Sumários
II. O ROCOCÓ 2. A arquitectura: caracterização genérica 2.1. Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras.
19 Março 2024, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
II. O ROCOCÓ
2. A
arquitectura: caracterização
genérica
2.1. Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras.
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO,
A. Ayres, A Basílica da Estrela no segundo centenário da sua fundação.
Lisboa: Edição do Autor, 1979
OLIVEIRA,
Eduardo Pires de, “André Soares (1720-1769): a difícil escolha entre o rococó e
o tardobarroco”, Artis. Revista de História da Arte e Ciências do Património,
2ª série, Nº 7-8, 2020, pp. 28-37
OLIVEIRA;
Eduardo Pires de, Braga de André Soares. Lisboa: Edições Centro
Atlântico, 2014
PEREIRA,
José Fernandes, Arquitectura Barroca em Portugal. Lisboa: ICALP, 1986
PEREIRA,
José Fernandes, (dir.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal. Lisboa:
Editorial Presença, 1989
QUEIROZ,
Mónica Ribas Marques Ribeiro de, O arquitecto Mateus Vicente de Oliveira
(1706-1785): uma práxis original na arquitectura portuguesa setecentista,
(Tese de Doutoramento em Belas-Artes, especialidade Ciências da Arte,
apresentada à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa), Lisboa, 2013
(disponível em https://repositorio.ul.pt/handle/10451/9425 )
SALDANHA,
Nuno, “A Basílica da Estrela”, in Irisalva MOITA (dir.), O Livro de Lisboa. Lisboa:
Livros Horizonte, 1994, pp. 389-400
SALDANHA,
Sandra Costa, A Basílica da Estrela. Lisboa: Livros Horizonte, 2008
SMITH, Robert, André Soares. Lisboa: Livros Horizonte, 1973
II. O ROCOCÓ. 1. As especificidades do Rococó em Portugal: entre tardo-barroco, pombalino e a emergência do neoclássico.
14 Março 2024, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
1. As especificidades do
Rococó em Portugal: entre tardo-barroco, pombalino e a emergência
do neoclássico.
BIBLIOGRAFIA
OLIVEIRA, Eduardo Pires de, Os alvores
do rococó em Guimarães e outros estudos sobre o barroco e o rococó do Minho.
Braga: Edições APPACDM Distrital de Braga, 2003
OLIVEIRA, Eduardo Pires de, Braga de
André Soares. Lisboa: Edições Centro Atlântico, 2014
SALDANHA, Sandra Costa, A Basílica da
Estrela. Lisboa: Livros Horizonte, 2008
Abordagem de um case study, a capela de S. João Baptista: uma obra de arte total e exemplo do fenómeno da importação de arte italiana no contexto do barroco português - as colecções da capela.
12 Março 2024, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Abordagem
de um case study, a capela de S. João Baptista: uma obra de arte total e
exemplo do fenómeno da importação de arte italiana no contexto do barroco
português - as colecções da
capela.
BIBLIOGRAFIA
RODRIGUES, Maria João Madeira, A Capela de
São João Baptista e as suas colecções. Lisboa: Inapa, 1989
VALE, Teresa
Leonor M., “Eighteenth-century
Roman Silver for the chapel of St John the Baptist of the church of S. Roque,
Lisbon”, The Burlington Magazine, Vol. CLII, Nº 1.289, Ago.
