Sumários

Aquisição de L1 vs. aquisição de L2

14 Fevereiro 2024, 11:00 Ana Lúcia Santos


Comentário aos exercícios de leitura, entretanto corrigidos.


Discussão sobre semelhanças e diferenças entre a aquisição de uma L1 e a aquisição de uma L2, tomando como ponto de partida a perspetiva inatista.

A questão da experiência linguística na aquisição - II

9 Fevereiro 2024, 11:00 Ana Lúcia Santos


Efeitos de qualidade e quantidade de input. Dados sobre efeitos da pandemia de COVID-19 no desenvolvimento linguístico precoce (Cadime, Santos, ribeiro, Viana & Martín-Aragoneses, subm.).

A questão da experiência linguística na aquisição - I

7 Fevereiro 2024, 11:00 Ana Lúcia Santos


A distinção entre input e intake.
Discussão sobre a forma como o modelo inatista responde ao problema do desenvolvimento e explica a 
forma como a faculdade da linguagem, inata, interage com a experiência linguística: a hipótese de valores não marcados de parâmetros; mais recentemente, a integração de efeitos de frequência no input num modelo inatista.

O problema da aquisição das línguas: o modelo inatista vs. o modelo usage-based.

2 Fevereiro 2024, 11:00 Ana Lúcia Santos


Cartacterização de duas perspetivas sobre aquisição das línguas, atualmente em confronto: o modelo inatista e o modelo usage-based, de base construtivista.

Apreciação dos diferentes factos gerais sobre aquisição das línguas identificados na aula de 26/1 à luz dos dois modelos, identificando-se a pobreza dos estímulos como um argumento central para a perspetiva inatista. Conceito de Gramática Universal e caracterização do estado inicial na aquisição da língua materna, na perspetiva inatista. Confronto do conhecimento intuitivo dos alunos com a experiência linguística em princípio disponível, em casos que podem envolver Princípios da Teoria da Ligação ou o Princípio de Subjacência (aqui apenas sumariamente referidos). Sistematização global dos conceitos de Princípio e Parâmetro.
A centralidade da aquisição no programa de investigação generativista.

Aquisição das línguas: um debate clássico

31 Janeiro 2024, 11:00 Ana Lúcia Santos


Caracterização de três posições distintas sobre aquisição das línguas: behaviorismo (Skinner), construtivismo (Piaget) e inatismo (Chomsky).