Sumários

Metodologias de trabalho em aquisição de uma L1 - II

1 Março 2024, 11:00 Ana Lúcia Santos


Os alunos foram levados a conhecer diferentes tipos de metodologias, considerando-se:

. Estudos de produção espontânea (predominantemente longitudinais);
. Estudos experimentais, explorando-se metodologias associadas ao trabalho sobre (i) perceção, (ii) compreensão, (iii) produção, (iv) juízo de gramaticalidade.
(O trabalho foi divido em duas sessões, esta e a anterior.)

Metodologias de trabalho em aquisição de uma L1-I

28 Fevereiro 2024, 11:00 Ana Lúcia Santos


Os alunos foram levados a conhecer diferentes tipos de metodologias, considerando-se:

. Estudos de produção espontânea (predominantemente longitudinais);
. Estudos experimentais, explorando-se metodologias associadas ao trabalho sobre (i) perceção, (ii) compreensão, (iii) produção, (iv) juízo de gramaticalidade.
(O trabalho foi divido em duas sessões, esta e a seguinte.)

Bilinguismo: erosão e período crítico

23 Fevereiro 2024, 11:00 Ana Lúcia Santos


Discussão (preparada antecipadamente pelos alunos) de dois artigos que exploram efeitos de erosão em falantes bilingues e que estabelecem um período de estabilização do conhecimento linguístico (Flores, 2008, 2015).

Bilinguismo: questões gerais

21 Fevereiro 2024, 11:00 Ana Lúcia Santos


1. Definição de "bilingue", de acordo com diferentes trabalhos. A noção de aquisição de L2 na infância e as fronteiras do conceito de bilinguismo. Bilinguismo simultâneo e sucessivo.

2. Diferentes situações de bilinguismo - e o caso muito estudado dos falantes de herança. Identificação de fatores que afetam o bilinguismo e que condicionam a identificação de uma língua dominante.
3. Discussão de preconceitos comuns associados ao bilinguismo e identificação de respostas na literatura que não validam esses preconceitos.

Aquisição de L1 vs. aquisição de L2

16 Fevereiro 2024, 11:00 Ana Lúcia Santos


Efeitos de primeira exposição regular à língua na aquisição de uma L2. Discussão dos resultados clássicos de Johnson & Newport (1989).


Exercício de avaliação.