Sumários
Focos de transição estética: Merce Cunningham (cont.) e Anna Halprin
10 Outubro 2018, 10:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
As grandes rupturas estéticas levadas a cabo por Merce Cunningham segundo Sally Banes (Terpsichore in sneakers: post-modern dance, 1987). Introdução ao trabalho de Anna Halprin a partir dos anos 50 (Dancer's Workshops). Motivações artísticas e características estéticas: ruptura com a relação causa-efeito no trabalho sobre a corporalidade (kinesthetic sense); novo sentido de realismo (task oriented movements); introdução da improvisação como procedimento de investigação coreográfica. Visualização de excerto de documentário sobre o Parades and Changes, de Anna Halprin (1965).
Focos de transição estética: a autonomia do corpo dançante
8 Outubro 2018, 10:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Visualização de Beach Birds (1991), de Merce Cunningham e análise posterior: comparação com a estética dos seus predecessores históricos (especialmente Martha Graham). Introdução ao paradigma Cunninghamiano sobre a dança: autonomia do corpo dançante em relação à(s) técnica(s), enfoque na experiência estética (subjectividade), ruptura com a ligação sincrónica do movimento com a dança, nova percepção do espaço, interdisciplinaridade (ligação à Performance Art), des-hierarquização do papel dos bailarinos, recurso a procedimentos de indeterminação e acaso (parceria com John Cage), características de estilo coreográfico. Conversa sobre o impacto disruptivo de Merce Cunnigham na dança e sua importância para a discussão (contínua) em torno das possibilidades de reconfiguração do género artístico.
Dança Moderna nos E.U.A
3 Outubro 2018, 10:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
A consolidação da Dança Moderna nos Estados Unidos da América: as sementes lançadas por Ruth St. Denis e Loie Fuller e o processo de escolarização de Martha Graham. A dança na perspectiva de Martha Graham: historial, influências e principais características da sua prática. Visualização dos vídeos A Tribute to Martha Graham; excerto de Lamentation (Martha Graham, 1930); Ruth St. Denis in China/Asia (sem data) e Danse Serpentine, de Loie Fuller (filmada pelos irmãos Lumière, 1896).
Dança Expressionista Alemã (cont.)
1 Outubro 2018, 10:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Continuação da análise do documentário German Lineage in Modern Dance: exemplos da prática de Dore Hoyer e Hanya Holm. A relação entre a forma coreográfica e o conteúdo expressivo.
Dança Moderna: a teoria de notação de Rudolf Laban e a Dança Expressionista Alemã
26 Setembro 2018, 10:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Introdução à teoria de notação de Rudolf Laban: fundamentos teóricos, elementos constitutivos do movimento, influências práticas (importância na criação das várias formas de dança moderna). Visualização de vídeo - 8 Laban Elements, por Lisa Billingham. A dança Expressionista Alemã: o trabalho precursor de Mary Wigman - visualização de excerto de Hexentanz (1926) e documentário German Lineage in Modern Dance.