Sumários
4. A pintura: caracterização genérica 4.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação
29 Fevereiro 2024, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
4. A pintura:
caracterização genérica
4.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação
BIBLIOGRAFIA
FLOR, Susana Varela,Marcos da Cruz e a Pintura
Portuguesa do Século XVII: do seu tempo fazia parelha aos mais...,
Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro, Faculdade de
Letras da Universidade de Lisboa, 2002 (disponível no repositório da UL).
SERRÃO, Vítor, O Barroco. Lisboa: Editorial
Presença, 2003
SERRÃO, Vítor, Estudos de Pintura Maneirista e
Barroca. Lisboa: Editorial Caminho, 1989
SERRÃO, Vítor, (coord.), Josefa de Óbidos e o
Tempo Barroco. Lisboa: I.P.P.C., 1991
SOBRAL, Luís de Moura, Do Sentido das Imagens.
Lisboa: Editorial Estampa, 1996
SOBRAL, Luís de Moura, (dir.), Bento Coelho
(1620-1708) e a Cultura do Seu Tempo. Lisboa: IPPAR, 1998
SOBRAL, Luís de Moura, (dir.), Pintura Portuguesa
do Século XVII. Histórias, lendas, narrativas. Lisboa: IPM, 2004
3.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
27 Fevereiro 2024, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, A. Ayres, D. João V e a Arte
do Seu Tempo. Lisboa: Edição do Autor, 1960-1962
CARVALHO, Maria João Vilhena, SALDANHA,
Sandra Costa, O Pai dos Cristos. Obras do Escultor Manuel Dias (1688-1755).
Lisboa: MNAA, 2018
QUADROS, Sandra da Costa Saldanha e, Alessandro
Giusti (1715-1799) e a aula de escultura de Mafra, (dissertação de
Doutoramento em História da Arte, apresentada à Faculdade de Letras da
Universidade de Coimbra), Coimbra, [s.n.], 2012 (texto policopiado) VALE, Teresa Leonor M., A Escultura
Italiana de Mafra. Lisboa: Livros Horizonte, 2002 VALE, Teresa Leonor M., Escultura
Barroca Italiana em Portugal. Obras dos Séculos XVII e XVIII em Colecções
Públicas e Particulares. Lisboa: Livros Horizonte, 2005 VALE, Teresa Leonor M., Um Português em
Roma, Um Italiano em Lisboa. Os Escultores Setecentistas José de Almeida e João
António Bellini de Pádua. Lisboa: Livros Horizonte, 2008 VALE, Teresa Leonor M. “Sete estátuas e um
relevo: as obras de Carlo Monaldi na Basílica de Nossa Senhora e Santo António
de Mafra”, Monumentos, Nº 35, 2017, pp. 6-15.
3. A escultura: caracterização genérica 3.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação Indicação dos temas dos trabalhos.
22 Fevereiro 2024, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3. A escultura: caracterização
genérica
3.1. Produção nacional, artistas
estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação
Indicação dos temas dos trabalhos.
BIBLIOGRAFIA
FERREIRA, Sílvia “Claude Laprade: um
escultor provençal na Lisboa de Setecentos”, Cadernos do Arquivo
Municipal, Nº 3 (2015), pp. 19-37
FEYO, Barata, A Escultura de Alcobaça. Lisboa:
Edições Ática, 1945
MACEDO, Diogo de, A Escultura
Portuguesa nos Séculos XVII e XVIII. Lisboa: Edição da Revista Ocidente,
1945
SERRÃO, Vítor, O Barroco. Lisboa:
Editorial Presença, 2003
SMITH, Robert, Fr. Cipriano da Cruz.
