Sumários
Aquisição de estruturas que envolvem movimento-A' (o caso das orações relativas)
24 Março 2017, 14:00 • Ana Lúcia Santos
Aquisição de estruturas que envolvem movimento-A' (o caso das orações relativas)
a. Trabalhos clássicos sobre aquisição de relativas e hipóteses iniciais sobre a sua aquisição (défice estrutural, problemas de processamento, problemas pragmáticos e resposta metodológica)
b. Trabalhos mais recentes:
(i) respostas metodológicas a questões anteriormente levantadas;
(ii) a questão específica da assimetria sujeito – objeto e efeitos de intervenção.
c. Produção e compreensão de relativas em crianças com desenvolvimento típico e em crianças com desenvolvimento atípico – dois potenciais problemas no SLI: (i) projecção de CP (semelhança com afasia, argumentos contrários de Novogrodsky & Friedmann 2006 vs. dados de produção de Kay 1997, 1998); (ii) intervenção.
Costa, J., M. Lobo & C. Silva (2011) Subject-object asymmetries in the acquisition of Portuguese relative clauses: adults vs. children. Lingua. 121: 1083-1100.
Friedmann, N.; Belletti, A. & Rizzi, L. (2009) Relativized relatives: Types of intervention in the acquisition of A-bar dependencies, Lingua, 119: 1, 67-88.
Guasti, M. T. (2002) Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, Mass./London: The MIT Press.
Lobo, M. & Soares-Jesel, C. (no prelo). Relativas, interrogativas e clivadas. In M. J. Freitas & A. L. Santos (Eds.), A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português. Language Science Press.
Sujeitos nulos na aquisição
17 Março 2017, 14:00 • Ana Lúcia Santos
a) Observações descritivas: produção de sujeitos nulos nos primeiros estádios de aquisição de línguas que não permitem sujeito nulo; relação entre distribuição de infinitivos raiz e de sujeitos nulos nos primeiros estádios de aquisição;
b) Uma hipótese clássica: a noção de fixação de parâmetro como resposta ao problema do desenvolvimento (hipótese clássica sobre sujeitos nulos na aquisição - Hyams, 1986);
c) Abordagens gramaticais vs. abordagens de processamento ao problema do sujeito nulo: parâmetro do sujeito nulo (Hyams, 1986), truncamento (Rizzi 1993/1994) (abordagens gramaticais), limitação ao número de palavras por enunciado (Bloom, 1990) (abordagem de processamento), "Root Subject Drop" (Rizzi, 2000, 2005) (abordagem mista);
d) Uma experiência recente que favorece uma explicação gramatical para o fenómeno dos sujeitos nulos nos primeiros estádios de aquisição (Orfitelli & Hyams, 2012).
Bloom, P. 1990. Subjectless sentences in Child Language. Linguistic Inquiry. 21.4: 491-504.
Hyams, N. 1986. Language Acquisition and the Theory of Parameters. Dordrecht / Boston / Lancaster / Tokyo: D. Reidel Publishing Company.
Hyams, N. 1987. The theory of parameters and syntactic development. In T. Roeper & E. Williams (eds.) Parameter Setting. Dordrecht: Reidel.
Hyams, N. 2011. Missing subjects in early child language. In J. de Villiers & T. Roeper. Handbook of Generative Approaches to Language Acquisition. New York: Springer. Pp. 13-52.
Orfitelli, R. & N. Hyams 2012. Children's Grammar of Null Subjects: .Evidence from comprehension. Linguistic Inquiry 43.4: 563-590.
Rizzi, L. (1993/1994). Some notes on linguistic theory and language development: the case of root infinitives. Language Acquisition, 3.4: 371-393.
Rizzi, L. 2000. Remarks on early null subjects. In M.-A. Friedemann & L. Rizzi (eds.) The acquisition of syntax. London: Longman.
Rizzi, L. 2005. On the grammatical basis of language development: a case study. In G. Cinque and R. S. Kayne (eds.) The Oxford Handbook of Comparative Syntax. Oxford: Oxford University Press.
Infinitivos raiz no desenvolvimento típico e atípico.
10 Março 2017, 14:00 • Ana Lúcia Santos
1. Estrutura funcional e movimento do verbo nas primeiras combinações de palavras: o caso de V2.
Guasti, M. T. (2002) Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, Mass./London: The MIT Press. [Caps. 4 e 11]
Poeppel, D. and K. Wexler (1993) “The full competence hypothesis of clause structure in early German”. Language. 69(1): 365-424. [pasta]
Rizzi, L. (1993/1994). Some notes on linguistic theory and language development: the case of root infinitives. Language Acquisition, 3.4: 371-393.
