Sumários

Infinitivos raiz e sujeitos nulos nos primeiros estádios de aquisição

18 Março 2016, 14:00 Ana Lúcia Santos

1. infinitivos raiz
a) Observação de dados: algumas generalizações sobre a distribuição de infinitivos raiz;

b)  As principais análises disponíveis para o fenómeno do infinitivo raiz: modal nulo, Tense Omission Model, Truncamento);

c) A discussão sobre maturação (a propósito da hipótese de truncamento);d) Infinitivos raiz em casos de aquisição atípica (SLI).

 


2. Sujeitos nulos:

a) Observações descritivas: produção de sujeitos nulos nos primeiros estádios de aquisição de línguas que não permitem sujeito nulo; relação entre distribuição de infinitivos raiz e de sujeitos nulos nos primeiros estádios de aquisição;

b) Uma hipótese clássica: a noção de fixação de parâmetro como resposta ao problema do desenvolvimento (hipótese clássica sobre sujeitos nulos na aquisição - Hyams, 1986);

c) Abordagens gramaticais vs. abordagens de processamento ao problema do sujeito nulo: parâmetro do sujeito nulo (Hyams, 1986), truncamento (Rizzi 1993/1994) (abordagens gramaticais), limitação ao número de palavras por enunciado (Bloom, 1990) (abordagem de processamento), "Root Subject Drop" (Rizzi, 2000, 2005) (abordagem mista);

d) Uma experiência recente que favorece uma explicação gramatical para o fenómeno dos sujeitos nulos nos primeiros estádios de aquisição (Orfitelli & Hyams, 2012).

 Referências (ponto 1):

Boser, K., B. Lust, L. Santelmann & J. Whitman (1992) The syntax of CP and V2 in early child German .  NELS 23: 51-65.

Bottari, P., P. Cipriani, and A. Chilosi (1996) Root Infinitives in Italian SLI Children. In A. Stringfellow, D. Cahana-Amitay, E. Hughes, and A. Zukowski, eds., Proceedings of the 20th Annual Boston University Conference on Language Development. Somerville, Mass.: Cascadilla Press.

Clahsen, H. (1989) The grammatical characterization of developmental dysphasia. Linguistics 27:897-920

Clahsen, H. (1991) Child Language and Developmental Dysphasia: Linguistic Studies of the Acquisition of German.Amsterdam: John Benjamins.

Crago, M. & S. Allen (2001) Early finiteness in Inuktikut: the role of language structure and input. Language Acquisition. 9.1: 59-111.

Gonçalves, F. (2004) Riqueza Morfológica e Aquisição da Sintaxe em Português Europeu e Brasileiro. Dissertação de Doutoramento. Universidade de Évora.

Gopnik, M. (1990) Feature Blindness: a case study. Language Acquisition. 1.2: 139-164.

Gopnik, M. & H. Goad (1997) What underlies inflectional error patterns in genetic dysphasia? Journal of Neurolinguistics. 10.2/3: 109-137.

Guasti, M. T. (2002) Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, Mass./London: The MIT Press. [Caps. 4 e 11]

Hoekstra, T. & N. Hyams (1995) The syntax and interpretation of dropped categories in child language: a unified account. Proceedings of WCCFL 14, CSLI, Stanford University.

  _______    (1998) Aspects of root infinitives. Lingua. 106: 81-112.

Hyams, N. (1996) The Underspecification of Functional Categories in Early Grammar. In H. Clahsen (ed.) Generative Perspective on Language Acquisition. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins.

Hyams, N. (2011) Eventivity effects in early grammar: The case of non-finite verbs. First Language. 32.1/2: 239-269.

Kay, Eileen Sua (1997/1998) Análise Gramatical de Produções Verbais de Crianças com Perturbações Específicas de Linguagem. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Leonard, L. B. et al. (1992)  Morphological deficits in children with Specific Language Impairment: the status of features in the underlying grammar. Language Acquisition. 2.2: 151-179.

