Sumários

O teatro-dança de Pina Bausch (cont.) 

14 Novembro 2018, 10:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Continuação da análise sobre a prática coreográfica de Pina Bausch: gesto da queda; movimentos repetitivos; playground coreográfico; relação da dimensão narrativa/simbólica com a corporal/sensorial; estratégias de presentificação; processo criativo (consideração do/a bailarino/a enquanto criador(a)). Visualização do documentário de Fernando Lopes (2008) Lissabon Wuppertal Lisboa. Introdução à Nouvelle Danse Francesa e Belga: enquadramento histórico; características principais (descomprometimento ideológico, transdisciplinaridade, investigação sobre o movimento, novos vocabulários). O trabalho de Anne Teresa de Keersmaeker (ATK). Visionamento e análise de um excerto de Fase (1982), de ATK.


O teatro-dança de Pina Bausch 

12 Novembro 2018, 10:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Introdução ao Tanztheater de Pina Bausch: influências expressionistas; enquadramento histórico; Wuppertall Opera Ballet; recorrências estilísticas (temas, formas coreográficas, corporalidade); colaborações artísticas (importância do cenário e figurinos). Visualização de excerto de Green Table (1932), de Kurt Jooss e de excertos da Sagração da Primavera (1975), Café Muller (1978) e Vollmond (2006), de Pina Bausch.


Influências intercontinentais: o Butô

7 Novembro 2018, 10:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Origens e princípios fundamentais da arte do Butô no Japão: contexto histórico (reacção à influência cultural americana do pós-guerra); procura de uma identidade ancestral (influência do teatro Nô); influências estéticas da dança expressionista alemã (em particular de Mary Wigman); motivações temáticas (busca pelo corpo "universal", entre o nascimento e a morte); características estéticas (materialidade dos corpos); fundadores e protagonistas principais. Visionamento de vídeos: parte 1 de Dance of Darkness: a documentary on Butoh; excerto de The masseur (Tatsumi Hijikata, 1963); excerto de Battersea (Jankai Suku). 


Protagonistas da dança pós-moderna: Steve Paxton (cont.)

5 Novembro 2018, 10:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Seguimento da análise ao trabalho de Steve Paxton: a técnica do Contact Improvisation (repercussões estéticas e éticas; influências no mundo da dança contemporânea). Realização do exercício "cabeça a cabeça" (introdutório à prática de Steve Paxton). Visualização e análise dos vídeos: Contact Improvisation (Steve Paxton, 1972) e Solo dance performance at CI25 (Steve Paxton, 1997). Marcação do 2º teste escrito: 3 de Dezembro de 2019.


Protagonistas da dança pós-moderna: Lucinda Childs e Simone Forti

31 Outubro 2018, 10:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Visualização e análise do filme de Babette Mangolte sobre o Calico Mingling, de Lucinda Childs (1973). O estilo coreográfico da artista e as suas colaborações com artistas de outros géneros artísticos. Introdução ao trabalho de Simone Forti: ligação à performance; influência da sua prática no Judson Dance Theatre; o enfoque no processo criativo por oposição a uma dança de resultados. Visualização de vídeos: Dance Constructions (1961) e Huddle (1961, Performance on the High Line). Introdução ao trabalho de Steve Paxton: realização de exercícios práticos a partir do conceito de Small Dance.