Sumários

Cerimónia de Abertura do Ano Académico

30 Setembro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Em virtude da cerimónia de Abertura do Ano Académico, não houve aula de Cultura Brasileira Contemporânea, para permitir que todos os interessados possam participar.


O significado real e da Semana de Arte Moderna na cultura brasileira contemporânea

25 Setembro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


As repercussões da Semana de Arte Moderna: análise de notícias, críticas e opiniões de leitores publicadas nos jornais de São Paulo e Porto Alegre.

Leitura de um breve excerto do ensaio 22 por 22 de Maria Eugênia Boaventura: o valor simbólico e real da Semana.

A modernidade 'moderada' de 1922. Leitura e breve análise do «Manifesto Klaxon».


Bibliografia:

AA.VV. (1972): Semana de 22 – Antecedentes e consequências (São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).

BOAVENTURA, Maria Eugênia (2000): 22 por 22: a Semana de Arte Moderna vista pelos seus contemporâneos (São Paulo: Edusp).

FABRIS, Annateresa (1994): O futurismo paulista (São Paulo: Perspectiva).

HELENA, Lucia (1986): Modernismo brasileiro e vanguarda (São Paulo: Editora Ática).

A modernidade e a modernização na cidade e no estado de São Paulo na década de 1920

23 Setembro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A modernidade e a modernização na cidade e no estado de São Paulo na década de 1920: urbanização, industrialização e atraso cultural.

A 'modernidade moderada' dos pensadores da Semana de Arte Moderna de 1922: o processo de procura de novas formas da linguagem em consonância com a nova autonomia da arte.

A Semana e as estratégias 'futuristas': a dessacralização do passadismo e uma vaga explicação do modernismo.

Os antecedentes do Modernismo brasileiro: a pintura de Anita Malfatti e a escultura de Vítor Brecheret. Breve análise de «O homem amarelo» de Anita Malfatti.

Bibliografia:

AA.VV. (1972): Semana de 22 – Antecedentes e consequências (São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).

BATISTA, Marta Rossetti (1985): Anita Malfatti no tempo e no espaço (São Paulo: IBM).

FABRIS, Annateresa (1994): O futurismo paulista (São Paulo: Perspectiva).

Breve panorâmica da evolução cultural no Brasil (Romantismo – Modernismo)

18 Setembro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A cultura brasileira no Romantismo. Caraterísticas gerais do Romantismo brasileiro. O nacionalismo cultural e a procura identitária. A formação da 'cultura de mistura' (Zilberberg e Fontanille) e da 'comunidade imaginada' (Benedict Anderson).


A nova procura identitária e a renovação da arte nacionalista. Modernidade e a modernização na cidade e no estado de São Paulo na década de 1920. A imagem da cidade tentacular e da cidade prisão. A criação do 'mito bandeirante' (Paulo Prado).


Bibliografia:

ANDERSON, Benedict (2012): Comunidades imaginadas (Lisboa: Edições 70)

BENASSAR, Bartolomé e MARIN, Richard (2000): História do Brasil (Lisboa: Teorema).

DONATO, Hernani (2000): Brasil 5 séculos (São Paulo: Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes).

FONTANILLE, Jacques e ZILBERBERG, Claude (2016): Tensão e significação (São Paulo: Discurso).

Apresentação do programa

16 Setembro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Apresentação do programa, dos conteúdos, dos objetivos e da avaliação da unidade curricular.
Conteúdos
Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com os instrumentos conceituais, metodológicos e analíticos adequados ao estudo da cultura. Igualmente, pretende-se a aquisição de uma visão de conjunto da cultura brasileira contemporânea. Parte-se, principalmente, da reflexão e problematização dos debates e conflitos gerados pelo cruzamento entre diferentes tradições culturais e novos movimentos artísticos na história do Brasil dos séculos XX e XXI. Nesta ordem de ideias, a partir das novas perspetivas para o estudo da questão cultural, procura-se repensar criticamente a compreensão da Cultura Brasileira, nomeadamente da música e as artes visuais. Os principais eixos do programa são: o multiculturalismo, a diversidade, a globalização e o relativismo cultural; o dinamismo e a cultura; as relações entre a cultura erudita, a cultura popular e a cultura de massas. Deste modo, para obter uma visão panorâmica destas questões e, ao mesmo tempo, indagar as particularidades, continuidades e ruturas, analisaremos três momentos relevantes para a criação musical e artística: o Modernismo, o Concretismo, o Neoconcretismo o Tropicalismo e a Pós-Modernidade.
Avaliação
Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar, incluindo uma ampla variedade de abordagens e metodologias, da história cultural à sociologia, da antropologia à análise literária ou artística. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados. Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), breves trabalhos individuais e escritos (20%), uma primeira prova escrita e presencial (30%) e uma prova final, escrita e presencial (40%).

O trabalho é um trabalho de análise e interpretação crítica de uma obra artística, literária ou ensaística brasileira do século XX ou XXI ou de análise crítica de um fenómeno cultural do Brasil dos séculos XX ou XXI. O tema do trabalho individual e escrito deve ser acordado entre o aluno e a professora durante o primeiro mês do semestre.

O trabalho deverá incluir uma seção final designada “Bibliografia” que incluirá, por sua vez, quatro referências, de obras – monografias científicas, artigos académicos ou histórias da arte ou da cultura brasileira, entre outros – que devem ser selecionadas ad hoc, consultadas e citadas ao longo do trabalho.

Data-limite de envio (por email) do trabalho: 3 de janeiro.

Extensão máxima do trabalho: 5 páginas, excluindo a bibliografia (Times New Roman, tamanho 12, espaçamento a um e meio).

A primeira prova escrita e presencial foi marcada para o dia 4 de novembro de 2024 e a prova final, escrita e presencial para o dia 18 de dezembro de 2024.


Acompanhamento por e-mail.

Sessões de atendimento/acompanhamento (Zoom): às quintas-feiras das 16.00h às 17.30h. (sujeita a marcação prévia por email) ou marcadas individualmente com os alunos.

 

Observações:

Os estudantes-trabalhadores e quaisquer outros que, por uma razão justificada e devidamente documentada, não possam assistir regularmente às aulas deverão contactar a professora durante a primeira ou segunda semana de aulas para planificação conjunta das atividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.

O número de alunos inscritos pode levar a pequenas modificações do programa.