Sumários

A experiência da modernidade na proposta concreta

11 Novembro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Análise do poema “Cidade-city-cité” de Augusto de Campos.


http://paulofranchetti.blogspot.pt/search/label/poesia%20concreta%3B%20poesia%20e%20técnica%3B%20concretismo

A diversidade de experiências dos poetas no domínio da poesia visual. A recusa da comunicação verbal: análise do ‘pocreto’ “Olho por olho” de Augusto de Campos. A crítica ao período da ditadura.


Bibliografia:

CALINESCU, Matei (2003): Five Faces of Modernity: Modernism, Avant-garde, Decadence, Kitsch, Postmodernism (Durham: Duke University).

SAMMER, Renata (2017): «Augusto de Campos: poesia de intervenção e metamorfose do signo» in Aletria, v. 27, n. 1, pp. 397-416. Disponível em:

http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/viewFile/10846/10496


Pensar o Brasil moderno: a poesia concreta e a cidade

6 Novembro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A crise da harmonia entre o poeta, a palavra e o mundo na metrópole e a viabilidade do verso.

A viabilidade e as possibilidades da poesia na nova paisagem tecnológica: a adopção de padrões não-verbais (do outdoor e do cartaz), da linguagem publicitária, da linguagem dos mass media e de modos de comunicação alicerçados em bases internacionais.

A procura da experiência ‘instantânea’ na comunicação e na receção da poesia. A tentativa de “eruditizar” a comunicação de massas e não de “massificar” a produção erudita da poesia concreta, de acordo com o Professor Paulo Franchetti.

Análise do poema “Cidade-city-cité” de Augusto de Campos.

A organização dinâmica do poema concreto.

Bibliografia:

BARBOSA, João Alexandre (1990): A leitura do intervalo (São Paulo: Iluminuras). Disponível em:

https://books.google.pt/books?id=f_YtaGHUxhwC&pg=PA113&lpg=PA113&dq=joão+alexandre+barbosa+concretismo&source=bl&ots=n_wg4W7DlV&sig=LAM5Amk3C0oNf7MWa_FuNXohh2I&hl=es&sa=X&ved=0ahUKEwi4yNTT-MrZAhUMQBQKHQpGA0IQ6AEITzAG#v=onepage&q=joão%20alexandre%20barbosa%20concretismo&f=false

 

FRANCHETTI, Paulo: «Poesia e técnica: poesia concreta». Disponível em:

http://paulofranchetti.blogspot.pt/search/label/poesia%20concreta%3B%20poesia%20e%20técnica%3B%20concretismo


Primeiro teste da disciplina Cultura Brasileira Contemporânea

4 Novembro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Primeiro teste da disciplina Cultura Brasileira Contemporânea


A influência do abstracionismo moderno na pintura concreta e neoconcreta brasileira

30 Outubro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Max Bill e a entrada do ideário plástico concreto na América Latina. A exposição do artista no Museu de Arte de São Paulo e a presença da delegação suíça na I Bienal de São Paulo.

A arte concreta: o movimento artístico mais dinâmico depois do Modernismo. Os princípios artísticos: a rigorosidade abstrata, as pesquisas de cor e ritmo, a postura profundamente intelectual.

O Grupo Ruptura. A exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo. O manifesto do Grupo Ruptura: a abertura para um novo caminho de debate nas artes plásticas no interior das próprias vertentes não-figurativas.

Os desdobramentos da arte concreta: a poesia concreta. Análise do poema visual "Beba Coca-Cola", de Décio Pignatari.


Primitivismo e vanguarda no Modernismo brasileiro: a pintura de Tarsila do Amaral

28 Outubro 2024, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A pintura antropofágica de Tarsila do Amaral. Análise da pintura "O Abaporu": a emancipação através da nomeação (a escolha no título de uma palavra de origem tupi), a evocação da especificidade nacional (através do oswaldiano “azul cabralino”, do sol, da vegetação e do indígena), a representação distorcida do antropófago e o simbolismo dos pés imensos (a representar a posse da terra), a representação das formas distorcidas e geometrizadas e a influência do cubismo e o uso subjetivo das cores e a influência do fauvismo de Matisse.

O primitivismo e o vanguardismo tropical em “O Abaporu” de Tarsila do Amaral. Análise dos significados da desproporção física do indígena: a cabeça minúscula do protagonista e a secundarização do papel da razão.

A proposta antropofágica na pintura: a reinvenção de uma personagem fundamental da arte ocidental de Rodin: “O pensador”. A revisão da posição reflexiva do homem europeu preocupado com o seu destino.

A produção surrealista posterior de Tarsila do Amaral.


Bibliografia:

AA. VV. (2000): Olhares modernistas: Brasil / brasis cousas notáveis e espantosas. Coordinação de Ana Maria Rodrigues (Lisboa: CNCDP).

HELENA, Lucia (1986): Modernismo brasileiro e vanguarda (São Paulo: Editora Ática).

ODILON, Marcus (2001): Antropofagia, existiu ou não? (João Pessoa: Sal da Terra [2ª ed]).