Sumários
A reflexão sobre a cultura e a música brasileira presentes na «Tropicália»
11 Dezembro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Bibliografia:
ALVES, Júlia Falivene (1988): A invasão cultural norte-americana (São Paulo: Editora Moderna [23ª ed.]).
CALADO, Carlos (1997): Tropicália: a História de uma revolução musical (São Paulo: Editora 34).
VELOSO, Caetano (1997): Verdade tropical (São Paulo: Companhia das Letras).
VELOSO, Caetano (2003): Letra só (Vila Nova de Famalicão: Quasi).
A nova 'antropofagia' do Tropicalismo musical
9 Dezembro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A proposta tropicalista e a necessidade de constituir culturalmente no país a mudar um território da identidade.
A apropriação da teoria da 'devoração' oswaldiana: um exemplo de como enfrentar os processos de estagnação cultural e o clima de excessiva seriedade e intolerância que se tinham instalado em certos âmbitos da cultura brasileira.
Diferenças fundamentais: a importância da 'deglutição' cultural da
matriz popular e pop e a promoção de uma contaminação geral entre o arcaico (e
a denúncia da permanência de estruturas subdesenvolvidas e arcaicas no Brasil
contemporâneo) e o moderno, ausente no manifesto e na atitude modernista.
Análise parcial da canção «Tropicália» de Caetano Veloso.
Bibliografia:
ALVES, Júlia Falivene (1988): A invasão cultural norte-americana (São Paulo: Editora Moderna [23ª ed.]).
CALADO, Carlos (1997): Tropicália: a História de uma revolução musical (São Paulo: Editora 34).
VELOSO, Caetano (1997): Verdade tropical (São Paulo: Companhia das Letras).
VELOSO, Caetano (2003): Letra só (Vila Nova de Famalicão: Quasi).
A era dos festivais e a irrupção do Tropicalismo
4 Dezembro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A polémica em torno do Tropicalismo e da música "É proibido proibir", de Caetano Veloso, no festival de 1968. A provocação e a 'não-conciliação'.
A apropriação da teoria da 'devoração' oswaldiana: um exemplo de como enfrentar os processos de estagnação cultural e o clima de excessiva seriedade e intolerância que se tinham instalado em certos âmbitos da cultura brasileira.
A expressão da luta pela democracia e a liberdade através da música: "Pra não dizer que não falei de flores", de Geraldo Vandré.Bibliografia:
ALVES, Júlia Falivene (1988): A invasão cultural norte-americana (São Paulo: Editora Moderna [23ª ed.]).
CALADO, Carlos (1997): Tropicália: a História de uma revolução musical (São Paulo: Editora 34).
HOMEM DE MELLO, Zuza (2003): A Era dos Festivais: uma parábola (São Paulo: Editora 34).
A era dos festivais: a função crítica, social e cultural da música durante a ditadura
2 Dezembro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Bibliografia:
HOMEM DE MELLO, Zuza (2003): A Era dos Festivais: uma parábola (São Paulo: Editora 34).
A mudança progressiva da linguagem artística brasileira
27 Novembro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O período de desenvolvimento da ‘era Kubitschek’. A criação de Brasília e a mudança da capital. O espírito do tempo e os valores sociais, políticos e simbólicos do projeto arquitetónico e urbanístico de Brasília. Leitura e análise de um breve excerto do livro A curva do tempo de Oscar Niemeyer.
As diversificações e divergências no movimento da Bossa Nova: a aproximação da música popular. Análise da canção «Pau de arara» de Vinicius de Moraes e Baden Powell.
Bibliografia:
BENASSAR, Bartolomé e MARIN, Richard (2000): História do Brasil (Lisboa: Teorema).
DREYFUS, Dominique (1999): O violão vadio de Baden Powell (São Paulo: Editora 34).
NIEMEYER, Óscar (1998): As curvas do tempo (Rio de Janeiro: Revan).