Sumários

Apresentação: objectivos e competências, metodologia, programa e bibliografia, avaliação. Informação detalhada quanto aos elementos e respectivos critérios de avaliação; comunicação das datas dos mesmos.

23 Janeiro 2024, 09:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


Apresentação: objectivos e competências, metodologia, programa e bibliografia, avaliação.

Informação detalhada quanto aos elementos e respectivos critérios de avaliação; comunicação das datas dos mesmos.

DATAS IMPORTANTES

Indicação dos temas de trabalho: 22 de Fevereiro

Ponto de situação relativamente à realização dos trabalhos: 7 de Março

Entrega dos trabalhos: 21 de Março

Indicação de matéria para o teste: 2 de Abril

Breves indicações quanto à construção das apresentações orais (se necessário): 2 de Abril

Esclarecimento de dúvidas para o teste: 4 de Abril

Teste: 9 de Abril

Início das apresentações orais: 16 de Abril.


I. OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS

 

Tendo como objectivo proporcionar o acesso a um conjunto de noções de carácter teórico e histórico no domínio da arte do período do Barroco e do Rococó no nosso país, a unidade curricular de Arte do Barroco e Rococó em Portugal, propõe-se ainda, de forma mais genérica e abrangente, contribuir para a aquisição das seguintes competências

1.    Competências instrumentais: habilidade cognitiva, capacidade de compreensão e manipulação de ideias, conducente à realização de análises e sínteses, recolher e analisar informação oriunda de diversas fontes, desenvolvimento da capacidade de decisão com vista à resolução de problemas.

2.    Competências interpessoais: realização de trabalho integrado em equipas interdisciplinares, habilidade para comunicar com peritos de outras áreas, sensibilidade para a diversidade e multiculturalidade, compromisso ético.

3.    Competências sistémicas: aplicação de conhecimentos à prática, capacidade técnica de investigação, capacidade de gerar novas ideias (criatividade), compreensão de outras culturas, espírito de iniciativa e empreendimento.

 

II. METODOLOGIA

 

As sessões lectivas, de carácter teórico-prático, serão, sempre que possível, complementadas com actividades extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos, museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou colóquios, etc.

 

III. AVALIAÇÃO

 

A avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação (entregue na sua versão escrita e apresentado oralmente), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens.

O teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado individualmente, preenche 50% da avaliação (na versão escrita e apresentação oral). São ainda tidos em conta outros factores de ponderação como sejam a assiduidade, a participação, etc.

 

IV. SÍNTESE DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

I.              O BARROCO

1.            Contexto histórico e especificidades nacionais: barroco seiscentista e barroco setecentista ou joanino; barroco da corte e barroco do Norte

2.            A arquitectura: caracterização genérica

2.1.        Arquitectura religiosa: o theatrum sacrum barroco (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

2.2.        A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

2.3.        A relação da arquitectura com as artes decorativas de expressão nacional (a talha e o azulejo)

3.    A escultura: caracterização genérica

3.1.        Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação

3.2.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

4.    A pintura: caracterização genérica

4.1.        Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação

4.2.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

 

II.            O ROCOCÓ

1.    As especificidades do Rococó em Portugal: entre tardo-barroco, pombalino e a emergência do neoclássico

2.    A arquitectura: caracterização genérica

2.1.        Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

2.2.        A arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

2.3.        O pombalino: arquitectura e urbanismo.

3.    A escultura: caracterização genérica – escultura rococó ou do tempo do rococó?

3.1.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

4.    A pintura: caracterização genérica

4.1.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.


 

 

V. BIBLIOGRAFIA

 

GERAL

 

CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain, Dictionnaire des Symboles. Paris : Robert Laffont – Jupiter, 1992 (1ª ed. 1969)

 

CHISESI, Ino, Dizionario Iconografico dei Simboli. Milão: RCS Libri, 2000

 

FERGUSON, George, Signs and Symbols in Christian Art. Nova Iorque: Oxford University Press, 1961

 

FINN, David, How to Look at Sculpture. Nova Iorque: Harry N. Abrahams Inc. Publishers, 1989

 

FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts. Paris : Hazan, 2005

 

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana. Milão: Istituto Propaganda Libraria, 1984

 

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990

 

PEREIRA, José Fernandes, (coord.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Editorial Presença, 1989

 

PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1999

 

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985

 

WITTKOWER, Rudolf, Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989 (1ª ed. 1976)

 

ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura. São Paulo: Martins Fontes, 1998 (1ª ed.1948)

 

 

ESPECÍFICA

 

PONTO I

 

AAVV, Struggle for Synthesis. A Obra de Arte Total nos Séculos XVII e XVIII. Lisboa: Instituto Português do Património Arquitectónico, 1999 (2 vols.)

