Sumários

4. A pintura: caracterização genérica 4.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação

29 Fevereiro 2024, 09:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


4. A pintura: caracterização genérica

4.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação

BIBLIOGRAFIA

FLOR, Susana Varela,Marcos da Cruz e a Pintura Portuguesa do Século XVII: do seu tempo fazia parelha aos mais..., Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2002 (disponível no repositório da UL).

SERRÃO, Vítor, O Barroco. Lisboa: Editorial Presença, 2003 

SERRÃO, Vítor, Estudos de Pintura Maneirista e Barroca. Lisboa: Editorial Caminho, 1989

SERRÃO, Vítor, (coord.), Josefa de Óbidos e o Tempo Barroco. Lisboa: I.P.P.C., 1991 

SOBRAL, Luís de Moura, Do Sentido das Imagens. Lisboa: Editorial Estampa, 1996 

SOBRAL, Luís de Moura, (dir.), Bento Coelho (1620-1708) e a Cultura do Seu Tempo. Lisboa: IPPAR, 1998

SOBRAL, Luís de Moura, (dir.), Pintura Portuguesa do Século XVII. Histórias, lendas, narrativas. Lisboa: IPM, 2004

3.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

27 Fevereiro 2024, 09:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


3.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

BIBLIOGRAFIA

CARVALHO, A. Ayres, D. João V e a Arte do Seu Tempo. Lisboa: Edição do Autor, 1960-1962

CARVALHO, Maria João Vilhena, SALDANHA, Sandra Costa, O Pai dos Cristos. Obras do Escultor Manuel Dias (1688-1755). Lisboa: MNAA, 2018

QUADROS, Sandra da Costa Saldanha e, Alessandro Giusti (1715-1799) e a aula de escultura de Mafra, (dissertação de Doutoramento em História da Arte, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Coimbra, [s.n.], 2012 (texto policopiado)

VALE, Teresa Leonor M., A Escultura Italiana de Mafra. Lisboa: Livros Horizonte, 2002

VALE, Teresa Leonor M., Escultura Barroca Italiana em Portugal. Obras dos Séculos XVII e XVIII em Colecções Públicas e Particulares. Lisboa: Livros Horizonte, 2005

VALE, Teresa Leonor M., Um Português em Roma, Um Italiano em Lisboa. Os Escultores Setecentistas José de Almeida e João António Bellini de Pádua. Lisboa: Livros Horizonte, 2008

VALE, Teresa Leonor M. “Sete estátuas e um relevo: as obras de Carlo Monaldi na Basílica de Nossa Senhora e Santo António de Mafra”, Monumentos, Nº 35, 2017, pp. 6-15.

VALE, Teresa Leonor M., (coord.), A Capela de S. João Baptista da Igreja de S. Roque. A encomenda, a obra, as colecções. Lisboa: INCM-SCML, 2015

3. A escultura: caracterização genérica 3.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação Indicação dos temas dos trabalhos.

22 Fevereiro 2024, 09:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


3. A escultura: caracterização genérica

3.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação

Indicação dos temas dos trabalhos.

BIBLIOGRAFIA

FERREIRA, Sílvia “Claude Laprade: um escultor provençal na Lisboa de Setecentos”, Cadernos do Arquivo Municipal, Nº 3 (2015), pp. 19-37

FEYO, Barata, A Escultura de Alcobaça. Lisboa: Edições Ática, 1945

MACEDO, Diogo de, A Escultura Portuguesa nos Séculos XVII e XVIII. Lisboa: Edição da Revista Ocidente, 1945

SERRÃO, Vítor, O Barroco. Lisboa: Editorial Presença, 2003

SMITH, Robert, Fr. Cipriano da Cruz. Barcelos: Livraria Civilização Editora, 1968

VALE, Teresa Leonor M., “Les acquisitions d’oeuvres d’art du premier marquis de Fronteira, João de Mascarenhas (1633-1670), pour sa demeure des environs de Lisbonne”, Studiolo. Revue d’Histoire de l’Art de l’Académie de France à Rome, Nº 8, Set. 2010

