Sumários
A experiência da modernidade na proposta concreta
11 Novembro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise do poema “Cidade-city-cité” de Augusto de Campos.
A diversidade de experiências dos poetas no domínio da poesia visual. A recusa da comunicação verbal: análise do ‘pocreto’ “Olho por olho” de Augusto de Campos. A crítica ao período da ditadura.
Bibliografia:
CALINESCU, Matei (2003): Five Faces of Modernity: Modernism, Avant-garde, Decadence, Kitsch, Postmodernism (Durham: Duke University).
SAMMER, Renata (2017): «Augusto de Campos: poesia de intervenção e metamorfose do signo» in Aletria, v. 27, n. 1, pp. 397-416. Disponível em:
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/viewFile/10846/10496
Pensar o Brasil moderno: a poesia concreta e a cidade
6 Novembro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A viabilidade e as possibilidades da poesia na nova paisagem tecnológica: a adopção de padrões não-verbais (do outdoor e do cartaz), da linguagem publicitária, da linguagem dos mass media e de modos de comunicação alicerçados em bases internacionais.
A procura da experiência ‘instantânea’ na comunicação e na receção da poesia. A tentativa de “eruditizar” a comunicação de massas e não de “massificar” a produção erudita da poesia concreta, de acordo com o Professor Paulo Franchetti.
Análise do poema “Cidade-city-cité” de Augusto de Campos.
A organização dinâmica do poema concreto.Bibliografia:
BARBOSA, João Alexandre (1990): A leitura do intervalo (São Paulo: Iluminuras). Disponível em:
FRANCHETTI, Paulo: «Poesia e técnica: poesia concreta». Disponível em:
Primeiro teste da disciplina Cultura Brasileira Contemporânea
4 Novembro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Primeiro teste da disciplina Cultura Brasileira Contemporânea
A influência do abstracionismo moderno na pintura concreta e neoconcreta brasileira
30 Outubro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Max Bill e a entrada do ideário plástico concreto na América Latina. A exposição do artista no Museu de Arte de São Paulo e a presença da delegação suíça na I Bienal de São Paulo.
A arte concreta: o movimento artístico mais dinâmico depois do Modernismo. Os princípios artísticos: a rigorosidade abstrata, as pesquisas de cor e ritmo, a postura profundamente intelectual.
O Grupo Ruptura. A exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo. O manifesto do Grupo Ruptura: a abertura para um novo caminho de debate nas artes plásticas no interior das próprias vertentes não-figurativas.
Os desdobramentos da arte concreta: a poesia concreta. Análise do poema visual "Beba Coca-Cola", de Décio Pignatari.
Primitivismo e vanguarda no Modernismo brasileiro: a pintura de Tarsila do Amaral
28 Outubro 2024, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A pintura antropofágica de Tarsila do Amaral. Análise da pintura "O Abaporu": a emancipação através da nomeação (a escolha no título de uma palavra de origem tupi), a evocação da especificidade nacional (através do oswaldiano “azul cabralino”, do sol, da vegetação e do indígena), a representação distorcida do antropófago e o simbolismo dos pés imensos (a representar a posse da terra), a representação das formas distorcidas e geometrizadas e a influência do cubismo e o uso subjetivo das cores e a influência do fauvismo de Matisse.
O primitivismo e o vanguardismo tropical em “O Abaporu” de Tarsila do Amaral. Análise dos significados da desproporção física do indígena: a cabeça minúscula do protagonista e a secundarização do papel da razão.
A proposta antropofágica na pintura: a reinvenção de uma personagem fundamental da arte ocidental de Rodin: “O pensador”. A revisão da posição reflexiva do homem europeu preocupado com o seu destino.
A produção surrealista posterior de Tarsila do Amaral.
Bibliografia:
AA. VV. (2000): Olhares modernistas: Brasil / brasis cousas notáveis e espantosas. Coordinação de Ana Maria Rodrigues (Lisboa: CNCDP).
HELENA, Lucia (1986): Modernismo brasileiro e vanguarda (São Paulo: Editora Ática).
ODILON, Marcus (2001): Antropofagia, existiu ou não? (João Pessoa: Sal da Terra [2ª ed]).