 

FERREIRA-ALVES, Natália Marinho, “Iconografia e Simbólica Cristãs. Pedagogia da Mensagem”, Theologica, 2ª Série, Vol. 30, Fasc. 1, 1995

 

BERGER, Francisco Gentil, Lisboa e os Arquitectos de D. João V. Lisboa: Edições Cosmos, 1994

 

BRANDÃO, D. Domingos de Pinho, ROCHA, Manuel J. M., LOUREIRO, Olímpia, Nicolau Nasoni. Vida e obra de um grande artista. Porto: Telos, 1987

 

CARITA, Hélder, “O núcleo de "escadas reais" e a formação de um modelo de palácio barroco: de João Antunes a André Soares”, in Actas do IV Congresso de História de Arte. Lisboa: APHA, 2014

CARITA, Hélder, A Casa Senhorial em Portugal: modelos, tipologias, programas interiores e equipamentos. Alfragide: Leya 2015

 

CARVALHO, A. Ayres de, D. João V e a Arte do seu Tempo. Lisboa: Ed. do Autor, 1960-1962

 

CARVALHO, Maria do Rosário Salema de, Por amor de Deus: representação das obras de misericórdia, em painéis de azulejo, nos espaços das confrarias da Misericórdia, no Portugal setecentista, (Dissertação de Doutoramento em História da Arte apresentada à FLUL), Lisboa, 2007 http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6527

 

CARVALHO, Maria João Vilhena, SALDANHA, Sandra Costa, O Pai dos Cristos. Obras do Escultor Manuel Dias (1688-1755). Lisboa: MNAA, 2018

 

FERREIRA-ALVES, Natália Marinho, A Arte da Talha no Porto na Época Barroca (Artistas e Clientela. Materiais e Técnica). Porto: Câmara Municipal do Porto, 1987

 

FERREIRA-ALVES, Natália Marinho, A Escola de Talha Portuense. Lisboa: Edições Inapa, 2001

 

FEYO, Barata, A Escultura de Alcobaça. Lisboa: Edições Ática, 1945

 

GOMES, Paulo Varela, Arquitectura, Religião e Política em Portugal no Século XVII. A Planta Centralizada. Porto: Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, 2001

 

MECO, José, Azulejaria Portuguesa. Lisboa: Bertrand, 1985

 

MECO, José, O Azulejo em Portugal. Lisboa: Publicações Alfa, 1986

 

MELLO, Magno Moraes de, A Pintura de Tectos em Perspectiva no Portugal de D. João V. Lisboa: Editorial Estampa, 1998

 

PEREIRA, José Fernandes, Arquitectura Barroca em Portugal. Lisboa: ICALP, 1986

 

PIMENTEL, António Filipe, Arquitectura e Poder. O Real Edifício de Mafra. Coimbra: Instituto de História da Arte da Universidade de Coimbra, 1992

 

PIMENTEL, António Filipe, “Os pintores de D. João V e a invenção do retrato de Corte”, Revista de História da Arte - O retrato, Nº 5 (2008)

 

PIMENTEL, António Filipe, (coord.), A Arquitectura Imaginária, Pintura, Escultura, Artes Decorativas. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012

 

PIMENTEL, António Filipe, (coord.), A Encomenda Prodigiosa. Da Patriarcal à Capela Real de S. João Baptista. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013

 

QUIETO, Pier Paolo, D. João V de Portugal e a Sua Influência na Arte Italiana do Século XVIII. Lisboa – Mafra: Elo, 1980

 

RAGGI, Giuseppina, “A conquista da sabedoria: a pintura de quadratura e o programa iconográfico da Biblioteca Joanina”, Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Vol. 48 (2018)

 

RAGGI, Giuseppina, “A Formação bolonhesa de Niccolò Nasoni: algumas antecipações”, Monumentos, Nº 14 (2001)

 

SALDANHA, Nuno, Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII. Lisboa: Livros Horizonte, 1995

 

SALDANHA, Nuno, (coord.), Joanni V Magnifico. A Pintura em Portugal ao Tempo de D. João V 1706 – 1750. Lisboa: Secretaria de Estado da Cultura - IPPAR, 1995

 

SERRÃO, Vítor, O Barroco. Lisboa: Editorial Presença, 2003

 

SERRÃO, Vítor, Estudos de Pintura Maneirista e Barroca. Lisboa: Editorial Caminho, 1989

 

SERRÃO, Vítor, (coord.), Josefa de Óbidos e o Tempo Barroco. Lisboa: I.P.P.C., 1991

 

SIMÕES, João Miguel dos Santos, Azulejaria em Portugal no século XVII, 2.ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997 (2 vols.)

