Sumários

Primitivismo e vanguarda no Modernismo brasileiro: o “Manifesto Antropófago”

23 Outubro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A evolução do diálogo entre o primitivismo e a arte moderna: o "Manifesto Antropófago".

Análise de alguns excertos do manifesto de Oswald de Andrade: a Antropofagia e a metáfora do processo de formação crítica da cultura brasileira, a recusa da imposição de modelos culturais europeus, a saudade e o exotismo na visão do Brasil.

Bibliografia:

AA.VV. (2005): Seria uma rima, não seria uma solução: a poesia modernista. Antologia organizada e apresentada por Abel Barros Baptista e Osvaldo M. Silvestre (Lisboa: Cotovia).

HELENA, Lucia (1986): Modernismo brasileiro e vanguarda (São Paulo: Editora Ática).

ODILON, Marcus (2001): Antropofagia, existiu ou não? (João Pessoa: Sal da Terra [2ª ed]).


A arte 'Pau-Brasil'

21 Outubro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A reorientação do Modernismo: uma cultura e uma vanguarda especificamente brasileira. A mediação entre o primitivismo e a arte moderna: o "Manifesto Pau-Brasil".

Análise (continuação) de alguns excertos do manifesto de Oswald de Andrade e, complementarmente, da pintura “Morro da favela” de Tarsila do Amaral.

 

 

Bibliografia:

AA.VV. (1972): Semana de 22 – Antecedentes e consequências (São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).

BOAVENTURA, Maria Eugênia (2000): 22 por 22: a Semana de Arte Moderna vista pelos seus contemporâneos (São Paulo: Edusp).


O Tropicalismo e o disco Tropicália

16 Outubro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A aula do dia 16 de outubro foi substituída pela aula-aberta do Professor Pedro Duarte sobre a figura de Caetano Veloso, o Tropicalismo e o disco Tropicália. A aula-aberta teve lugar na sala C138.B no dia 18 de outubro, das 12h30 às 14h00.


A narrativa brasileira hipercontemporânea e a afirmação das identidades

14 Outubro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A aula-aberta “A narrativa brasileira hipercontemporânea e a afirmação das identidades” foi  lecionada pelo Professor Paulo Ricardo Kralik Angelini (PUCRS)


A proposta 'Pau-Brasil'

9 Outubro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O lúcido esforço de adaptação de um grupo recém-imaginado sob o signo do maquinismo: a Semana de Arte Moderna entendida como ensaio da vanguarda brasileira.

A reorientação do Modernismo: uma cultura e uma vanguarda especificamente brasileira. Análise da pintura “A negra”, de Tarsila do Amaral.

A mediação entre o primitivismo e a arte moderna: o "Manifesto Pau-Brasil". Análise de alguns excertos do manifesto de Oswald de Andrade.


A aula do dia 16 de outubro será substituída pela aula-aberta do Professor Pedro Duarte sobre a figura de Caetano Veloso e o disco Tropicália. A aula-aberta terá lugar na sala C138.B no dia 18 de outubro, das 12h30 às 14h00.

Bibliografia:

AA.VV. (2005): Seria uma rima, não seria uma solução: a poesia modernista. Antologia organizada e apresentada por Abel Barros Baptista e Osvaldo M. Silvestre (Lisboa: Cotovia).

HELENA, Lucia (1986): Modernismo brasileiro e vanguarda (São Paulo: Editora Ática).