Sumários
Cerimónia de Abertura do Ano Académico
30 Setembro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Em virtude da cerimónia de Abertura do Ano Académico, não houve aula de Cultura Brasileira Contemporânea, para permitir que todos os interessados possam participar.
O significado real e da Semana de Arte Moderna na cultura brasileira contemporânea
25 Setembro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
As repercussões da Semana de Arte Moderna: análise de notícias, críticas e opiniões de leitores publicadas nos jornais de São Paulo e Porto Alegre.
Leitura de um
breve excerto do ensaio 22 por 22 de
Maria Eugênia Boaventura: o valor simbólico e real da Semana.
A modernidade 'moderada' de 1922. Leitura e breve análise do «Manifesto Klaxon».
Bibliografia:
AA.VV. (1972): Semana de 22 – Antecedentes e consequências (São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).
BOAVENTURA, Maria Eugênia (2000): 22 por 22: a Semana de Arte Moderna vista pelos seus contemporâneos (São Paulo: Edusp).
FABRIS, Annateresa (1994): O futurismo paulista (São Paulo: Perspectiva).
HELENA, Lucia (1986): Modernismo brasileiro e vanguarda (São Paulo: Editora Ática).
A modernidade e a modernização na cidade e no estado de São Paulo na década de 1920
23 Setembro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A 'modernidade moderada' dos pensadores da Semana de Arte Moderna de 1922: o processo de procura de novas formas da linguagem em consonância com a nova autonomia da arte.
A Semana e as estratégias 'futuristas': a dessacralização do passadismo e uma vaga explicação do modernismo.
Os antecedentes do Modernismo brasileiro: a pintura de Anita Malfatti e a escultura de Vítor Brecheret. Breve análise de «O homem amarelo» de Anita Malfatti.
Bibliografia:
AA.VV. (1972): Semana de 22 – Antecedentes e consequências (São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).
BATISTA, Marta Rossetti (1985): Anita Malfatti no tempo e no espaço (São Paulo: IBM).
FABRIS, Annateresa (1994): O futurismo paulista (São Paulo: Perspectiva).
Breve panorâmica da evolução cultural no Brasil (Romantismo – Modernismo)
18 Setembro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A cultura brasileira no Romantismo. Caraterísticas gerais do Romantismo brasileiro. O nacionalismo cultural e a procura identitária. A formação da 'cultura de mistura' (Zilberberg e Fontanille) e da 'comunidade imaginada' (Benedict Anderson).
A nova procura identitária e a renovação da arte nacionalista. Modernidade e a modernização na cidade e no estado de São Paulo na década de 1920. A imagem da cidade tentacular e da cidade prisão. A criação do 'mito bandeirante' (Paulo Prado).
Bibliografia:
ANDERSON, Benedict (2012): Comunidades imaginadas (Lisboa: Edições 70)
BENASSAR, Bartolomé e MARIN, Richard (2000): História do Brasil (Lisboa: Teorema).
DONATO, Hernani (2000): Brasil 5 séculos (São Paulo: Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes).
FONTANILLE, Jacques e ZILBERBERG, Claude (2016): Tensão e significação (São Paulo: Discurso).
Apresentação do programa
16 Setembro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O trabalho é um
trabalho de análise e interpretação crítica de uma obra artística, literária ou
ensaística brasileira do século XX ou XXI ou de análise crítica de um fenómeno
cultural do Brasil dos séculos XX ou XXI. O tema do trabalho individual e escrito deve ser
acordado entre o aluno e a professora durante o primeiro mês do semestre.
O trabalho deverá incluir uma seção final designada “Bibliografia” que incluirá, por sua vez, quatro referências, de obras – monografias científicas, artigos académicos ou histórias da arte ou da cultura brasileira, entre outros – que devem ser selecionadas ad hoc, consultadas e citadas ao longo do trabalho.
Data-limite de envio (por email) do trabalho: 3 de janeiro.
Extensão máxima do trabalho: 5 páginas,
excluindo a bibliografia (Times New Roman, tamanho 12, espaçamento a um e
meio).
A primeira prova escrita e presencial foi marcada para o dia 4 de novembro de 2024 e a prova final, escrita e presencial para o dia 18 de dezembro de 2024.
Acompanhamento por e-mail.
Sessões de atendimento/acompanhamento (Zoom): às quintas-feiras das 16.00h às 17.30h. (sujeita a marcação prévia por email) ou marcadas individualmente com os alunos.
Observações:
Os estudantes-trabalhadores e quaisquer outros que, por uma razão justificada e devidamente documentada, não possam assistir regularmente às aulas deverão contactar a professora durante a primeira ou segunda semana de aulas para planificação conjunta das atividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.
O número de alunos inscritos pode levar a pequenas modificações do programa.