 

SIMÕES, João Miguel dos Santos, Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979

 

SMITH, Robert, A Talha em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte, 1963

 

SMITH, Robert, Fr. Cipriano da Cruz. Barcelos: Livraria Civilização Editora, 1968

 

SOBRAL, Luís de Moura, Do Sentido das Imagens. Lisboa: Ed. Estampa, 1996

 

SOBRAL, Luís de Moura, (dir.), Bento Coelho (1620-1708) e a Cultura do Seu Tempo. Lisboa: IPPAR, 1998

 

SOBRAL, Luís de Moura, (dir.), Pintura Portuguesa do Século XVII. Histórias, lendas, narrativas. Lisboa: IPM, 2004

 

VALE, Teresa Leonor M., “Ars Moriendi: do Efémero e do Perene na Celebração da Morte no Barroco”, Estudios Portugueses, Nº3, Salamanca, 2003

 

VALE, Teresa Leonor M., Arte e Diplomacia. A vivência romana dos embaixadores joaninos. Lisboa: Scribe, 2015

 

VALE, Teresa Leonor M., “Da Igreja Combatente à Igreja Triunfante. Espaço e Imagem Religiosa do Concílio de Trento ao Barroco Pleno”, Brotéria, Vol. 157 (2003)

 

VALE, Teresa Leonor M., Da Igreja e do Palácio. Estratégias e práticas de mecenato artístico dos cardeais joaninos entre Portugal, Itália e França. Lisboa: Scribe, 2019

 

VALE, Teresa Leonor M., A Escultura Italiana de Mafra. Lisboa: Livros Horizonte, 2002

 

VALE, Teresa Leonor M., Escultura Italiana em Portugal no Século XVII. Lisboa: Caleidoscópio, 2004 (edição da Dissertação de Doutoramento de 1999)

 

VALE, Teresa Leonor M., Escultura Barroca Italiana em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte, 2005

 

VALE, Teresa Leonor M., Um Português em Roma, Um Italiano em Lisboa. Os Escultores Setecentistas José de Almeida e João António Bellini de Pádua. Lisboa: Livros Horizonte, 2008

 

VALE, Teresa Leonor M., (coord.), A Capela de S. João Batista. A encomenda, a obra, as coleções. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2015

 

VALE, Teresa Leonor M., (coord.), Lisboa Barroca e o Barroco de Lisboa. Lisboa: Livros Horizonte, 2007

 

 

PONTO II

 

AAVV, O Virtuoso Criador. Joaquim Machado de Castro (1731-1822). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012

 

CAETANO, Joaquim Oliveira, A Igreja da Memória. Lisboa: DGEMN, 1991

 

CARVALHO, A. Ayres, A Basílica da Estrela no segundo centenário da sua fundação. Lisboa: Edição do Autor, 1979

 

CARVALHO, A. Ayres, A Escola de Escultura de Mafra, (separata de Belas-Artes, Nº 19, 1963), Lisboa, 1964

 

FARIA, Miguel Figueira de, Machado de Castro (1731-1822). Estudos. Lisboa: Livros Horizonte, 2008

 

FARIA, Miguel Figueira de, (coord.), Do Terreiro do Paço à Praça do Comércio. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2014

 

FARIA, Miguel Figueira de, (coord.), Machado de Castro. Da utilidade da escultura. Lisboa: Caleidoscópio, 2014

 

FERREIRA-ALVES, Jaime, O Porto na Época dos Almadas. Porto: Câmara Municipal do Porto, 1988-1990 (2 vols.)

