Sumários
Protagonistas da Nova Dança Portuguesa: Francisco Camacho e Clara Andermatt
28 Novembro 2018, 10:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Introdução ao trabalho de Francisco Camacho e Clara Andermatt. Visionamento e análise de excertos de Nossa Senhora das Flores (Francisco Camacho, 1993); Blessed (Meg Stuart e Francisco Camacho, 2007) e Uma história da dúvida (Clara Andermatt, 1998).
Protagonistas da Nova Dança Portuguesa: Vera Mantero
26 Novembro 2018, 10:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Reflexão sobre o trabalho de Vera Mantero. Visionamento e análise de excertos de Corpos Decentes (documentário sobre a criação da Escola Superior de Dança, realizado por Vera Mantero em 2008); Talvez ela pudesse dançar primeiro e pensar depois (1991) e Até que deus é destruído pelo extremo exercício da beleza (2006).
Nova Dança Portuguesa e sua importância na prática das artes performativas em Portugal
21 Novembro 2018, 10:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Principais características e protagonistas da chamada Nova Dança Portuguesa, e sua importância no desenvolvimento das artes performativas nos anos 90. Introdução ao trabalho de Madalena Victorino, João Fiadeiro e Vera Mantero. Visionamento de excertos de Self(ish)-Portrait (João Fiadeiro, 1995); Vale (Madalena Victorino, 2009) e Uma misteriosa coisa, disse E.E. Cummings (Vera Mantero, 1996).
Nova Dança Europeia: vanguardas francesas e belgas
19 Novembro 2018, 10:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Continuação da análise às vanguardas europeias dos anos 70 e 80 e sua relação com a dança moderna e pós-modernista anteriores: maior descomprometimento ideológico; manutenção do carácter experimental e transdisciplinaridade artística; "regresso" aos palcos; desconstrução como via de afirmação de um vocabulário particular; o movimento repetitivo como recorrência estilística. Visionamento e análise de excertos videográficos de: Rosas danst rosas (1983) e The Song (2009), de Anne Teresa de Keersmaeker; What the body does not remember (1987), de Wim Vandekeybus. Introdução ao estudo da dança contemporânea portuguesa: herança sócio-cultural dos portugueses (a 'economia dos afectos do corpo', segundo José Gil); busca por novos processos de ‘intensificação sensorial’ (André Lepecki) nas artes performativas do pós-25 de Abril e o nascimento da Nova Dança Portuguesa (NDP) no final dos anos 80.