand, 1998

Pedro Lapa, “Columbano Bordalo Pinheiro. Uma Arqueologia da Modernidade”, Columbano Bordalo Pinheiro 1874-1900. Lisboa: Museu do Chiado – MNAC, 2007 ou 

Pedro Lapa, “Columbano Bordalo Pinheiro. Uma Arqueologia da Modernidade”  Arte Portuguesa do Século XIX (1850 – 1910), Pedro Lapa e Maria de Aires Silveira coord.. Lisboa: Leya, IMC, 2010. 



A modernidade de Henrique Pousão

2 Março 2020, 10:00 Pedro Lapa

A modernidade da pintura de Henrique Pousão: uma articulação entre o jogo de luz e sombra com o plano pictórico.


Bibliografia:

José-Augusto França, "Pousão" in A Arte em Portugal no século XIX. Vol. II. Lisboa: Bertrand, 1998

Carlos Silveira, Henrique Pousão. Lisboa: QuidNovi, 2010


O Naturalismo em Portugal. A primeira geração.

19 Fevereiro 2020, 10:00 Pedro Lapa

A pintura de Silva Porto e de Marques de Oliveira: a emergência do naturalismo em Portugal.

Análise da primeira geração naturalista: as obras de Artur Loureiro, António Ramalho, João Vaz e Sousa Pinto.

Uma prática entre a modernidade e a academização naturalista.


Bibliografia:

José Augusto França, "Silva Porto e Marques de Oliveira", "A primeira geração naturalista" in A Arte em Portugal no século XIX. Vol. II. Lisboa: Bertrand, 1998

Raquel Henriques da Silva, "Silva Porto e a pintura naturalista" in Pedro Lapa, Maria de Aires Silveira (org.), Arte Portuguesa do Século XIX (1850 - 1910). Lisboa: Leya, 2010.


Os desenvolvimentos da pintura em França durante o pensionato dos artistas portugueses. A pintura de Silva Porto.

17 Fevereiro 2020, 10:00 Pedro Lapa

Os desenvolvimentos na pintura francesa durante a estada dos bolseiros portugueses Silva Porto e Marques de Oliveira.

A situação cultural e política em Portugal no último quartel do século XIX.

A pintura de Silva Porto. 


Bibliografia:

José Augusto França, "Silva Porto e Marques de Oliveira" in A Arte em Portugal no século XIX. Vol. II. Lisboa: Bertrand, 1998

Raquel Henriques da Silva, "Silva Porto e a pintura naturalista" in Pedro Lapa, Maria de Aires Silveira (org.), Arte Portuguesa do Século XIX (1850 - 1910). Lisboa: Leya, 2010.