Sumários

A pintura (tardo-)gótica portuguesa (II).

29 Novembro 2016, 08:00 Luís Urbano Afonso

 A pintura portuguesa entre c.1350 e c.1500. Evolução estilística. A oficina de Nuno Gonçalves e os painéis de S. Vicente de Fora: individualização dos rostos, trabalho do nu, modelação dos panejamentos, negação de profundidade compositiva. Oficinas subsidiárias. A relevância das informações históricas de Francisco de Holanda. 


A pintura (tardo-)gótica portuguesa (I).

25 Novembro 2016, 08:00 Luís Urbano Afonso

 A pintura portuguesa entre c.1350 e c.1500 (primeira parte). Evolução estilística. A escassez das obras remanescentes e os dados documentais. As ligações a Itália na primeira metade e meados do século XV. As pinturas murais da sacristia do mosteiro da Batalha e da capela-mor da Igreja de S. Francisco de Leiria. Álvaro Pires de Évora.


Os paços tardo-medievais (morfologia e evolução). Continuação.

22 Novembro 2016, 08:00 Luís Urbano Afonso

Os paços tardo-medievais: morfologia e evolução.

Análise do Paço de Sintra, nos seus três módulos, e do Paço dos Duques de Bragança em Guimarães.

A decoração dos paços medievais. A arquitetura palatina e o desenvolvimento da azulejaria em Portugal: ladrilho vidrado, azulejo alicatado, azulejo de corda-seca, azulejo de aresta, azulejo de relevo - suas características técnicas e formais. A pintura mural no Paço de Sintra. A utilização de tapeçarias e as suas temáticas (as tapeçarias de Pastrana).


Mini-teste. Os paços tardo-medievais (morfologia e evolução).

18 Novembro 2016, 08:00 Luís Urbano Afonso

Realização do 2º mini-teste desta UC.

Os paços tardo-medievais morfologia e evolução. Caraterísticas gerais: a) estrutura murada, com pátio à frente e horto/jardim nas traseiras; b) organização em dois pisos; c) piso térreo, de armazenamento (celeiro, adega, despensa), de arrumos e outros espaços utilitários; d) primeiro piso, habitacional (seguindo a sequência SALA-ANTECÂMARA-CÂMARA-TRASCÂMARA); e) cozinha, anexa ao piso térreo do paço;  f) capela palatina, anexa ao paço.

Análise de vários exemplos: Paço de Leiria (Casa de Avis); Paço de Ourém (Casa de Bragança); Paço de Porto de Mós (Casa de Bragança).



O Tardo-Gótico Despojado (ou Linear)

15 Novembro 2016, 08:00 Luís Urbano Afonso

O Tardo-Gótico Despojado (ou Linear) do Infante D. Pedro e de D. Afonso V: a capela do Paço de Tentúgal; a igreja matriz de Tentúgal; a igreja de Santiago em Palmela. Uma arte utilitária: claustros, refeitórios. Tumulária quatrocentista das ordens militares (Hospital e Santiago).

Uma arquitetura e escultura funerária formalmente minimalista, auto-referencial, de base geométrica, eventualmente decorrente de valores neoestoicos e proto-humanistas, vigente entre c.1430 e c.1480 mas sempre minoritária.