Santos, A. L. & R. E. V. Lopes (in press). Primeiros passos na aquisição da sintaxe: direcionalidade, movimento do verbo e flexão. In M. J. Freitas & A. L. Santos (eds.). A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do português. Language Science Press. [GoogleDrive]Direcionalidade; evidência precoce para movimento de V para T
3 Março 2017, 14:00 • Ana Lúcia Santos
Algumas questões relativas a ordem de palavras nos primeiros estádios (correspondentes à produção de enunciados com mais do que uma palavra):
- Direcionalidade e fixação do parâmetro do núcleo (Franck et al., 2013; Gavarró et al. 2015);
- Presença de categorias funcionais e movimento de V para T:
. argumentos contra a hipótese de oração pequena de Radford (1988);
. dados de ordem palavras em frases negativas em francês (Pierce, 1992)
O teste escrito, para este módulo, ficou agendado para 10 de abril, das 10h às 13h.
Bibliografia principal:
Franck, J., S. Millotte,
A. Posada & L. Rizzi (2013). Abstract knowledge of word order by 19 months:
an eye-tracking study. Applied Psycholinguistics. 34.2:
323-336.
Gavarró, A., M. Leela, L. Rizzi & J. Franck (2015) Knowledge of the OV parameter setting at 19 months: Evidence from Hindi-Urdu. Lingua. 154: 27-34.
Guasti, M. T. (2002) Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, Mass./London: The MIT Press. [Cap. 4]
Pierce, A. (1992) Language acquisition and syntactic theory: a comparative analysis of French and English child grammars. Dordrecht: Kluwer.
Radford,
A. (1988) “Small children’s small clauses” Transactions of the Philological
Society. 86(1): 1-43
Santos, A. L. & R.
E. V. Lopes (in press). Primeiros passos na aquisição da sintaxe: direcionalidade,
movimento do verbo e flexão. In M. J. Freitas & A. L. Santos (eds.). A aquisição de língua materna e não materna.
Questões gerais e dados do português. Language Science Press.
Observação de um corpus de produção espontânea de fala infantil e fala dirigida às crianças
24 Fevereiro 2017, 14:00 • Ana Lúcia Santos
Ainda o debate sobre aquisição da linguagem: perspetiva generativista vs. formulação atual de uma perspetiva construtivista, a perspetiva usage-based. Problemas levantados pela própria perspetiva inatista: como se explica o curso do desenvolvimento?; como é que o "Language Acquisition Device" interage com o input? Distinção entre input e intake (White, 1981) e uma reflexão sobre a natureza da experiência, a partir de Epstein (2016).
Exercício de observação de dados de produção espontânea (corpus SANTOS, base de dados CHILDES, http://childes.psy.cmu.edu/). Observação de: a. extensão média dos enunciados em diferentes momentos do desenvolvimento, com cálculo automático de MLUw; b. classes de palavras observáveis na produção das crianças em diferentes momentos do desenvolvimento; c. estruturas sintáticas observáveis em diferentes momentos do desenvolvimento. Levantamento de hipóteses capazes de explicar alguns aspetos do desenvolvimento observados.
NOTA: A aula teve lugar na sala de TIC.
Chomsky, N. (1986) Knowledge of Language. Its Nature, Origin and Use. Westport / Connecticut / London: Praeger. [Bib. FLUL, pasta]
Crain, Stephen (2012) The emergence of meaning. Cambridge: Cambridge University Press. [a ler: pp. 64 e seguintes] [Bib. FLUL]
Crain, S. e Pietroski, P. (2001) Nature, nurture and Universal Grammar. Linguistics and Philosophy. 24: 139-185. [GDrive]
Epstein, S. D. (2016). Why nurture is natural too. Biolinguistics. 10.197-201.
[http://www.biolinguistics.eu/index.php/biolinguistics/article/view/373/371]
Guasti, M. T. (2002) Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, Mass./London: The MIT Press. [Cap. 1] [Bib. FLUL]
Johnson, J. & E. Newport (1989) Critical period effects in second language learning: The influence of maturational state on the acquisition of English as a second language. Cognitive Psychology. 21: 60-99. [GDrive]
Lust, B. & C. Foley (eds.) (2004) First Language Acquisition. The Essential Readings. Malden / Oxford / Victoria: Blackwell. [pasta]
Tomasello, M. (2000) Do young children have adult syntactic competence? Cognition. 74: 209-253.
Valian, V. (2014) Arguing about innateness. Journal of Child Language. 41(S1): 78-92. [Bib.FLUL]
White, L. (1981). The responsibility of grammatical theory to acquisitional
data. In N. Hornstein & D. Lightfoot (Eds.). Explanation in Linguistics. The Logical Problem of Language Acquisition.
London: Longman.