Sumários
A visão crítica da cidade e da sociedade na obra de Oswald de Andrade
7 Outubro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Bibliografia:
AA.VV. (2005): Seria uma rima, não seria uma solução: a poesia modernista. Antologia organizada e apresentada por Abel Barros Baptista e Osvaldo M. Silvestre (Lisboa: Cotovia).
HELENA, Lucia (1986): Modernismo brasileiro e vanguarda (São Paulo: Editora Ática).
A proposta literária modernista
2 Outubro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Bibliografia:
AA.VV. (2005): Seria uma rima, não seria uma solução: a poesia modernista. Antologia organizada e apresentada por Abel Barros Baptista e Osvaldo M. Silvestre (Lisboa: Cotovia).
HELENA, Lucia (1986): Modernismo brasileiro e vanguarda (São Paulo: Editora Ática).
Cerimónia de Abertura do Ano Académico
30 Setembro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Em virtude da cerimónia de Abertura do Ano Académico, não houve aula de Cultura Brasileira Contemporânea, para permitir que todos os interessados possam participar.
O significado real e da Semana de Arte Moderna na cultura brasileira contemporânea
25 Setembro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
As repercussões da Semana de Arte Moderna: análise de notícias, críticas e opiniões de leitores publicadas nos jornais de São Paulo e Porto Alegre.
Leitura de um
breve excerto do ensaio 22 por 22 de
Maria Eugênia Boaventura: o valor simbólico e real da Semana.
A modernidade 'moderada' de 1922. Leitura e breve análise do «Manifesto Klaxon».
Bibliografia:
AA.VV. (1972): Semana de 22 – Antecedentes e consequências (São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).
BOAVENTURA, Maria Eugênia (2000): 22 por 22: a Semana de Arte Moderna vista pelos seus contemporâneos (São Paulo: Edusp).
FABRIS, Annateresa (1994): O futurismo paulista (São Paulo: Perspectiva).
HELENA, Lucia (1986): Modernismo brasileiro e vanguarda (São Paulo: Editora Ática).
A modernidade e a modernização na cidade e no estado de São Paulo na década de 1920
23 Setembro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A 'modernidade moderada' dos pensadores da Semana de Arte Moderna de 1922: o processo de procura de novas formas da linguagem em consonância com a nova autonomia da arte.
A Semana e as estratégias 'futuristas': a dessacralização do passadismo e uma vaga explicação do modernismo.
Os antecedentes do Modernismo brasileiro: a pintura de Anita Malfatti e a escultura de Vítor Brecheret. Breve análise de «O homem amarelo» de Anita Malfatti.
Bibliografia:
AA.VV. (1972): Semana de 22 – Antecedentes e consequências (São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).
BATISTA, Marta Rossetti (1985): Anita Malfatti no tempo e no espaço (São Paulo: IBM).
FABRIS, Annateresa (1994): O futurismo paulista (São Paulo: Perspectiva).