Sumários

Balanço final da cadeira

19 Dezembro 2018, 10:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Conversa de balanço do semestre. A relação entre a dança e o espectador: discussão sobre possibilidades de recepção, formas de reconhecimento da dança contemporânea e definições (im)possíveis. 


Apresentações dos trabalhos individuais (cont.)

17 Dezembro 2018, 10:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Apresentações dos trabalhos individuais: reflexão crítica sobre um espectáculo de dança assistido ao vivo (perspectiva do espectador). Visualização do documentário No escuro do cinema descalço os sapatos, de Cláudia Varejão (2016), em torno da actividade criativa da Companhia Nacional de Bailado.


Apresentações dos trabalhos individuais (cont.)

12 Dezembro 2018, 10:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

 Apresentações dos trabalhos individuais: reflexão crítica sobre um espectáculo de dança assistido ao vivo (perspectiva do espectador).


Apresentações dos trabalhos individuais

10 Dezembro 2018, 10:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Apresentações dos trabalhos individuais: reflexão crítica sobre um espectáculo de dança assistido ao vivo (perspectiva do espectador).


Os anos 80 nos EUA: a geração dos media

5 Dezembro 2018, 10:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Principais transformações da prática de dança contemporânea nos anos 80 do mundo ocidental: aumento dos circuitos de distribuição artística (comércio da arte); maior enfoque no produto artístico (espectáculo); estreitamento da relação entre a criação artística e as causas sociais (dimensão política explícita). Introdução ao trabalho de Bill T. Jones: visualização e análise dos vídeos  Rotary Action (1985, Bill T. Jones & Arnie Zane) e  Breathing show (1999, Bill T. Jones). Formas "marginais" de dança contemporânea: o exemplo das Jam Sessions no Parque dos Continuadores em Maputo (2010).