Pierce, A. (1992) Language Acquisition and Syntactic Theory: A Comparative Analysis of French and English Child Grammars. Dordrecht: Kluwer.

Poeppel, D. and K. Wexler (1993) The full competence hypothesis of clause structure in early German. Language. 69.1: 365-424.

Radford, A. (1988) Small children’s small clauses. Transactions of the Philological Society. 86(1): 1-43.

Rice, M.L. & K. Wexler (1996) Toward Tense as a clinical marker of specific language impairment in English-speaking children. Journal of Speech and Hearing Research 39: 1239-1257.

Rice, M. L., K. Wexler & P.L. Cleave (1995) Specific Language Impairment as a period of extended optional infinitive. Journal of Speech and Hearing Research. 38: 850-863.

Rizzi, L. (1993/1994). Some notes on linguistic theory and language development: the case of root infinitives. Language Acquisition, 3.4: 371-393.

Santos, A. L. & I. Duarte (2011) Acquisition of (inflected) infinitives. Workshop Linguistics, Language Development and Impairment. Universidade de Lisboa. 24 e 25 de janeiro.

Weverink, M. (1989) The subject in relation to inflection in child language. MA Thesis. University of Utrecht.

Wexler, K. (1994) Optional infinitives, verb movement and the economy of derivation in Child Grammar. In D. Lightfoot & N. Hornstein (eds.) Verb Movement. Cambridge: Cambridge University Press.

  ________  (1998) Very early parameter setting and the unique checking constraint: a new explanation of the optional infinitive stage. Lingua. 106: 23-79.

 

Referências (ponto 2):

Allen, S. E. M. 2000. A discourse-pragmatic explanation for argument          representation in child Inuktitut. Linguistics 38.3: 483-521.

Allen, S. E. M. 1997. A discourse-pragmatic explanation for the subject-object asymmetry in early null arguments: the principle of informativeness revisited. In A. Sorace, C. Heycock and R. Shillcock (eds.) Proceedings of the GALA’ 97 Conference on Language Acquisition. Edinburgh: Human Communication Research Center.

Berwick, R. 1985. The Acquisition of Syntactic Knowledge. Cambridge MA: The MIT Press.

sBloom, P. 1990. Subjectless sentences in Child Language. Linguistic Inquiry. 21.4: 491-504.

Greenfield, P. and J. H. Smith 1976. The Structure of Communication in Early Language Development. New York: Academic Press.

Guasti, M. T. 2002. Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, Mass./London: The MIT Press. [Cap. 5]

Hamann, C. & B. Plunkett 1998. Subjectless sentences in child Danish. Cognition. 69: 35-72.

Hughes, M. E. and S. Allen 2005. A Discourse-Pragmatic Analysis of Subject Omission in Early Child English. Paper presented at the IASCL conference. Berlin.

 Hyams, N. 1986. Language Acquisition and the Theory of Parameters. Dordrecht / Boston / Lancaster / Tokyo: D. Reidel Publishing Company.

Hyams, N. 1987. The theory of parameters and syntactic development. In T. Roeper & E. Williams (eds.) Parameter Setting. Dordrecht: Reidel.

Hyams, N. 1988. A principles-and-parameters approach to the study of child language (or ‘why isn’t language acquisition instantaneous?’). Papers and Reports on Child Language Development, 27.

Hyams, N. 2011. Missing subjects in early child language. In J. de Villiers & T. Roeper. Handbook of Generative Approaches to Language Acquisition. New York: Springer. Pp. 13-52.

Hyams, N. and K. Wexler 1993. On the grammatical basis of null subjects in child language. Linguistic Inquiry. 24.3: 421-459.

sOrfitelli, R. & N. Hyams 2012. Children's Grammar of Null Subjects: .Evidence from comprehension. Linguistic Inquiry 43.4: 563-590. [disponível em http://www.linguistics.ucla.edu/people/hyams/hyams.htm ]

Rizzi, L. 1993/1994. Some notes on linguistic theory and language development: the case of root infinitives. Language Acquisition, 3.4: 371-393.

