Sumários

A visão crítica da cidade e da sociedade na obra de Oswald de Andrade

7 Outubro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

As caraterísticas basilares da proposta literária de Oswald de Andrade. A visão crítica da cidade e da sociedade na poesia oswaldiana. Leitura e análise de 'poemas-pílula' de Oswald de Andrade.

A aula do dia 16 de outubro será substituída pela aula-aberta do Professor Pedro Duarte sobre a figura de Caetano Veloso e o disco Tropicália. A aula-aberta terá lugar na sala C138.B no dia 18 de outubro, das 12h30 às 14h00.

Bibliografia:

AA.VV. (2005): Seria uma rima, não seria uma solução: a poesia modernista. Antologia organizada e apresentada por Abel Barros Baptista e Osvaldo M. Silvestre (Lisboa: Cotovia).

HELENA, Lucia (1986): Modernismo brasileiro e vanguarda (São Paulo: Editora Ática).


A proposta literária modernista

2 Outubro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

As caraterísticas basilares da proposta literária modernista. A importância da ironia no Modernismo. A experiência da cidade e da velocidade na poesia. Leitura e análise de poemas de Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

Bibliografia:

AA.VV. (2005): Seria uma rima, não seria uma solução: a poesia modernista. Antologia organizada e apresentada por Abel Barros Baptista e Osvaldo M. Silvestre (Lisboa: Cotovia).

HELENA, Lucia (1986): Modernismo brasileiro e vanguarda (São Paulo: Editora Ática).


Cerimónia de Abertura do Ano Académico

30 Setembro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Em virtude da cerimónia de Abertura do Ano Académico, não houve aula de Cultura Brasileira Contemporânea, para permitir que todos os interessados possam participar.



O significado real e da Semana de Arte Moderna na cultura brasileira contemporânea

25 Setembro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

As repercussões da Semana de Arte Moderna: análise de notícias, críticas e opiniões de leitores publicadas nos jornais de São Paulo e Porto Alegre.

Leitura de um breve excerto do ensaio 22 por 22 de Maria Eugênia Boaventura: o valor simbólico e real da Semana.

A modernidade 'moderada' de 1922. Leitura e breve análise do «Manifesto Klaxon».


Bibliografia:

AA.VV. (1972): Semana de 22 – Antecedentes e consequências (São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).

BOAVENTURA, Maria Eugênia (2000): 22 por 22: a Semana de Arte Moderna vista pelos seus contemporâneos (São Paulo: Edusp).

FABRIS, Annateresa (1994): O futurismo paulista (São Paulo: Perspectiva).

HELENA, Lucia (1986): Modernismo brasileiro e vanguarda (São Paulo: Editora Ática).


A modernidade e a modernização na cidade e no estado de São Paulo na década de 1920

23 Setembro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A modernidade e a modernização na cidade e no estado de São Paulo na década de 1920: urbanização, industrialização e atraso cultural.

A 'modernidade moderada' dos pensadores da Semana de Arte Moderna de 1922: o processo de procura de novas formas da linguagem em consonância com a nova autonomia da arte.

A Semana e as estratégias 'futuristas': a dessacralização do passadismo e uma vaga explicação do modernismo.

Os antecedentes do Modernismo brasileiro: a pintura de Anita Malfatti e a escultura de Vítor Brecheret. Breve análise de «O homem amarelo» de Anita Malfatti.

Bibliografia:

AA.VV. (1972): Semana de 22 – Antecedentes e consequências (São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).

BATISTA, Marta Rossetti (1985): Anita Malfatti no tempo e no espaço (São Paulo: IBM).

FABRIS, Annateresa (1994): O futurismo paulista (São Paulo: Perspectiva).