Sumários

A reflexão sobre a cultura e a música brasileira presentes na «Tropicália»

11 Dezembro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Análise da canção «Tropicália»: as referências à cultura e à música brasileira presentes na canção de Caetano Veloso.

Bibliografia:

ALVES, Júlia Falivene (1988): A invasão cultural norte-americana (São Paulo: Editora Moderna [23ª ed.]).

CALADO, Carlos (1997): Tropicália: a História de uma revolução musical (São Paulo: Editora 34).

VELOSO, Caetano (1997): Verdade tropical (São Paulo: Companhia das Letras).

VELOSO, Caetano (2003): Letra só (Vila Nova de Famalicão: Quasi).


A nova 'antropofagia' do Tropicalismo musical

9 Dezembro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A proposta tropicalista e a necessidade de constituir culturalmente no país a mudar um território da identidade.

A apropriação da teoria da 'devoração' oswaldiana: um exemplo de como enfrentar os processos de estagnação cultural e o clima de excessiva seriedade e intolerância que se tinham instalado em certos âmbitos da cultura brasileira.

Diferenças fundamentais: a importância da 'deglutição' cultural da matriz popular e pop e a promoção de uma contaminação geral entre o arcaico (e a denúncia da permanência de estruturas subdesenvolvidas e arcaicas no Brasil contemporâneo) e o moderno, ausente no manifesto e na atitude modernista.

Análise parcial da canção «Tropicália» de Caetano Veloso.

Bibliografia:

ALVES, Júlia Falivene (1988): A invasão cultural norte-americana (São Paulo: Editora Moderna [23ª ed.]).

CALADO, Carlos (1997): Tropicália: a História de uma revolução musical (São Paulo: Editora 34).

VELOSO, Caetano (1997): Verdade tropical (São Paulo: Companhia das Letras).

VELOSO, Caetano (2003): Letra só (Vila Nova de Famalicão: Quasi).


A era dos festivais e a irrupção do Tropicalismo

4 Dezembro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O papel da música e dos festivais musicais na luta contra a ditadura.

A polémica em torno do Tropicalismo e da música "É proibido proibir", de Caetano Veloso, no festival de 1968. A provocação e a 'não-conciliação'.

A apropriação da teoria da 'devoração' oswaldiana: um exemplo de como enfrentar os processos de estagnação cultural e o clima de excessiva seriedade e intolerância que se tinham instalado em certos âmbitos da cultura brasileira.

A expressão da luta pela democracia e a liberdade através da música: "Pra não dizer que não falei de flores", de Geraldo Vandré.
A censura dos festivais musicais.

Bibliografia:

ALVES, Júlia Falivene (1988): A invasão cultural norte-americana (São Paulo: Editora Moderna [23ª ed.]).

CALADO, Carlos (1997): Tropicália: a História de uma revolução musical (São Paulo: Editora 34).

HOMEM DE MELLO, Zuza (2003): A Era dos Festivais: uma parábola (São Paulo: Editora 34).



A era dos festivais: a função crítica, social e cultural da música durante a ditadura

2 Dezembro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O papel da música e dos festivais musicais na luta contra a ditadura. Os diferentes graus e modos de engajamento e crítica social e políticas de "Arrastão", de Vinicius de Moraes e Edu Lobo, "A banda", de Chico Buarque, ou "Ensaio geral" e "Domingo no parque", de Gilberto Gil.
Os festivais musicais: um mecanismo de consagração de novos talentos, de cristalização e unificação do interesse nacional e de experimentação e de divulgação de novas estéticas, como o 'Som universal'.

Bibliografia:

HOMEM DE MELLO, Zuza (2003): A Era dos Festivais: uma parábola (São Paulo: Editora 34).


A mudança progressiva da linguagem artística brasileira

27 Novembro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O período de desenvolvimento da ‘era Kubitschek’. A criação de Brasília e a mudança da capital. O espírito do tempo e os valores sociais, políticos e simbólicos do projeto arquitetónico e urbanístico de Brasília. Leitura e análise de um breve excerto do livro A curva do tempo de Oscar Niemeyer.

As diversificações e divergências no movimento da Bossa Nova: a aproximação da música popular. Análise da canção «Pau de arara» de Vinicius de Moraes e Baden Powell.


Bibliografia:

BENASSAR, Bartolomé e MARIN, Richard (2000): História do Brasil (Lisboa: Teorema).

DREYFUS, Dominique (1999): O violão vadio de Baden Powell (São Paulo: Editora 34).

NIEMEYER, Óscar (1998): As curvas do tempo (Rio de Janeiro: Revan).