Rizzi, L. 1994. Early null subjects and root null subjects. In T. Hoekstra & B. D. Schwartz (eds.) Language Acquisition Studies in Generative Grammar. Amsterdam: John Benjamins.

 Rizzi, L. 2000. Remarks on early null subjects. In M.-A. Friedemann & L. Rizzi (eds.) The acquisition of syntax. London: Longman.

Rizzi, L. 2005. On the grammatical basis of language development: a case study. In G. Cinque and R. S. Kayne (eds.) The Oxford Handbook of Comparative Syntax. Oxford: Oxford University Press.

Serratrice, L. 2005. The role of discourse pragmatics in the acquisition of subjects in Italian. Applied Psycholinguistics. 26: 437-462.

Valian, V. 1991. Syntactic subjects in the early speech of American and Italian children. Cognition. 40: 21-81

Valian, V. and Z. Eisenberg 1996. The development of syntactic subjects in Portuguese-speaking children. Journal of Child Language. 23: 103-128.

Weissenborn, J. 1992. Null subjects in early grammars: implications for parameter-setting theories. In J. Weissenborn, H. Goodluck & T. Roeper (eds.) Theoretical issues in language acquisition. Hills

 


Primeiras combinações de palavras: estrutura sintática

11 Março 2016, 14:00 Ana Lúcia Santos

Aspetos da estrutura sintática observável nas primeiras combinações de palavras: direcionalidade e ordem de palavras, movimento do verbo (exemplos de fixação precoce de parâmetros). Observação de dados do inglês, francês, alemão e português, que incluem evidência já reconhecida como clássica para movimento do verbo.

Referências:

Bloom, P. (1970) Language development: Form and function in emerging grammars. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Brown, R. (1973) A first language. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.

Clahsen, H. (1990/1991) “Constraints on parameter setting: a grammatical analysis of some acquisition stages in German child language”. Language Acquisition. 1.4: 361-391.

Costa, J. and J. Loureiro (2006) “Morphology vs. word order in the acquisition of V-to-I”. In A. Gavarró and C. Lléo (eds.) Catalan Journal of Linguistics. 5: 45-58.

Franck, J., S. Millotte, A. Posada & L. Rizzi (2013). Abstract knowledge of word order by 19 months: an eye-tracking study. Applied Psycholinguistics. 34.2: 323-336.

Gonçalves, F. (2004) Riqueza Morfológica e Aquisição da Sintaxe em Português Europeu e Brasileiro. Dissertação de Doutoramento. Universidade de Évora.

________   (2006) Concordância verbal e determinação de parâmetros sintácticos no processo de aquisição do Português Europeu e Brasileiro. In F. Oliveira e J. Barbosa (eds.) Textos Seleccionados do XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL.

Gavarró, A., M. Leela, L. Rizzi & J. Franck (2015) Knowledge of the OV parameter setting at 19 months: Evidence from Hindi-Urdu. Lingua. 154: 27-34.

ØGuasti, M. T. (2002) Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, Mass./London: The MIT Press. [Caps. 4 e 11]

Hadley, P. A. & M. L. Rice (1996) “Emergent uses of BE and DO: evidence from children with Specific Language Impairment” Language Acquisition 5.3: 209-243.

Hirsh-Pasek, K. & R. M. Golinkoff (1996) The origins of grammar. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Hyams, N. (1986) Language Acquisition and the Theory of Parameters. Dordrecht: Reidel.

Ø _______   (1992) “The Genesis of  Clausal Structure”. In Meisel (ed.) The Acquisition of Verb Placement. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.

Loureiro, J. (2006) Aquisição de ordem de palavras e de flexão verbal no Português Europeu: produção vs. compreensão. In F. Oliveira e J. Barbosa (eds.) Textos Seleccionados do XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL.

Meisel, J. M. and N. Müller (1992). “Finiteness and verb placement in early child grammars: evidence from simultaneous acquisition of French and German in bilinguals”. In J. Meisel (ed.) The Acquisition of Verb Placement. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.