 

FERRO, Maria Inês, Queluz. O Palácio e os Jardins. Londres: Scala Publishers, 1997

 

FRANÇA, José-Augusto, Lisboa Pombalina e o Iluminismo. Lisboa: Bertrand Editora, 1983

 

FRANÇA, José-Augusto, A Reconstrução de Lisboa e a Arquitectura Pombalina. Lisboa: ICALP, 1978

 

FRANÇA, José-Augusto, O Pombalismo e o Romantismo. Lisboa: Editorial Presença, 2004

 

GOMES, Paulo Varela, A Cultura Arquitectónica e Artística em Portugal no Século XVIII. Lisboa: Editorial Caminho, 1988

 

GUEDES, Natália Brito Correia, O Palácio dos Senhores do Infantado em Queluz. Lisboa: Livros Horizonte, 1971

 

JESUS, Júlio, O Pintor Jean Pillement. Lisboa,: Tip. Gonçalves, 1933

 

LIMA, Henrique de Campos Ferreira, Joaquim Machado de Castro Escultor Conimbricense. Coimbra: Instituto de História da Arte da FLUC, 1989

 

MENDONÇA, Isabel, “Estucadores do Ticino na Lisboa Joanina”, Cadernos do Arquivo Municipal, Série II, Nº 1, 2014

 

MENDONÇA, Isabel, Estuques Decorativos. A Evolução das Formas (sécs. XVI a XIX). Lisboa: Principia -Nova Terra, 2009

 

MENDONÇA, Isabel, “O que Cirilo não sabia sobre Giovanni Grossi e outros estucadores suíços em Lisboa”, in AAVV, Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França. Lisboa: APHA, 2014

 

OLIVEIRA, Eduardo Pires de, “André Soares (1720-1769): a difícil escolha entre o rococó e o tardobarroco”, Artis. Revista de História da Arte e Ciências do Património, 2ª série, Nº 7-8, 2020, pp. 28-37

 

OLIVEIRA, Eduardo Pires de, Os alvores do rococó em Guimarães e outros estudos sobre o barroco e o rococó do Minho. Braga: Edições APPACDM Distrital de Braga, 2003

 

OLIVEIRA, Eduardo Pires de, Braga de André Soares. Lisboa: Edições Centro Atlântico, 2014

 

QUADROS, Sandra da Costa Saldanha e, Alessandro Giusti (1715-1799) e a aula de escultura de Mafra, (dissertação de Doutoramento em História da Arte, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Coimbra, [s.n.], 2012 (texto policopiado)

 

QUEIROZ, Mónica Ribas Marques Ribeiro de, O arquitecto Mateus Vicente de Oliveira (1706-1785): uma práxis original na arquitectura portuguesa setecentista, (Tese de Doutoramento em Belas-Artes, especialidade Ciências da Arte, apresentada à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa), Lisboa, 2013 (disponível em https://repositorio.ul.pt/handle/10451/9425 )

 

RAGGI, Giuseppina, DEGORTES, Michela, Giuseppe Trono em Portugal: um pintor de retratos piemontês entre monarquia e revolução (1785-1810), in Isabel Ferreira da MOTA, Carla Enrica SPANTIGATI, (org.), "Tanto ella assume novitate al fianco" Lisboa, Turim e o intercâmbio cultural do século das Luzes à Europa pós-napoleónica. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019

 

RODRIGUES, Ana Duarte, A escultura de vulto figurativa do Laboratório de Joaquim Machado de Castro (1771-1822): produção, morfologia, iconografia, fontes e significado, (dissertação de Doutoramento em História da Arte, apresentada à Faculdade de Ciências sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), Lisboa, [s.n.], 2004 (texto policopiado)

 

SALDANHA, Nuno, Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII. Lisboa: Livros Horizonte, 1995

 

SALDANHA, Nuno, “Joaquim Manuel da Rocha - A Pintura da capela-mor na igreja de S. Paulo de Salvaterra de Magos”, Magos: Revista Cultural do Concelho de Salvaterra de Magos, Nº III, 2016, pp. 144-165

 

SALDANHA, Nuno, ARAÚJO, Agostinho, (coord.), Jean Pillement (1728-1808) e o Paisagismo em Portugal. Lisboa: FRESS, 1997

 

SALDANHA, Sandra Costa, A Basílica da Estrela. Lisboa: Livros Horizonte, 2008

 

SILVA, Maria de Lurdes Ribeiro da, “Alguns aspectos metodológicos da reedificação da igreja de Santo António à Sé”, Cadernos de História da Arte, Nº 1, 1991

 

SMITH, Robert, André Soares. Lisboa: Livros Horizonte, 1973

 

VALE, Teresa Leonor M., (coord.), A Cidade Pombalina. Os 250 Anos do Plano da Baixa, Actas das Jornadas. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 2010

 

VASCONCELOS, Flórido de, Os Estuques Decorativos do Norte de Portugal. Lisboa-Porto: Fundação Calouste Gulbenkian-Centro Regional de Artes Tradicionais, 1991