Sumários

4. A pintura: caracterização genérica 4.1. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras. Comentário às versões escritas dos trabalhos.

11 Abril 2024, 09:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


4. A pintura: caracterização genérica

4.1. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.

Comentário às versões escritas dos trabalhos.

BIBLIOGRAFIA

BASTOS, Celina, DEGORTES, Michela, RAGGI, Giuseppina, “Giuseppe Antonio Trono e Bernardino Gagliardini pintores de retratos no Reinado de D. Maria I. Novos dados de investigação”, ARTis On, Nº 7 (2018)

BORGES, Nelson Correia, “Do Barroco ao Rococó”, AAVV, História da Arte e Portugal, Vol. 9. Lisboa: Publicações Alfa, 1986

JESUS, Júlio, O Pintor Jean Pillement. Lisboa: Tip. Gonçalves, 1933

RAGGI, Giuseppina, DEGORTES, Michela, Giuseppe Trono em Portugal: um pintor de retratos piemontês entre monarquia e revolução (1785-1810)in Isabel Ferreira da MOTA, Carla Enrica SPANTIGATI, (org.), "Tanto ella assume novitate al fianco" Lisboa, Turim e o intercâmbio cultural do século das Luzes à Europa pós-napoleónica. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019, pp. 241-287

SALDANHA, Nuno, “Joaquim Manuel da Rocha - A Pintura da capela-mor na igreja de S. Paulo de Salvaterra de Magos”, Magos: Revista Cultural do Concelho de Salvaterra de Magos, Nº III (2016), pp. 144-165.

SALDANHA, Nuno, Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII. Lisboa: Livros Horizonte, 1995, pp. 39-45

SALDANHA, Nuno, ARAÚJO, Agostinho, (coord.), Jean Pillement (1728-1808) e o Paisagismo em Portugal. Lisboa: Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, 1997

SERRÃO, Vítor, O Barroco. Lisboa: Editorial Presença 2003

Teste escrito de avaliação de conhecimentos.

9 Abril 2024, 09:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


Teste escrito de avaliação de conhecimentos.

3. A escultura: caracterização genérica – escultura rococó ou do tempo do rococó? 3.1. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras. Esclarecimento de dúvidas para o teste.

4 Abril 2024, 09:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


3. A escultura: caracterização genérica – escultura rococó ou do tempo do rococó?

3.1. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.

Esclarecimento de dúvidas para o teste.

BIBLIOGRAFIA

AAVV, O Virtuoso Criador. Joaquim Machado de Castro (1731-1822). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012

CARVALHO, A. Ayres, A Escola de Escultura de Mafra, (separata de Belas-Artes, Nº 19, 1963). Lisboa, 1964

FARIA, Miguel Figueira de, Machado de Castro (1731-1822). Estudos. Lisboa: Livros Horizonte, 2008

FARIA, Miguel Figueira de, (coord.), Machado de Castro. Da utilidade da escultura. Lisboa: Caleidoscópio, 2014

LIMA, Henrique de Campos Ferreira, Joaquim Machado de Castro Escultor Conimbricense. Coimbra: Instituto de História da Arte da FLUC, 1989

RODRIGUES, Ana Duarte, A escultura de vulto figurativa do Laboratório de Joaquim Machado de Castro (1771-1822): produção, morfologia, iconografia, fontes e significado, (dissertação de Doutoramento em História da Arte, apresentada à Faculdade de Ciências sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), Lisboa, 2004 (texto policopiado)

2.3. O pombalino. Indicação da matéria para o teste.

2 Abril 2024, 09:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


2.3. O pombalino.

Indicação da matéria para o teste.

BIBLIOGRAFIA

FARIA, Miguel (coord.), Do Terreiro do Paço à Praça do Comércio: Lisboa: INCM, 2014

FERREIRA-ALVES, Jaime, O Porto na Época dos Almadas. Porto: Câmara Municipal do Porto, 1988-1990 (2 vols.)

FRANÇA, José-Augusto, Lisboa Pombalina e o Iluminismo. Lisboa: Bertrand Editora, 1983

FRANÇA, José-Augusto, A Reconstrução de Lisboa e a Arquitectura Pombalina. Lisboa: ICALP, 1978

FRANÇA, José-Augusto, O Pombalismo e o Romantismo. Lisboa: Editorial Presença, 2004

VALE, Teresa Leonor M., “Do Terreiro do Paço à Praça do Comércio”, Monumentos. Revista Semestral de Edifícios e Monumentos, Lisboa, Nº 1, 1994

VALE, Teresa Leonor M. (coord.), A Cidade Pombalina. Os 250 Anos do Plano da Baixa, Actas das Jornadas. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 2010

2.2. A arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras Entrega dos trabalhos de investigação realizados pelos alunos no âmbito da uc.

21 Março 2024, 09:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


2.2. A arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

Entrega dos trabalhos de investigação realizados pelos alunos no âmbito da uc.

BIBLIOGRAFIA

CARITA, Hélder, A Casa Senhorial em Portugal. Modelos, Tipologias, Programas Interiores e Equipamento. Lisboa: Associação Portuguesa das Casas Antigas, 2016

FERRO, Maria Inês, Queluz. O Palácio e os Jardins. Londres: Scala Publishers, 1997

GUEDES, Natália Brito Correia, O Palácio dos Senhores do Infantado em Queluz. Lisboa: Livros Horizonte, 1971

MENDONÇA, Isabel, “Estucadores do Ticino na Lisboa Joanina”, Cadernos do Arquivo Municipal, Série II, Nº 1, 2014

MENDONÇA, Isabel, Estuques Decorativos. A Evolução das Formas (sécs. XVI a XIX). Lisboa: Principia -Nova Terra, 2009

OLIVEIRA, Eduardo Pires de, “André Soares (1720-1769): a difícil escolha entre o rococó e o tardobarroco”, Artis. Revista de História da Arte e Ciências do Património, 2ª série, Nº 7-8, 2020, pp. 28-37

OLIVEIRA, Eduardo Pires de, Braga de André Soares. Lisboa: Edições Centro Atlântico, 2014

PEREIRA, José Fernandes, “Da estética barroca ao fim do classicismo”, in Paulo PEREIRA (dir.), História da Arte Portuguesa, Vol. III. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995

QUEIROZ, Mónica Ribas Marques Ribeiro de, O arquitecto Mateus Vicente de Oliveira (1706-1785): uma práxis original na arquitectura portuguesa setecentista, (Tese de Doutoramento em Belas-Artes, especialidade Ciências da Arte, apresentada à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa), Lisboa, 2013 (disponível em https://repositorio.ul.pt/handle/10451/9425