Sumários
4. A pintura: caracterização genérica 4.1. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras. Comentário às versões escritas dos trabalhos.
11 Abril 2024, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
4. A pintura: caracterização
genérica
4.1. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.
Comentário às versões escritas dos trabalhos.
BIBLIOGRAFIA
BASTOS,
Celina, DEGORTES, Michela, RAGGI, Giuseppina, “Giuseppe Antonio Trono e
Bernardino Gagliardini pintores de retratos no Reinado de D. Maria I. Novos
dados de investigação”, ARTis On, Nº 7 (2018)
BORGES,
Nelson Correia, “Do Barroco ao Rococó”, AAVV, História da Arte e Portugal,
Vol. 9. Lisboa: Publicações Alfa, 1986
JESUS,
Júlio, O Pintor Jean Pillement. Lisboa: Tip. Gonçalves, 1933
RAGGI,
Giuseppina, DEGORTES, Michela, Giuseppe Trono em Portugal: um pintor de
retratos piemontês entre monarquia e revolução (1785-1810), in Isabel
Ferreira da MOTA, Carla Enrica SPANTIGATI, (org.), "Tanto ella
assume novitate al fianco" Lisboa, Turim e o intercâmbio cultural do
século das Luzes à Europa pós-napoleónica. Coimbra: Imprensa da
Universidade de Coimbra, 2019, pp. 241-287
SALDANHA,
Nuno, “Joaquim Manuel da Rocha - A Pintura da capela-mor na igreja de S. Paulo
de Salvaterra de Magos”, Magos: Revista Cultural do Concelho de Salvaterra
de Magos, Nº III (2016), pp. 144-165.
SALDANHA,
Nuno, Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII. Lisboa:
Livros Horizonte, 1995, pp. 39-45
SALDANHA,
Nuno, ARAÚJO, Agostinho, (coord.), Jean Pillement (1728-1808) e o Paisagismo
em Portugal. Lisboa: Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, 1997
Teste escrito de avaliação de conhecimentos.
9 Abril 2024, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Teste escrito de avaliação de conhecimentos.
3. A escultura: caracterização genérica – escultura rococó ou do tempo do rococó? 3.1. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras. Esclarecimento de dúvidas para o teste.
4 Abril 2024, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3. A escultura:
caracterização genérica – escultura rococó ou do tempo do rococó?
3.1. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.
Esclarecimento
de dúvidas para o teste.
BIBLIOGRAFIA
AAVV,
O Virtuoso Criador. Joaquim Machado de Castro (1731-1822). Lisboa: Museu
Nacional de Arte Antiga-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012
CARVALHO,
A. Ayres, A Escola de Escultura de Mafra, (separata de Belas-Artes,
Nº 19, 1963). Lisboa, 1964
FARIA,
Miguel Figueira de, Machado de Castro (1731-1822). Estudos. Lisboa:
Livros Horizonte, 2008
FARIA,
Miguel Figueira de, (coord.), Machado de Castro. Da utilidade da escultura. Lisboa:
Caleidoscópio, 2014
LIMA,
Henrique de Campos Ferreira, Joaquim Machado de Castro Escultor
Conimbricense. Coimbra: Instituto de História da Arte da FLUC, 1989
RODRIGUES, Ana Duarte, A escultura de vulto figurativa do Laboratório de Joaquim Machado de Castro (1771-1822): produção, morfologia, iconografia, fontes e significado, (dissertação de Doutoramento em História da Arte, apresentada à Faculdade de Ciências sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), Lisboa, 2004 (texto policopiado)
2.3. O pombalino. Indicação da matéria para o teste.
2 Abril 2024, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
2.3.
O pombalino.
Indicação
da matéria para o teste.
BIBLIOGRAFIA
FARIA, Miguel (coord.), Do Terreiro do
Paço à Praça do Comércio: Lisboa: INCM, 2014
FERREIRA-ALVES, Jaime, O Porto na Época
dos Almadas. Porto: Câmara Municipal do Porto, 1988-1990 (2 vols.)
FRANÇA, José-Augusto, Lisboa Pombalina
e o Iluminismo. Lisboa: Bertrand Editora, 1983
FRANÇA, José-Augusto, A Reconstrução de
Lisboa e a Arquitectura Pombalina. Lisboa: ICALP, 1978
FRANÇA, José-Augusto, O Pombalismo e o
Romantismo. Lisboa: Editorial Presença, 2004
VALE, Teresa Leonor M., “Do Terreiro do
Paço à Praça do Comércio”, Monumentos. Revista Semestral de Edifícios e
Monumentos, Lisboa, Nº 1, 1994
2.2. A arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras Entrega dos trabalhos de investigação realizados pelos alunos no âmbito da uc.
21 Março 2024, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
2.2.
A arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e
obras
Entrega
dos trabalhos de investigação realizados pelos alunos no âmbito da uc.
BIBLIOGRAFIA
CARITA,
Hélder, A Casa Senhorial em Portugal. Modelos, Tipologias, Programas
Interiores e Equipamento. Lisboa: Associação Portuguesa das Casas Antigas,
2016
FERRO,
Maria Inês, Queluz. O Palácio e os Jardins. Londres: Scala Publishers,
1997
GUEDES,
Natália Brito Correia, O Palácio dos Senhores do Infantado em Queluz.
Lisboa: Livros Horizonte, 1971
MENDONÇA,
Isabel, “Estucadores do Ticino na Lisboa Joanina”, Cadernos do Arquivo
Municipal, Série II, Nº 1, 2014
MENDONÇA,
Isabel, Estuques Decorativos. A Evolução das Formas (sécs. XVI a XIX).
Lisboa: Principia -Nova Terra, 2009
OLIVEIRA,
Eduardo Pires de, “André Soares (1720-1769): a difícil escolha entre o rococó e
o tardobarroco”, Artis. Revista de História da Arte e Ciências do Património,
2ª série, Nº 7-8, 2020, pp. 28-37
OLIVEIRA,
Eduardo Pires de, Braga de André Soares. Lisboa: Edições Centro
Atlântico, 2014
PEREIRA,
José Fernandes, “Da estética barroca ao fim do classicismo”, in Paulo PEREIRA
(dir.), História da Arte Portuguesa, Vol. III. Lisboa: Círculo de
Leitores, 1995
QUEIROZ, Mónica Ribas Marques Ribeiro de, O arquitecto Mateus Vicente de Oliveira (1706-1785): uma práxis original na arquitectura portuguesa setecentista, (Tese de Doutoramento em Belas-Artes, especialidade Ciências da Arte, apresentada à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa), Lisboa, 2013 (disponível em https://repositorio.ul.pt/handle/10451/9425)