Sumários

Caraterização geral da iluminura românica portuguesa.

7 Outubro 2016, 08:00 Luís Urbano Afonso

Os scriptoria de Santa Cruz de Coimbra e de Santa Maria de Alcobaça. A especificidade da ordem dos cónegos regrantes de Santa Cruz de Coimbra e os seus interesses culturais. Caraterização formal das iluminuras crúzias.

A especificidade da ordem cisterciense e as razões para a ausência de figuração nas iluminuras cistercienses. Caraterização formal das iluminuras alcobacenses.


Principais características da arquitetura românica portuguesa (II)

4 Outubro 2016, 08:00 Luís Urbano Afonso

Algumas especificidades da arquitetura românica portuguesa.

I. o românico cisterciense (Tarouca, Salzedas, Alcobaça), uma monumentalidade desornamentada;

II. o românico brigantino (Castro de Avelãs, S. Francisco de Bragança) e as suas ligações ao planalto leonês (Toro, Zamora, Sahagún).


Principais características da arquitetura românica portuguesa (I)

30 Setembro 2016, 08:00 Luís Urbano Afonso

Principais características da arquitetura românica portuguesa: a) Materiais, planimetrias, volumetrias, coberturas, alçados, escala; b) As etapas construtivas (fundação, dedicação, sagração e conclusão) e os problemas de datação dos edifícios; c) As diferenças entre o Norte, o Centro e o Sul durante a vigência do românico.


Continuação da aula anterior.

27 Setembro 2016, 08:00 Luís Urbano Afonso

Continuação da aula anterior.


Introdução e contextualização.

23 Setembro 2016, 08:00 Luís Urbano Afonso

Arte, ideologia, historiografia e identidade nacional.

Contexto histórico, cultural e religioso: a) Cruzada e «reconquista»; b) O impacto da Reforma Gregoriana no território português; c) A transição da liturgia hispânica («moçárabe») para a liturgia romana; d) O papel das ordens religiosas: beneditinos, crúzios e cistercienses, franciscanos.