Sumários

Desenvolvimento lexical e sintático nos primeiros estádios de aquisição

25 Março 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

Sessão de trabalho síncrona, através do Zoom.

Com base num corpus anteriormente observado pelos alunos e em dados de recolhas de larga escala (MacArthur-Bates -  Inventários de Desenvolvimento Comunicativo), observação de dados relativos ao desenvolvimento lexical, morfológico e sintático nos primeiros estádios de aquisição.

Relevância de medidas de extensão do enunciado: o Mean Length of Utterance (MLU e MLUw).

Classes de palavras nos primeiros estádios de aquisição. Aquisição de morfologia flexional verbal. Aumento da complexidade sintática entre os 2;00 e os 3;00.




Consciência fonológica - sistematização

20 Março 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

Atividade não presencial síncrona (através do Zoom):


. Discussão de Miranda & Veloso (2017);
. Sistematização do que se sabe sobre (i) desenvolvimento de consciência fonológica, (ii) relações entre consciência fonológica e aquisição de leitura e escrita (foi partilhada com os alunos uma apresentação em power point, como apoio).


Consciência fonológica

18 Março 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

Atividade não presencial (assíncrona).


Leitura e síntese (apoiada por guião de leitura) de:

Miranda, Ana Ruth M. & João Veloso (2017). “Consciência linguística: aspetos fonológicos” In M. J. Freitas & A. L. Santos (eds.), Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português. Berlin: Language Science Press.

Disponível em: https://langsci-press.org/catalog/book/160


Correção de exercícios

13 Março 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

Em sessão usando o Skype, foi feita a discussão do texto lido na quarta-feira (Freitas, 2017) e a correção do exercício 4.



Emergência e estabilização de constituintes silábicos e de diferentes classes de consoantes

11 Março 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

A partir da leitura de Freitas (2007) e seguindo um guião de leitura, os alunos sistematizaram conhecimentos sobre emergência e estabilização de diferentes constituintes silábicos em interação com a emergência de diferentes classes de consoantes definidas quanto ao modo de articulação.Realização de exercício de observação de dados exemplificativos do percurso típico de desenvolvimento fonológico (exercício 4, parte A) e de exercícios de revisão de conteúdos (exercício 4, parte B). 

Freitas, Maria João (2017). “Aquisição da fonologia em língua materna: a sílaba”. In M. J. Freitas & A. L. Santos (eds.), Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português. Berlin: Language Science Press, pp. 71-94.

Disponível em: https://langsci-press.org/catalog/book/160


Nota: O número de presenças indicado corresponde ao número de alunos que participou na sessão de discussão do texto e de correção do exercício no dia 13/3.