Sumários

Ecos do realismo em Portugal. A pintura naturalista

12 Fevereiro 2020, 10:00 Pedro Lapa

A pintura de Alfredo Keil: o romantismo como gosto e a iconografia da Lisboa de 1870's.

O realismo em Portugal: a Questão Coimbrã, o Cenáculo e as Conferências Democráticas, Eça de Queirós e o realismo de Courbet. O realismo e a crítica.

A emergência da pintura de ar livre e o Naturalismo em França. A pintura de Camille Corot e a Escola de Barbizon    



Bibliografia:
José-Augusto França, "A estética realista" in A Arte em Portugal no Século XIX. Vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998 

Stephen Eisenman, "The Rethoric of Realism: Courbet and the Origins of the Avant-Garde", "The Decline of History Painting: Germany, Italy, France and Russia" in Nineteenth Century Art. London: Thames & Hudson, 2011.

Robert Rosenblum, "Painting: 1848 - 1870" in 19th Century Art. New York: Abrams, 1984.


Nas margens do realismo

10 Fevereiro 2020, 10:00 Pedro Lapa

Caracterização da situação artística em 1870. 

A pintura de Miguel Lupi: uma aproximação ao realismo e o retrato da sociedade fontista.

A escultura de Simões de Almeida entre o neoclassicismo e o naturalismo. As influências francesas. A estatuária.  


Bibliografia:

José-Augusto França, "Lupi e a pintura de 70", "A estética realista", "Soares dos Reis e a escultura de 70" in A Arte em Portugal no Século XIX. Vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998 

Maria de Aires Silveira, Cristina Azevedo Tavares, Miguel Ângelo Lupi 1826-1883. Lisboa: Museu do Chiado/Instituto Português de Museus, 2002.

Stephen Eisenman, "The Decline of History Painting: Germany, Italy, France and Russia" in Nineteenth Century Art. London: Thames & Hudson, 2011.


O Romantismo: a pintura de costumes, o retrato e a escultura. Os monumentos e a Sociedade Promotora de Belas Artes.

5 Fevereiro 2020, 10:00 Pedro Lapa

A pintura de costumes do período romântico: Leonel Marques Pereira e António Patrício. A emergência de uma nova figura, o povo. O retrato entre a individualidade e a representação social: Visconde de Menezes e Cristino da Silva. 

A escultura romântica de Soares dos Reis: análise de O Desterrado. A estatuária em Lisboa e Porto no período romântico. 

A Sociedade Promotora de Belas Artes: a sua emergência, desenvolvimento e desatualização. O seu papel na constituição de uma esfera autónoma para a arte em Portugal.


Bibliografia:

José-Augusto França, "Metrass e a Pintura de História", "A pintura de costumes", "Meneses e o retrato", "Soares dos Reis e a escultura de 70", "A cidade e o Passeio Público", "Os Monumentos", " A Sociedade Promotora de Belas Artes e o Salão" in  A Arte em Portugal no Século XIX, vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998

Sandra Leandro, “Confirmar a Tragédia: Soares dos Reis, Desterrrado e ‘tudo’” in Pedro Lapa e Maria de Aires Silveira (coord.) – Arte Portuguesa do Século XIX (1850 – 1910). Lisboa: Leya, IMC, 2010.



O Romantismo e a paisagem: Cristino da Silva e Tomás da Anunciação

3 Fevereiro 2020, 10:00 Pedro Lapa

Os cinco artistas em Sintra de Cristino da Silva, uma pintura-programa para o romantismo em Portugal. 

A pintura de paisagem no romantismo: Cristino da Silva. A pintura animalista de Tomás da Anunciação. As referências internacionais e as suas interpretações. 




Bibliografia:

José-Augusto França," O Romantismo", "Anunciação, Cristino e a paisagem", in A Arte em Portugal no Século XIX, vol 1. Lisboa: Bertrand, 1998.

Maria de Aires Silveira, “João Cristino da Silva” in Pedro Lapa e Maria de Aires Silveira (coord.) – Arte Portuguesa do Século XIX (1850 – 1910). Lisboa: Leya, IMC, 2010.


O Romantismo. Fontes internacionais e situação portuguesa.

29 Janeiro 2020, 10:00 Pedro Lapa

Introdução ao romantismo: as fontes europeias; a situação portuguesa.

O retrato e a invenção do sujeito; a paisagem e a projeção da mundividência; o exótico, o macabro, o obsoleto como alteridades; a emergência do político e do povo como nova figura da história; a desarmonia e o sublime, enquanto tópicos do entendimento estético romântico. O programa das  Viagens na minha terra de Almeida Garrett e a pintura de Auguste Roquemont. 

Bibliografia: 

José-Augusto França," O Romantismo" in A Arte em Portugal no Século XIX, vol 1. Lisboa: Bertrand, 1998.