Sumários

Bilinguismo

14 Fevereiro 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

Bilinguismo

a. Diferentes definições de bilinguismo;

b. A questão da idade de primeira exposição e da quantidade de exposição à língua na definição das situações de bilinguismo: bilinguismo simultâneo e sucessivo / sequencial; bilinguismo equilibrado ou com língua dominante;

c. O bilinguismo nos casos de aquisição de uma língua de herança.


Aquisição de L1 vs. aquisição de L2

12 Fevereiro 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

1. Língua não materna 

a. L2, L3, Ln;

b. L2 na infância vs. L2 na idade adulta;

c. língua segunda vs. língua estrangeira.


2. Aspetos que distinguem a aquisição de uma L1 e a aquisição de uma L2, tendo em conta (a) o estado inicial, (b) processos envolvidos (destacando-se a questão do transfer na aquisição de uma L2), (c) a natureza do input, (d) o estado final. 

3. O fator idade de primeira exposição à língua na aquisição de uma L2. Discussão do trabalho clássico de Johnson & Newport (1989) e reflexão sobre efeitos de período crítico na aquisição de uma L2. Reflexão sobre a influência destes trabalhos na definição da aquisição de L2 na infância (Child L2), de acordo com autores como Schwartz (2004).


O modelo inatista vs. o modelo usage-based.

7 Fevereiro 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

O debate atual: o modelo inatista vs. o modelo usage-based.

Bilinguismo e aquisição de L2 (primeira abordagem a diferentes conceitos).


Modelos teóricos na aquisição de uma língua materna

5 Fevereiro 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

Modelos teóricos clássicos no estudo da aquisição da língua materna:  

a. behaviorismo;   

b. construtivismo;  

c. inatismo.

Comentário a excertos do debate entre Piaget e Chomsky editados em Piattelli-Palmarini (1980). Visionamento de um documentário sobre aquisição de língua materna, com a participação de vários investigadores de relevo.


Aquisição de línguas: perguntas de investigação e factos relevantes

31 Janeiro 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

. Grandes perguntas acerca da aquisição das línguas;

. Factos: natureza do conhecimento adquirido e insuficiência dos estímulos para explicar todos os aspetos que caracterizam esse conhecimento; efeitos de período crítico (e noção de "períodos sensíveis"); a questão da independência do desenvolvimento linguístico face ao desenvolvimento cognitivo.