Pierce, A. (1989) On the emergence of syntax: a crosslinguistic study. Ph.D. Dissertation. MIT.

Pierce, A. (1992) Language acquisition and syntactic theory: a comparative analysis of French and English child grammar. Dordrecht: Kluwer.

Ø Poeppel, D. and K. Wexler (1993) “The full competence hypothesis of clause structure in early German”. Language. 69(1): 365-424.

Pollock, J.-Y. (1989) “Verb Movement, Universal Grammar, and the Structure of IP”. Linguistic Inquiry. 20.3: 365-424.

Ø Radford, A. (1988) “Small children’s small clauses” Transactions of the Philological Society. 86(1): 1-43.

  ______  (1996) “Towards a structure-building model of acquisition”. H. Clahsen (ed.) Generative Perspectives on Language Acquisition. Amsterdam: John Benjamins.

Rice, M.L., K. R. Noll & H. Grimm (1997) “An extended optional infinitive stage in German-speaking children with specific language impairment” Language Acquisition. 6.4: 255-295.

Santos, A. L. (2006) Minimal Answers. Ellipsis, syntax and discourse in the acquisition of European Portuguese. Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa.

Santos, A. L. (2009) Minimal Answers. Ellipsis, syntax and discourse in the acquisition of European Portuguese. Language Acquisition and Language Disorders Series. John Benjamins Publishing Company. [versão revista da dissertação de doutoramento]

Travis, L. (1984) Parameters and effects of word order variation. PhD Dissertation. MIT.

White, L. (1981) “The responsibility of grammatical theory to acquisitional data”. In N. Hornstein & D. Lightfoot (eds.) Explanation in Linguistics. The logical problem of language acquisition. London / New York: Longman.

 

 

Ø Leituras recomendadas.

Nota: Os capítulos de Guasti (2002) deverão ser as primeiras leituras.


A centralidade do problema da aquisição das línguas nos estudos em gramática generativa

4 Março 2016, 14:00 Ana Lúcia Santos

A aquisição como área de investigação. A aquisição como questão central em gramática generativa. Um debate clássico: a perspetiva inatista vs. a perspetiva behaviorista; a perspetiva inatista vs. a perspetiva construtivista. O debate atual: perspetiva generativista vs. perspetiva "usage-based".

Chomsky, N. (1986) Knowledge of Language. Its Nature, Origin and Use. Westport / Connecticut / London: Praeger. [Bib. FLUL, pasta]


Crain, Stephen (2012) The emergence of meaning. Cambridge: Cambridge University Press. [a ler: pp. 64  e seguintes] [Bib. FLUL]


Crain, S. e Pietroski, P. (2001) Nature, nurture and Universal Grammar. Linguistics and Philosophy. 24: 139-185. [dropbox]


Guasti, M. T. (2002) Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, Mass./London: The MIT Press. [Cap. 1] [Bib. FLUL]


Johnson, J. & E. Newport (1989) Critical period effects in second language learning: The influence of maturational state on the acquisition of English as a second language. Cognitive Psychology. 21: 60-99. [dropbox]


Lust, B. & C. Foley (eds.) (2004) First Language Acquisition. The Essential Readings. Malden / Oxford / Victoria: Blackwell.  [pasta]


Tomasello, M. (2000) Do young children have adult syntactic competence? Cognition. 74: 209-253.