2010
VALE, Teresa Leonor M. (coord.), A Capela de
S. João Batista da Igreja de S. Roque. A Encomenda, a Obra, as Coleções.
Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda- Santa Casa da Misericórdia de Lisboa,
2015
VALE, Teresa
Leonor M. (ed.), The Chapel of St
John the Baptist in the Church of São Roque. The commission, the building, the
collections. Londres; Scala
Arts & Heritage Publishers, 2017
VALE, Teresa Leonor M. (coord./ed.), De Roma
para Lisboa. Um Álbum para o Rei Magnânimo / From Rome to Lisbon. An Album for
the Magnanimous King. Lisboa: Scribe-SCML, 2017
VITERBO, Francisco Marques de Sousa, ALMEIDA, R. Vicente d’, A Capella de S. João Baptista Erecta na Egreja de S. Roque. Fundação da Companhia de Jesus e Hoje Pertencente à Santa Casa da Misericordia. Noticia Historica e Descriptiva. Lisboa: Livros Horizonte, 1997 (1ª ed. 1900)
Abordagem de um case study, a capela de S. João Baptista: uma obra de arte total e exemplo do fenómeno da importação de arte italiana no contexto do barroco português - a encomenda, a obra de arquitectura e as artes aplicadas à arquitectura. Ponto de situação quanto à realização dos trabalhos.
7 Março 2024, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Abordagem
de um case study, a capela de S. João Baptista: uma obra de arte total e
exemplo do fenómeno da importação de arte italiana no contexto do barroco
português - a encomenda, a obra de arquitectura e as artes
aplicadas à arquitectura.
Ponto de situação quanto
à realização dos trabalhos.
BIBLIOGRAFIA
RODRIGUES, Maria João Madeira, A Capela de
São João Baptista e as suas colecções. Lisboa: Inapa, 1989
VALE, Teresa
Leonor M., “Eighteenth-century
Roman Silver for the chapel of St John the Baptist of the church of S. Roque,
Lisbon”, The Burlington Magazine, Vol. CLII, Nº 1.289, Ago.
2010
VALE, Teresa Leonor M. (coord.), A Capela de
S. João Batista da Igreja de S. Roque. A Encomenda, a Obra, as Coleções.
Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda- Santa Casa da Misericórdia de Lisboa,
2015
VALE, Teresa
Leonor M. (ed.), The Chapel of St
John the Baptist in the Church of São Roque. The commission, the building, the
collections. Londres; Scala
Arts & Heritage Publishers, 2017
VALE, Teresa Leonor M. (coord./ed.), De Roma
para Lisboa. Um Álbum para o Rei Magnânimo / From Rome to Lisbon. An Album for
the Magnanimous King. Lisboa: Scribe-SCML, 2017
4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
5 Março 2024, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
4.2. Principais tipologias
morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO,
A. Ayres, D. João V e a Arte do Seu Tempo. Lisboa: Edição do Autor, 1960
-1962 (2 vols.)
DIEZ DEL CORRAL, Pilar, “«A Lisbona le spalle, a Roma il
volto». Vieira Lusitano un artista português en la Roma del ‘primo Settecento’,
in Ariane Varela BRAGA, Thomas-Leo TRUE, (coord.), Roma e gli Artisti
Stranieri. Integrazione, reti e identità (XVI-XX s.). Roma: Artemide, 2018,
pp. 189-202.
MACHADO,
José Alberto Gomes, André Gonçalves. Pintura do Barroco Português.
Lisboa: Editorial Estampa, 1995
MELLO,
Magno Moraes de, A Pintura de Tectos em Perspectiva no Portugal de D. João
V. Lisboa: Editorial Estampa, 1998
PIMENTEL,
António Filipe, “Os pintores de D. João V e a invenção do retrato de corte”, Revista
de História da Arte - O retrato, Nº 5 (2008)
QUIETO,
Pier Paolo, D. João V de Portugal e a Sua Influência na Arte Italiana do
Século XVIII. Lisboa-Mafra: Elo, 1980
SALDANHA,
Nuno, Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII.
Lisboa: Livros Horizonte, 1995
SALDANHA,
Nuno, (coord.), Joanni V Magnifico. A Pintura em Portugal ao Tempo de D.
João V 1706 – 1750. Lisboa: Secretaria de Estado da Cultura - IPPAR, 1995
SALDANHA, Nuno, “Roma Triumphans. A pintura joanina para Mafra (1717-1731)”, Monumentos, Nº 35, 2017, pp. 60-83.