Barcelos: Livraria Civilização Editora, 1968
VALE, Teresa Leonor M., “Les acquisitions
d’oeuvres d’art du premier marquis de Fronteira, João de Mascarenhas
(1633-1670), pour sa demeure des environs de Lisbonne”, Studiolo. Revue d’Histoire de l’Art de l’Académie de France à Rome, Nº 8, Set. 2010
VALE, Teresa Leonor M., Escultura
Italiana em Portugal no Século XVII. Lisboa: Caleidoscópio, 2004 (edição da
Dissertação de Doutoramento de 1999)
VALE, Teresa Leonor M., Escultura
Barroca Italiana em Portugal. Obras dos Séculos XVII e XVIII em Colecções
Públicas e Particulares. Lisboa: Livros Horizonte, 2005
VALE, Teresa Leonor M., “As Estátuas de
Santo Antão do Tojal. Contributo para um panorama da importação de escultura
barroca genovesa para Portugal”, Artis - Revista do Instituto de História da
Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, Nº 5 (2006)
VALE, Teresa Leonor M., “As Estátuas de
Santo Antão do Tojal. Contributo para um panorama da importação de escultura
barroca genovesa para Portugal”, Artis - Revista do Instituto de História da
Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, Nº 5 (2006)
VALE, Teresa Leonor M., Scultura Barocca Italiana in Portogallo. Opere, Artisti, Commitenti. Roma: Gangemi Editore, 2010
2.3. A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)
20 Fevereiro 2024, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
2.3. A arquitectura civil e a evolução do
espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e
obras)
BIBLIOGRAFIA
BERGER, Francisco Gentil, Lisboa e os
Arquitectos de D. João V. Lisboa; Edições Cosmos, 1994
CARITA, Hélder, A Casa Senhorial
em Portugal: modelos, tipologias, programas interiores e equipamentos.
Alfragide: Leya 2015
CARITA, Hélder, “O núcleo de "escadas
reais" e a formação de um modelo de palácio barroco: de João Antunes a
André Soares”, in Actas do IV Congresso de História de Arte. Lisboa:
APHA, 2014
CARVALHO, A. Ayres de, D. João V e a
Arte do seu Tempo. Lisboa: Edição do Autor, 1960-1962
PEREIRA, José Fernandes, Arquitectura
Barroca em Portugal. Lisboa: ICALP, 1986
PEREIRA, José Fernandes, (dir.), Dicionário
de Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Editorial Presença, 1989
SERRÃO, Vítor, O Barroco. Lisboa:
Editorial Presença, 2003
VALE, Teresa Leonor M., (coord.), Lisboa Barroca e o Barroco de Lisboa. Lisboa: Livros Horizonte, 2007
2.2. A relação da arquitectura com as artes decorativas de expressão nacional (o trabalho de pedraria e a pintura decorativa).
15 Fevereiro 2024, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
2.2. A relação da arquitectura com as
artes decorativas de expressão nacional (o trabalho de pedraria e a pintura
decorativa).
BIBLIOGRAFIA
CASTRO,
A. Di, PECCOLO, P., GAZZANIGA, V., Marmorai e Argentieri a Roma e nel Lazio
tra Cinquecento e Seicento. Roma: Quasar, 1994
COUTINHO, Maria João Pereira, A
Produção Portuguesa de Obras de Embutidos de Pedraria Policroma (1670-1720),
Lisboa, Tese de Doutoramento em História (especialidade em Arte, Património e
Restauro) apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2010 (Disponível
no Repositório UL)
MELLO, Magno Moraes de, A Pintura de
Tectos em Perspectiva no Portugal de D. João V. Lisboa: Editorial Estampa,
1998
RAGGI, Giuseppina, “O Espaço Imaginado e a
Criação de Realidades”, in António Filipe PIMENTEL, (coord.), A Arquitectura
Imaginária, Pintura, Escultura, Artes Decorativas. Lisboa: Museu
Nacional de Arte Antiga-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012, pp. 187 e ss.
ROSSI,
Ferdinando, La Pittura di Pietra. Dall’Arte del Mosaico allo Splendore delle
Pietre Dure. Florença: Giunti, 2002