Valian, V. (2014) Arguing about innateness. Journal of Child Language. 41(S1): 78-92. [Bib.FLUL]


Workshop Linguistics, Langague Development and Impairment

26 Fevereiro 2016, 14:00 Ana Lúcia Santos


Os alunos assistiram ao workshop Linguistics, Langague Development and Impairment (Anfiteatro III, FLUL).
http://www.clul.ul.pt/images/stories/Programa_Final_VI_LLDI.pdf


O problema da aquisição da linguagem no quadro da gramática generativa

19 Fevereiro 2016, 14:00 Ana Lúcia Santos

1. Apresentação dos objetivos do seminário:

A presente unidade curricular pretende conduzir o aluno a: (1) construir conhecimento sobre temas centrais na investigação em aquisição de uma língua materna; (2) comparar a aquisição de algumas estruturas linguísticas no português e em outras línguas; (3) refletir sobre metodologias de recolha e tratamento de dados no domínio da aquisição de língua materna; (4) refletir sobre o modo como dados empíricos da aquisição podem contribuir para a discussão de problemas teóricos na análise linguística. Sempre que relevante, serão feitas pontes com a aquisição de língua não materna e bilingue, com percursos atípicos de desenvolvimento linguístico (relações com a Linguística Clínica) e com o processo de literacia na infância (relações com a Linguística Educacional).


2. Apresentação dos conteúdos do módulo "aquisição da sintaxe" e calendarização:



19/2

A aquisição como área de investigação. A aquisição como questão central em gramática generativa. Abordagens generativistas vs. outras abordagens (e.g. usage-based approach).

 

26/2

Workshop Linguistics, Language Development and Impairment

 

4/3

Alguns dados sobre aquisição e ordem de palavras. Estrutura da frase e movimento do verbo. Aquisição de elipse do VP e movimento do verbo.

11/3

Infinitivos raiz e sujeitos nulos.

18/3

Aquisição de estruturas que envolvem movimento A’: dados sobre a aquisição de relativas, interrogativas e clivadas, assimetrias sujeito / objeto.

 

1/4

----------

8/4

Aquisição de estruturas que envolvem movimento A: dados sobre aquisição de passivas.

Entrega de pequenos trabalhos escritos (veja-se 3c).

15/4

Aquisição de estruturas que envolvem movimento A: a discussão sobre aquisição de estruturas de elevação. Elevação vs. controlo.

Alguns problemas levantados pela aquisição de completivas e controlo numa língua com infinitivo flexionado.

22/4

Estudos sobre input na aquisição: estudos recentes sobre aquisição bilingue; o caso dos falantes de herança.

29/4

Avaliação: exercício escrito (3a).

6/5

Início do módulo de aquisição da Fonologia (aulas e avaliação a calendarizar com Profª Maria João Freitas)

 

 3. Apresentação dos elementos de avaliação e respetivos pesos relativos na nota final: 

a. Exercício escrito (módulo de aquisição da sintaxe): 30%

b. Exercício escrito (módulo de aquisição da fonologia): 30%

c. Trabalhos escritos (módulo de aquisição da sintaxe): 20%

d. Leituras orientadas (módulo de aquisição da fonologia): 20%

 

 4. Indicações sobre bibliografia geral para o módulo de aquisição da sintaxe:

 

*Blom, E. & S. Unsworth (2010) Experimental Methods in Language Acquisition Research. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins.

 *Crain, S. (2012) The emergence of Meaning. Cambridge: Cambridge University Press.

 *Crain, S. and R. Thornton (1998) Investigations in Universal Grammar. A Guide to Experiments on the Acquisition of Syntax and Semantics. Cambridge, Mass: The MIT Press.

 *Guasti, M. T. (2002) Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, Mass. / London: The MIT Press.

 Lust, B. & C. Foley (eds.) (2004) First Language Acquisition. The essential readings. Malden / Oxford /  Victoria: Blackwell.

 *McDaniel, D., C. McKee & H. S. Cairns (eds.) (1996) Methods for Assessing Children’s Syntax. Cambridge, Mass. / London: The MIT Press.

 *de Villiers, J. & T. Roeper (2011) Handbook of Generative Approaches to Language Acquisition. New York: Springer.

 

*Estes textos existem na biblioteca da FLUL.

Será fornecida bibliografia mais específica ao longo dos seminários.


5. A centralidade do estudo da aquisição das línguas no âmbito dos estudos em gramática generativa. O debate clássico que opõe uma perspetiva inatista às perspetivas comportamentalista (behaviorista) e construtivista.