VALE, Teresa Leonor M., Escultura Italiana em Portugal no Século XVII. Lisboa: Caleidoscópio, 2004 (edição da Dissertação de Doutoramento de 1999)

VALE, Teresa Leonor M., Escultura Barroca Italiana em Portugal. Obras dos Séculos XVII e XVIII em Colecções Públicas e Particulares. Lisboa: Livros Horizonte, 2005

VALE, Teresa Leonor M., “As Estátuas de Santo Antão do Tojal. Contributo para um panorama da importação de escultura barroca genovesa para Portugal”, Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, Nº 5 (2006)

VALE, Teresa Leonor M., “As Estátuas de Santo Antão do Tojal. Contributo para um panorama da importação de escultura barroca genovesa para Portugal”, Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, Nº 5 (2006)

VALE, Teresa Leonor M., Scultura Barocca Italiana in Portogallo. Opere, Artisti, Commitenti. Roma: Gangemi Editore, 2010 

2.3. A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

20 Fevereiro 2024, 09:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


2.3. A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

BIBLIOGRAFIA

BERGER, Francisco Gentil, Lisboa e os Arquitectos de D. João V. Lisboa; Edições Cosmos, 1994

CARITA, Hélder, A Casa Senhorial em Portugal: modelos, tipologias, programas interiores e equipamentos. Alfragide: Leya 2015

CARITA, Hélder, “O núcleo de "escadas reais" e a formação de um modelo de palácio barroco: de João Antunes a André Soares”, in Actas do IV Congresso de História de Arte. Lisboa: APHA, 2014

CARVALHO, A. Ayres de, D. João V e a Arte do seu Tempo. Lisboa: Edição do Autor, 1960-1962

PEREIRA, José Fernandes, Arquitectura Barroca em Portugal. Lisboa: ICALP, 1986

PEREIRA, José Fernandes, (dir.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Editorial Presença, 1989

SERRÃO, Vítor, O Barroco. Lisboa: Editorial Presença, 2003

VALE, Teresa Leonor M., (coord.), Lisboa Barroca e o Barroco de Lisboa. Lisboa: Livros Horizonte, 2007

2.2. A relação da arquitectura com as artes decorativas de expressão nacional (o trabalho de pedraria e a pintura decorativa).

15 Fevereiro 2024, 09:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


2.2. A relação da arquitectura com as artes decorativas de expressão nacional (o trabalho de pedraria e a pintura decorativa).

BIBLIOGRAFIA

CASTRO, A. Di, PECCOLO, P., GAZZANIGA, V., Marmorai e Argentieri a Roma e nel Lazio tra Cinquecento e Seicento. Roma: Quasar, 1994

COUTINHO, Maria João Pereira, A Produção Portuguesa de Obras de Embutidos de Pedraria Policroma (1670-1720), Lisboa, Tese de Doutoramento em História (especialidade em Arte, Património e Restauro) apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2010 (Disponível no Repositório UL)

MELLO, Magno Moraes de, A Pintura de Tectos em Perspectiva no Portugal de D. João V. Lisboa: Editorial Estampa, 1998

RAGGI, Giuseppina, “O Espaço Imaginado e a Criação de Realidades”, in António Filipe PIMENTEL, (coord.), A Arquitectura Imaginária, Pintura, Escultura, Artes Decorativas. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012, pp. 187 e ss.

ROSSI, Ferdinando, La Pittura di Pietra. Dall’Arte del Mosaico allo Splendore delle Pietre Dure. Florença: Giunti, 2002

SERRÃO, Vítor, “O desvario do ornamento de brutesco na pintura de tectos do mundo português 1580-1720”, in AAVV, Actas. Struggle for Syntesis. A Obra de Arte Total nos Séculos XVII e XVIII, Vol. I. Lisboa: IPPAR, 1999, pp. 283-302.